Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

L.O.C.A é uma comédia que assume riscos para defender o empoderamento feminino

Projeto produzido por Carolina Jabor e dirigido por Claudia Jouvin é protagonizado por Mariana Ximenes, Debora Lamm e Roberta Rodrigues

Gostou? Compartilhe!

Existe uma linha muito tênue – muito mesmo – quando se escolhe tratar com comédia assuntos urgentes e importantes para a sociedade. Há sempre um risco nessa empreitada. L.O.C.A, Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor, filme dirigido por Claudia Jouvin, assume isso e escolhe carregar nas tintas. Bem literalmente! O filme estreia no dia 15 de agosto, direto no streaming do Telecine.

A trama gira em torno das mulheres que amam demais Manoela (Mariana Ximenes), Elena (Debora Lamm)  e Rebeca (Roberta Rodrigues). A direção de arte assinada por Kiti Duarte usa e abusa principalmente do amarelo e do vermelho. É pelo exagero delas que se pretende passar uma mensagem de empoderamento feminino e fazer uma crítica aos relacionamentos abusivos. 

As protagonistas de Loca SerendipityInc
As protagonistas de Loca SerendipityInc

É claro que esse termômetro será muito pessoal. Para o meu gosto, passou um pouco do ponto. Sendo assim, apesar da clara nobre missão de enfrentar o machismo estrutural, em muitos momentos o longa reforça a imagem da mulher histérica, comumente chamada de louca.

Conversa

Para a produtora Carolina Jabor, L.O.C.A é um filme sobre mulheres fortes e que explodem. “Não aguentam mais relacionamentos abusivos e tomam providências que, às vezes, extrapolam a razão”, justifica. Segundo a diretora Claudia Jouvin, o longa é uma oportunidade de desfazer o mal que as comédias românticas fizeram com as mulheres. Ela se refere à idealização dos relacionamentos amorosos.

Sendo assim, a diretora, que também é a roteirista, criou três protagonistas que não deixam nada barato. “Nenhuma história de amor é perfeita. Sempre tem altos e baixos. No caso do nosso filme, mais baixos do que altos. A gente fala dessas vinganças e dessas mulheres reagindo a essas situações”, explica a diretora.

Debora Lamm, intérprete de Elena, ressalta que a comédia tem uma função social e política muito forte. “Normalmente vem disfarçada de despretensão. Pega o espectador desprevenido. A comédia é uma das nossas ferramentas de revolução. É uma arte muito requintada”. 

Entretenimento e provocação

Intérprete da jornalista Manoela, Mariana Ximenes diz que o longa apresenta uma ressignificação do termo L.O.C.A. “Agora é a gente reagindo às pessoas que querem nos calar. Vamos reagir. No caso do filme, há vingança. Nós mulheres não precisamos extrapolar, mas podemos colocar nossas opiniões de forma firme”. 

Na trama de L.O.C.A, a personagem de Ximenes, vive um conflito no relacionamento e as pressões sociais para manter um par romântico. Em meio a isso, descobre um grupo de terapia com mulheres que vivem situações parecidas. 

O roteiro apresenta cada personagem de maneira separada, assim como a forma como cada uma lida com os relacionamentos. Na metade final, o trio se junta para as vinganças. 

Há, claro, muito exagero nessas cenas. 

Como Debora Lamm ressalta, o termo ‘relação abusiva’ foi popularizado há pouco tempo. “As pessoas viviam esse tipo de situação mas não tinham nome. Por causa de todo esse debate por força do feminismo atual, as pessoas começam a se perguntar ‘onde está o nosso limite?'”. 

A diretora e roteirista Claudia Jouvin sempre soube que a linha em que estava transitando é realmente muito tênue. Sendo assim, teve a preocupação de não generalizar. “O filme tem o cuidado de trazer vários tipos de pessoas”. Fabio Assunção, Luis Miranda, Erico Brás estão no elenco masculino.

Monocromático

A aposta em tons monocromáticos e até mesmo exagerados na direção de arte e figurino tem a ver com a escolha por um certo tom que sai do realismo. A interpretação também segue o mesmo caminho. Ou seja, há um planejamento minucioso de cada elemento que compõe o filme. 

O objetivo é acentuar tudo para fazer com que a mensagem chegue clara. Em resumo: mulheres, sejam protagonistas.

Roberta Rodrigues em Loca SerendipityInc
Roberta Rodrigues em Loca SerendipityInc

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]