Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Livraria da Rua inaugura “Vertigem do Espaço”, mostra de Jane Reis

Gostou? Compartilhe!

A fotógrafa Jane Reis selecionou 14 imagens para a exposição, que será aberta neste sábado, dia 9 de março, às 11 horas

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Neste sábado, 9 de março, às 11h, a fotógrafa Jane Reis abre a exposição “Vertigem do Espaço”, na Livraria da Rua, na Savassi. A mostra contempla um conjunto de 14 fotos. A curadoria da iniciativa é assinada por José Paulo Agrello. Perguntada sobre as fotos que compõem a exposição, Jane diz que são fruto de um projeto que vem desenvolvendo ao longo dos últimos três ou quatro anos. “Um trabalho no qual fotografo meu espaço, meu lugar, onde vivo – e, do mesmo modo, às vezes fora daqui também. Neste sentido, sempre buscando imagens geométricas e abstratas, que me encantam”.

Uma das imagens captadas por Jane Reis e que integra a mostra na Livraria da Rua (Jane Reis/Salamandra Comunicação/Divulgação)
Uma das imagens captadas por Jane Reis e que integra a mostra na Livraria da Rua (Jane Reis/Salamandra Comunicação/Divulgação)

Assim, a fotógrafa busca formas, linhas, transparências, assim como luzes, nas estruturas arquiteturas. “Que, desse modo, interagem, transformando-se em uma nova imagem, subvertendo o real”, complementa. Perguntada sobre o critério para a seleção das fotos que compõem a exposição, ela diz que foi mesmo o resultado que a busca que empreendeu lhe trouxe. “Só finalizo quando sinto que o trabalho me representa, em sua linguagem, em aspectos como a estética, a beleza e a harmonia, entre outros”.

Composições

No cômputo geral, Jane diz querer passar é o inesperado, o inusitado. “A beleza do meu espaço, uma vez que os reflexos são a interação entre ambientes internos e externos, compondo com vidros, cores, céu, nuvens”, situa. Em tempo: mesmo com a exposição em curso, Jane Reis segue empenhada em captar, por meio de suas lentes, detalhes arquitetônicos em composição com os elementos por ela já citados. “Sim, a todo momento estou visualizando formas, luzes, composições, no meu caminho”. (abaixo, outro clique da fotógrafa)

Mas ela frisa que isso não quer dizer que está sempre com uma câmera na mão. Ao mesmo tempo, ela lembra que no caso de algumas captações de imagem, é possível, sim, planejar. “Mas vale dizer que uma foto nunca será igual a outra, pela variação de diversos fatores, tanto do ambiente quanto do fotógrafo. Assim, às vezes podem ocorrer grandes surpresas, ou também decepções, como quando não consigo obter um resultado que me represente”.

Lugares

Vale dizer, ainda, que ela não se limita a fotografar apenas a cidade na qual vive, Belo Horizonte. “Do mesmo modo, qualquer lugar que me estimule. Ouro Preto, Cocais e Ipoema, Pirapora, Londres, Nova York, Lisboa. Até dentro de casa consigo construir imagens compondo elementos geométricos e abstratos”, conta Jane.

Sobre a fotógrafa

Conquanto tenha tido formação acadêmica em Medicina, profissão à qual se dedicou até se aposentar, Jane Reis sempre teve uma relação estreita com a arte e com a cultura. No entanto, foi a fotografia que definitivamente a cooptou. Desse modo, com o tempo, a relação com a imagem, que começou instintivamente, se potencializou cada vez mais. Daí, procurou aprimoramento em cursos e mentorias.

Assim, o fotojornalista Wilson Avelar acabou dando aulas a ela, a partir de 2011, e por cerca de três anos.
Jane conta que Avelar a incentivou a investir na área, mas com a observação de que deveria se instrumentalizar com mais técnica, mentorias e equipamentos. “Desse modo, comecei a pesquisar, a praticar e a ler muito sobre o assunto”, conta.

A fotógrafa Jane Reis, que expõe na Livraria da Rua (Foto: Acervo Pessoal/Salamandra Comunicação/Divulgação)
A fotógrafa Jane Reis, que expõe na Livraria da Rua (Foto: Acervo Pessoal/Salamandra Comunicação/Divulgação)

Em 2018, Jane foi selecionada em um concurso de fotografia, lançado em comemoração aos cinco anos da reforma do Cine Theatro Brasil Vallourec. Na sequência, vieram vários cursos de aprofundamento de técnicas fotográficas e as mentorias com nomes como Filipe Chaves, Roberto Cecato (fundador da Fotoweb Academy), Katarzyna Chiluta (que, além de fotógrafa, é professora de arte) eThales Trigo, professor de fotografia)

Serviço

Exposição Vertigem do Espaço – Fotos de Jane Reis

Abertura – Neste sábado, dia 9 de março, às 11h. Até 15 de abril, no horário de funcionamento do espaço.

Onde. Livraria da Rua (Rua Antônio Albuquerque, 913, Funcionários)

Acesso gratuito

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]