Evento abre debate sobre construção do plano de salvaguarda para cozinha mineira
Nos dias 24 e 25 de outubro, o Instituto Periférico promove o Café com prosa, um encontro para quem é apaixonado pela culinária mineira e seu papel na identidade do estado. O evento será no auditório da UNA – Campus Aimorés, em Belo Horizonte. As inscrições já estão abertas no site www.cozinhamineirapatrimonio.com.br.
No primeiro dia do evento, haverá a apresentação do dossiê elaborado pelo Instituto Periférico em cooperação com o Iepha, juntamente com o plano de salvaguarda que faz parte do documento. Esse será um momento de análise, contribuições e construção coletiva, visando a proteção dos saberes, técnicas, tradições e outros elementos que compõem a cozinha mineira como patrimônio cultural imaterial do estado.
Atividades
A programação também inclui painéis sobre turismo de experiência, empreendedorismo ligado à culinária mineira e um relato sobre a culinária afro-brasileira. No segundo dia, as atividades abordarão o apoio à cadeia da cozinha mineira, a importância dos festivais para sua preservação e promoção, além de discutir as possibilidades do turismo de base comunitária.
Um destaque especial será a aula-show com a chef Rosilene Campolina, explorando a evolução da “Cozinha mineira – da tradição à inovação”. O evento também terá uma degustação de azeites mineiros e uma confraternização entre os participantes.
Programação
24/10 – Terça-feira
Credenciamento a partir das 8h30
Boas-vindas e apresentação do evento
Painéis sobre a Cozinha Mineira como Patrimônio
Discussões sobre a salvaguarda, turismo de experiência, empreendedorismo e culinária afro-brasileira
Encerramento e confraternização
25/10 – Quarta-feira
Painéis sobre apoio cultural, festivais, e turismo de base comunitária
Aula-show com degustação sobre a evolução da “Cozinha mineira”
Capacitação e orientação técnica
Encerramento no auditório às 15h30