Foi de um encontro informal com amigos dentro de casa que o Janela de Dramaturgia surgiu em 2012. O projeto chega a mais uma edição com o objetivo de fomentar, valorizar, divulgar e incentivar a nova dramaturgia brasileira. Assim, o que antes era um encontro intimista entre chegados de Vinicius Souza e Sara Pinheiro, hoje abre portas para dramaturgos de todo o país e até do mundo. Dessa forma, até dezembro, uma vez por mês, o evento ocupará o Centro Cultural Banco do Brasil e apresentará ao público a leitura dramatizada de 10 obras inéditas.
Além das leituras a programação ainda conta com oficinas, debates, mesas-redondas, produção de críticas e tradução de textos estrangeiros. “Nossa proposta é criar um espaço para os autores experimentarem, mostrarem seus trabalhos e para que o público tenha acesso a um outro tipo de arte. O Janela de Dramaturgia ainda surgiu como uma possibilidade dos autores mostrarem seus textos e que possam virar montagens, como por exemplo, o Vaga Carne”, explica Vinicius Souza coordenador do projeto.
Diversidade textual
Nesta edição mais de 250 autores se inscreveram no projeto. O trabalho de seleção durou dois meses. Os curadores priorizaram textos que de alguma maneira tinham potência e se diferenciavam dos demais. Por fim, pluralidade de assuntos e formas também pesaram na escolha. Vinicius destaca que não se trata de um concurso. Dessa maneira, foram escolhidos 10 textos de 11 autores. Cinco das obras são mineiras e cinco de outras quatro regiões do país.
Juntas compõem um quadro de grande diversidade formal, estética e temática. Desse modo, variam do drama ao performativo, da conversa ao solilóquio, do fragmento à narrativa contínua, da fala impulsiva à pausa silenciosa, dos encontros amorosos aos departamentos trabalhistas, das narrativas de guerra aos mitos indígenas. A cada encontro será realizada a leitura de 2 textos: um assinado por um autor mineiro e outro por um dramaturgo de fora.
Esta é a terceira vez que o mineiro Anderson Feliciano participa do Janela de Dramaturgia. Em 2018 trará ao projeto ‘Pequeno Tratado Amoroso’. O texto foi escrito em Buenos Aires durante mestrado em dramaturgia. “A obra é composta por 11 exercícios estéticos que trabalham experiencias pessoais. Em resumo: uma maneira de falar das várias formas e possibilidades do amor. Participar do projeto é poder compartilhar com outras pessoas algo que é íntimo do artista e ainda promover o encontro”, afirma Anderson.
[culturadoriaads]
Programação
As leituras dos textos serão feitas por atores de grupos de teatro de Belo Horizonte. Após as leituras dos textos, serão realizados bate-papos com os autores e um debatedor convidado. A edição desse ano conta ainda com a participação de mais de quinze críticos, pesquisadores e artistas. Em suma, eles produzirão textos, provocarão e aprofundarão os debates acerca das dramaturgias apresentadas. A programação da Janela de Dramaturgia prevê, também, a realização de uma oficina gratuita e aberta ao público. ‘Estrangeiro na sua própria língua’ será ministrada de 24 a 26 de agosto, das 14 às 17 horas, no CCBB-BH. A oficina será ministrada pela dramaturga argentina Romina Paula.
Ela é uma das novidades desta edição. Além da oficina trará ao evento a palestra ‘Estar/pensar/fazer’, no dia 22 de agosto, às 20h30, na abertura do projeto. A data ainda contará com a roda de conversa ‘Como você Faz? Processos e vozes contemporâneas na dramaturgia’, com as dramaturgas Ave Terrena, Janaína Leite e Maria Shu, às 19h. Esta é a primeira vez que o evento ocupa o CCBB. Nos seus quatro primeiros anos o Janela de Dramaturgia ocupou o Teatro Espanca!. Foi lá que nasceu. Ano passado foi a vez de ganhar maiores proporções e foi para o Sesc Palladium.
“O projeto ao longo de seis anos abriu um novo campo para o espectador de leitura como um evento. Isso é um lugar que atrai o público. Vir para o CCBB neste ano é ver que o projeto toma maiores proporções e atrai outros públicos. Seja como for, o que antes era mais intimista e informal, hoje se torna maior e de referência”, pontua Vinicius. A programação completa do evento você confere clicando aqui.
[O QUE] Janela de Dramaturgia [QUANDO] De agosto a dezembro [ONDE] CCBB – Praça da Liberdade, 450, Funcionários – BH [QUANTO] Gratuito
[culturadoriaads]