Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

#InspiraSongs cria música sob encomenda a partir de experiências pessoas dos clientes

Iniciativa idealizada pelo cantor compositor Lucas Avelar nasceu no início da pandemia e já rendeu mais de 180 músicas
#InspiraSongs
Foto: Marcos Bellusci / Divulgação

Do hobby de presentear amigos e familiares com músicas, o cantor e compositor mineiro Lucas Avelar desenvolveu o #InspiraSongs, negócio que já estava nos planos há tempos, mas foi acelerado por causa da pandemia. O objetivo é criar canções sob encomenda a partir de experiências pessoais de cada um dos clientes.

“Eu sempre ganhei dinheiro fazendo shows, com meus discos, tocando em casamentos… e esse projeto já estava na minha cabeça nos últimos anos. Com a pandemia, pensei que, finalmente, tinha chegado a hora de tornar isso um produto”, explica Lucas Avelar. 

Dessa forma, em maio de 2020, próximo ao Dia das Mães, anunciou o serviço nas redes sociais e foi sucesso. Recebeu 31 encomendas para fazer em sete dias. O mesmo ocorreu em datas seguintes, como dia dos namorados, dos pais, além dos demais pedidos. 

Como funciona

Funciona assim, se você quer presentear qualquer pessoa, como mãe, pai, avós, namorada, amigos, ou até você mesmo, basta entrar em contato com Lucas nas redes sociais (@inspira_songs no Instagram). Em seguida, preencher um formulário com algumas informações sobre a pessoa: características, nome, apelidos, lembranças e por aí vai. “O que eu peço é para a pessoa descrever com o máximo de emoção possível e depois enviar, no máximo, 25 fotos”, explica Avelar.

Feito isso, o artista mergulha na história para encontrar a harmonia perfeita que combine com o presenteado. “É como se a música já existisse e eu só executasse”, descreve. Desde o início do isolamento social já são 180 músicas entregues. 

Curiosidades

O valor da música criada no #InspiraSongs é de, no mínimo, R$ 697 e ela vai acompanhada de um vídeo com montagem das fotos enviadas. Quando perguntado sobre os pedidos curiosos que recebeu, Lucas Avelar conta a história de uma brasileira que passou 40 anos na Itália trabalhando como babá.

Dessa forma, na volta para o Brasil, pediu uma música para celebrar o encerramento do ciclo. A canção conta com mais instrumentos além da voz e violão, que é a base, legenda em italiano para os amigos que ficaram lá e com participação da irmã no vocal. Confira a seguir.

 

Em resumo, apesar do cenário incerto para a cultura em geral, Lucas Avelar encontrou no #InspiraSongs uma forma de continuar trabalhando com o que ama e gerar renda. Além disso, ainda acredita que a arte associada à criatividade personalizada é um bom caminho para o futuro. 

O artista

Lucas Avelar é cantor e compositor independente há mais de 20 anos. Ademais, tem quatro discos lançados que você pode ouvir no YouTube e nas plataformas de Streaming. Ouça no Spotify.

#InspiraSongs
Foto: Disa Barcelos / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!