Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

José Eduardo Agualusa analisa obra de Eça de Queiroz no Letra em Cena on-line

O escritor português é tema da próxima edição do Letra em Cena que ocorre em 17 de agosto, às 20h

Na próxima terça-feira, dia 17 de agosto, às 20h, o público tem um encontro marcado com a literatura de Eça de Queiroz no Letra em Cena on-line. Quem fala sobre a obra do escritor português do século XIX é o conterrâneo da contemporaneidade José Eduardo Agualusa. Além disso, quem conduz a conversa é o curador literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, José Eduardo Gonçalves.

Só para exemplificar a importância de Eça de Queiroz, ele foi o único romancista português a conquistar fama internacional na sua época e é autor de obras como O primo Basílio, O mandarim e Os Maias, que virou série na TV Globo em 2001. De acordo com Agualusa, Queiroz contradizia a moral conservadora, atacava a igreja e também estava muito atento à literatura francesa, assim como os seus contemporâneos. 

Carreira literária

A vida de Eça de Queiroz na literatura começou em 1867 publicando os folhetins Notas Marginais do jornal Gazeta de Portugal. Os textos, inclusive, foram reunidos no livro Prosas bárbaras, lançado após sua morte. Além disso, a narrativa do autor trata principalmente do cotidiano, com um pouco de humor, ironia e crítica social. Tanto é que na época dos lançamentos os livros incomodavam a elite portuguesa e até hoje causam desconforto. 

eça de queiroz
O autor Eça de Queiroz. Foto em Domínio Público

Ademais, vale destacar, ainda, que ele foi um dos responsáveis pela introdução do Realismo, movimento estético que quebrou os padrões do romantismo presentes até a segunda metade do século XIX. Você pode ler mais sobre o assunto aqui, em um post que contamos os principais pontos da carreira do autor.  

[O QUE] Letra em Cena on-line. Como ler Eça de Queiroz [QUANDO] 17 de agosto, 20h [ONDE] YouTube do Minas Tênis Clube.

Eça de Queiroz
José Eduardo Agualusa. Foto: Bruno Veiga / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!