Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Fotógrafo João Marcos Rosa lança livro feito durante o isolamento social

“Diário de um Outono Particular”, da editora Vento Leste, traz fotografias, textos e desenhos que refletem em uma família de três pessoas

Gostou? Compartilhe!

Registros fotográficos feitos por João Marcos Rosa ao lado do filho e da esposa, durante 92 dias de isolamento, foram parar em livro íntimo e reflexivo. Diário de um Outono Particular, da editora Vento Leste, traz uma seleção de quase 100 fotografias, textos e desenhos. Juntos, revelam a vivência de uma família com a natureza em volta de casa e o tempo em novo ritmo.

O projeto é o quinto livro autoral de João Marcos. Ele, que é fotógrafo de natureza, há mais de 20 anos viaja pelo mundo para fotografar a vida selvagem. Ainda é colaborador da National Geographic Brasil desde 2004.

Descobertas no quintal de casa

“Desta vez, por conta da loucura que estamos vivendo, decidi retratar um pouco do que estava no meu quintal. Do que eu vivo com a minha família na região de Macacos (distrito de Nova Lima – MG). Dessa forma, foi muito importante fazer um reconhecimento e uma reconexão com a minha casa. Uma experiência bem particular”, conta João Marcos. O fotógrafo participou do Show da Tarde, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 13h, no Instagram do Culturadoria.

joão marcos rosa
João Marcos Rosa - Foto: Leo Drumond / Divulgação

Foi a inquietude do filho, Benjamin, de 6 anos, que fez com que o fotógrafo começasse a olhar para a natureza em torno da casa. “Ele que me conduziu de volta para esse ‘mato’, vamos dizer assim. Começamos a explorar o nosso quintal. Eram descobertas ao lado de uma criança”, conta.

Os registros fotográficos, como, por exemplo, de um menino com a borboleta pousada em seu nariz, de um beija-flor no ar, de flores e bichos dos mais variados sendo descobertos pelo menino e pelo pai foram parar no Instagram. O que chamou a atenção da Vento Leste, editora de São Paulo, que resolveu transformar tudo em um livro.

João Marcos Rosa e o filho Benjamin – Autorretrato / Divulgação

O livro

Diário de um Outono Particular conta a história desses dias em depoimentos que acompanham as quase 100 imagens. “Fiquei surpreso, mas feliz, porque era uma forma de transformar a experiência em uma narrativa mais completa. Foi muito bonito pra mim poder produzir isso aqui em casa”, revela João Marcos.

A família inteira participou. Sendo assim, Benjamim contribuiu com desenhos; a esposa, a jornalista Ana Paula Carvalhais, com os textos. O resultado final foi um formato em diário, um livro pequeno no tamanho, mas cheio de significados. A narrativa foi construída com as cores do verão e dividida em capítulos.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]