Um dos mais famosos restaurantes de culinária japonesa, Kanpai em BH inaugurou opção que contempla várias etapas e traz panorama do cardápio.
Por Aline Gonçalves | Colunista de Gastronomia
Ao completar cinco anos de funcionamento de porta aberta e sete como bufê, o Kanpai, no Cruzeiro, apresenta uma novidade aos clientes de Belo Horizonte. Desde o fim de outubro, a casa serve um menu-degustação em quatro tempos e com 24 peças, pelo valor de R$ 110 por pessoa. Esse tipo de cardápio é bastante interessante porque, ao contemplar parte do menu fixo, encoraja o público a experimentar diferentes opções da culinária japonesa e de peças autorais, se arriscando para além do salmão, ainda absoluto na preferência.
Veja como funciona o menu-degustação no Kanpai:
A primeira etapa do menu-degustação traz seis peças quentes, entre tradicionais e uma autoral. São servidos dois gyoza, o clássico “pastelzinho” no vapor recheado com lombo, alho e acelga e molho à base de shoyu e gengibre; dois harumaki, o rolinho primavera, aqui na versão com carne suína e servido com molho agridoce; e dois bolinhos fritos e empanados, recheados com salmão.
Na sequência, são servidos seis diferentes sushis clássicos (um de cada): de salmão, peixe branco, maguro (atum fresco), camarão, tako (polvo, vindo da Espanha) e skin (pele de salmão grelhada).
A terceira etapa traz três diferentes tipos de maki, aquele roll de arroz japonês e alga. São dois de salmão grelhado, dois de atum fresco, e dois de salmão fresco com cream cheese e cebolinha (Philadelphia).
A quarta e última fase do menu é a mais interessante – portanto, se você acha que vai precisar pular alguma, não faça isso com ela. É nesta fase que estão as peças autorais mais criativas da casa. São seis unidades, uma de cada: shiromi Kanpai, um sashimi de peixe branco fresco ao crispy de alho-poró, gengibre, azeite e lemon pepper; atum levemente maçaricado com gergelim; acelga especial, um envolto de acelga em tartar de salmão grelhado, molho teriyaki e finalizado com doritos; gunkan de tartar de salmão com cebolinha; sake marinado, um sashimi de salmão ao suco de limão, laranja, azeite e redução balsâmica, e um gunkan de atum fresco com alcaparra.
Futuro
O sócio Lucas Oliveira explica que o modelo acima ainda está em avaliação, mas que a ideia é trazer um pouco de cada parte do cardápio da casa, aproveitando para um recomeço de atração a novos clientes, após a fase aguda da pandemia. Quem assina o cardápio é o chef Adair Silva, que junto de Guilherme Xavier completa o trio que comanda o restaurante.
Lucas projeta novidades para o início de 2023. “Vamos ter uma casa de culinária oriental, em breve, no Lourdes. Claro que o japonês terá muito espaço, mas queremos investir em outras coisas, como a culinária sul-coreana”, antecipa ele.
Bebidas
A quem ficou curioso pelo significado, Kanpai é uma saudação japonesa para a hora do brinde. Traduzindo, significa “secar o copo”. Uma vez no Kanpai, é impossível não experimentar alguns dos drinks, aliás, que já consagraram a casa como a melhor de Belo Horizonte nesta categoria. Destaque para os feitos com uísque, como Onegai, que mistura Jack Daniel’s, vinho cabernet sauvignon e espuma de gengibre. Outra opção é o Strawberry Vanilla, vodca, refrigerante artesanal de baunilha, xarope de morango e espuma de baunilha.
A colunista esteve no local a convite. Menu consultado em outubro de 2022 e sujeito a alterações
Instagram: @kanpaibh
Kanpai (Rua Pium-Í, 1122 – Cruzeiro, Belo Horizonte – MG, 30310-080)
Seg a Qui: 18h às 23h
Sex: 18h às 00h30
Sáb: 12h às 16h | 18h às 00h30
Dom: 12h às 16h | 18h às 23h
Pet friendly