fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Fotógrafo João Marcos Rosa lança livro feito durante o isolamento social

"Diário de um Outono Particular", da editora Vento Leste, traz fotografias, textos e desenhos que refletem em uma família de três pessoas

Por Thiago Fonseca *

12/08/2020 às 19:08 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
João Marcos Rosa - Foto: Leo Drumond / Divulgação

Registros fotográficos feitos por João Marcos Rosa ao lado do filho e da esposa, durante 92 dias de isolamento, foram parar em livro íntimo e reflexivo. Diário de um Outono Particular, da editora Vento Leste, traz uma seleção de quase 100 fotografias, textos e desenhos. Juntos, revelam a vivência de uma família com a natureza em volta de casa e o tempo em novo ritmo.

O projeto é o quinto livro autoral de João Marcos. Ele, que é fotógrafo de natureza, há mais de 20 anos viaja pelo mundo para fotografar a vida selvagem. Ainda é colaborador da National Geographic Brasil desde 2004.

Descobertas no quintal de casa

“Desta vez, por conta da loucura que estamos vivendo, decidi retratar um pouco do que estava no meu quintal. Do que eu vivo com a minha família na região de Macacos (distrito de Nova Lima – MG). Dessa forma, foi muito importante fazer um reconhecimento e uma reconexão com a minha casa. Uma experiência bem particular”, conta João Marcos. O fotógrafo participou do Show da Tarde, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 13h, no Instagram do Culturadoria.

Foi a inquietude do filho, Benjamin, de 6 anos, que fez com que o fotógrafo começasse a olhar para a natureza em torno da casa. “Ele que me conduziu de volta para esse ‘mato’, vamos dizer assim. Começamos a explorar o nosso quintal. Eram descobertas ao lado de uma criança”, conta.

Os registros fotográficos, como, por exemplo, de um menino com a borboleta pousada em seu nariz, de um beija-flor no ar, de flores e bichos dos mais variados sendo descobertos pelo menino e pelo pai foram parar no Instagram. O que chamou a atenção da Vento Leste, editora de São Paulo, que resolveu transformar tudo em um livro.

João Marcos Rosa e o filho Benjamin – Autorretrato / Divulgação

O livro

Diário de um Outono Particular conta a história desses dias em depoimentos que acompanham as quase 100 imagens. “Fiquei surpreso, mas feliz, porque era uma forma de transformar a experiência em uma narrativa mais completa. Foi muito bonito pra mim poder produzir isso aqui em casa”, revela João Marcos.

A família inteira participou. Sendo assim, Benjamim contribuiu com desenhos; a esposa, a jornalista Ana Paula Carvalhais, com os textos. O resultado final foi um formato em diário, um livro pequeno no tamanho, mas cheio de significados. A narrativa foi construída com as cores do verão e dividida em capítulos.

photo

Museu dos Meninos conta histórias de jovens do Complexo do Alemão

Vídeos com relatos de jovens homens negros, moradores do Complexo do Alemão (RJ), que compõem o acervo do Museu dos Meninos, poderão ser conferidos em visitas guiadas em agosto e setembro. A iniciativa, denominada Arqueologias do Futuro, realizada via ZOOM, convida pensadores e artistas para liderar grupos todas às quartas-feiras, sempre às 15h. Nomes como […]

LEIA MAIS
photo

Conheça Eça de Queiroz, autor português que mudou a história da literatura

Ao lado de Machado de Assis, Eça de Queiroz é considerado o maior escritor em língua portuguesa do século XIX. O reconhecimento veio pela originalidade e pelas características do Realismo, um movimento estético que, na literatura, tem como um dos principais traços narrativos representar a realidade da forma mais fidedigna possível. Dessa forma, Eça de […]

LEIA MAIS
photo

Conheça os bastidores do Clube da Esquina no livro ‘Coração Americano’

A mudança de Milton Nascimento para Belo Horizonte, o encontro entre ele o cantor e Lô Borges, a criação e bastidores do álbum Clube da Esquina, ganharam, na mão de Andréa Estanislau, um livro repaginado. Lançado em 2008, Coração Americano, chega no inverno de 2020 com novos textos, histórias e fotografias. “É a segunda edição […]

LEIA MAIS