Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Insensata Cia de Teatro realiza 2ª edição do FeNAPI – Arte entre Infâncias de 18 a 27 de junho

Evento ocorre pela primeira vez no formato online e reúne nove criações artísticas de quatro estados brasileiros
FeNAPI – Arte entre Infâncias
A Menina com Um Buraco na Mão. Crédito: Alice Cruz e Sergio Kauffmann / Divulgação

De 18 a 27 de junho, ocorre a 2ª edição do FeNAPI – Arte entre Infâncias. Promovido pela Insensata Cia de Teatro, o evento é realizado pela primeira vez em formato virtual. Além disso, tem novidade! Não só teatro, dança, circo e performance, mas o público vai poder conferir apresentações de artes visuais e música. Ao todo, nove criações artísticas estão na programação. Elas vêm de quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. 

A programação também conta com três oficinas, o seminário Teatro para Crianças: Problemáticas e Solúcio-Lunáticas, ministrado pelo ator, bonequeiro, contador de histórias e premiado autor de livros para crianças, Henrique Stchin, e o bate-papo O Quintal de Infâncias. Trata-se de uma conversa entre especialistas de diversas linguagens, artistas e público. 

Toda a programação é ao vivo e gratuita, no canal do YouTube da Insensata Cia de Teatro. 

Infâncias

O fato de o título do festival estar no plural não é à toa. De acordo com Brenda Campos, artista da Insensata Cia de Teatro, idealizadora do festival e pesquisadora das Infâncias, quando concebemos apenas uma infância, corremos o risco de definirmos todas as infâncias como semelhantes. Ou seja, desconsiderando cada singularidade. O resultado disso é a criação de uma espécie de “teatro infantil”, que subestima as competências estéticas das crianças e dos familiares. Dessa forma, “infâncias” valoriza cada indivíduo e particulariza a criança. 

Programação completa

A programaçao completa com os horários de cada atividade você encontra no Istagram da Insensata Cia de Teatro. Abaixo informações da programação.

SEMINÁRIO “Teatro para Crianças: Problemáticas e Solúcio-Lunáticas”

Ministrante: Henrique Stchin (SP)

Duração: 60 minutos | Plataforma: xx (ao vivo)

A palestra tem o nome do livro publicado por Henrique Sitchin, em 2015. No trabalho, o autor, com 35 anos de experiências profissionais, apresenta uma série de impressões acerca de questões muito importantes, relativas ao teatro para crianças. Aponta equívocos tanto de pais e programadores culturais, na avaliação que fazem dessa arte, e clama para que o teatro para crianças seja entendido como arte e não entretenimento utilitário ou mero instrumento para reforço de conteúdos escolares ou afins, entre outras questões relevantes.

ESPETÁCULOS

“Espetáculo Da minha tela eu vejo: Atos performativos com crianças”

Com Charles Valadares Tomaz de Araújo (Belo Horizonte – MG)

Duração:Até 35 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Sinopse:Qual acontecimento cênico pode surgir de um espaço de convívio, troca e criação artística, recheado com elementos de teatralidade, protagonizados por diferentes crianças? Curiosos e cheios de vontade de mergulhar nessa experiência, dois adultos têm sonhado formas e delineado dispositivos de invenção que possam revelar quais situações, figuras, narrativas, personagens, diálogos, paisagens, atmosferas e sonoridades podem surgir do convívio virtual de 8 crianças com essa dupla ao longo de 4 encontros.

Ficha Técnica: Concepção, criação e execução: Raysner de Paula e Charles Valadares

“Quem é você?”

Companhia de teatro Toda Deseo (Belo Horizonte – MG)

Duração: 45 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Sinopse: Em uma noite escura, de vento virado, ouve-se um choro na floresta. Assim
começa a história de uma criatura que vive em um armário aos cuidados de uma
enorme aranha, até que um dia decide aventurar-se pelo mundo.
É uma jornada sobre a passagem infância para a adolescência, por vezes, bastante
assustadora. A peça dialoga com o universo das histórias de suspense e mistério por meio de
cenários e seres fantásticos criados a partir da composição inventivas dos
corpos em cena.

Ficha Técnica: Mariana Lima Muniz: Direção/ Akner Gustavson: Iluminador e coordenador técnico | David Maurity: Ator e produção / Ju Abreu: Atriz/ Nickary Aycker: Atriz / Rafael Bacelar: Ator – / Ronny Stevens: Ator / Thales Brener: Ator/

“Sarau Musical”

Grupo Maria Cutia (Belo Horizonte – MG)

Duração: 45 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Um encontro entre os atores brincantes Mariana Arruda, Leonardo Rocha e Hugo da Silva com o público, apresentando canções autorais que fazem parte de espetáculos do Grupo Maria Cutia. Neste Sarau, os três artistas vão cantar e contar histórias dessas músicas e apresentar um pouquinho do que vem por aí na nova montagem da companhia.

Ficha Técnica: elenco: Mariana Arruda Leonardo Rocha Hugo da Silva Dramaturgia e Direção: Grupo Maria Cutia Direção Musical: Hugo da Silva Composições: Grupo Maria Cutia Figurinos: Grupo Maria Cutia Iluminação: CiaTecno Produção: Luisa Monteiro

“Nossa primeira casa”

Cia Benedita na estrada (Caldas – MG)

Duração: 45 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Qual a foi a primeira casa das nossas infâncias? Cia Benedita na Estrada convida a esta reflexão alimentada por lembranças e histórias que fortalecem o vínculo entre crianças e adultos que cuidam delas. Com a consciência de que a cada casa que construímos, construímos também aconchego e pertencimento.

Ficha técnica: Mirna Rolim (contadora de histórias) e Bruno Dutra (músico)

“Remix Shake”

Coletivo Aberto (Ipatinga – MG)

Duração: 41 minutos | gravado, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Remixshake é uma mistura maluca que une referências dos trabalhos que viemos desenvolvendo para as infâncias até então, e também uma pitada existencial de Clarice Lispector e até mesmo Carl Sagan. Uma fabulação de impossíveis. Um maremoto, uma nevasca, um espaço sideral na sala de estar.. Com uma estrutura fragmentada e ágil, é uma viagem por imagens e situações que dialoguem com um imaginário infantil atemporal. Propondo discussões urgentes ao nosso tempo.

Ficha Técnica: Direção, Roteiro, Fotografia e Montagem: Léo Coessens. Produção, Atuação, Maquiagem e figurinos: Barbara Pavione

“Zapato busca Sapato”

Trupe de Truões (Uberlândia – MG)

Duração: 43 mnutos | gravado, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Nossa história começa com o despertar de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente já que nasceu sozinho em sua caixa. Zapato busca Sapato narra as aventuras deste sapatinho a procura de seu par e os inesperados encontros no seu caminho, que começa no México, passa pelo Brasil até chegar em Moçambique. Uma viagem entre continentes e culturas, uma travessia que o faz conhecer-se a si mesmo.

Ficha Técnica: elenco: Amanda Barbosa, Laís Batista, Ricardo Augusto, Ronan Vaz e Clarissa Malheiros (diretora), Paulo Merísio (Assistente de direção) e Lucas Mali Operador de som – Tamara do Anjos Garcia, Tamara dos Anjos Operadora de luz

“Birita Procura-se”

A Casa das Lagartixas (São José dos Campos – SP)

Duração: 43 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Birita é uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Assim como qualquer mortal, tem uma sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrara em seu caminho? Birita tem limitações reais ou impostas pela sociedade?

“A menina com um buraco na mão”

Com Alice Cruz e Sergio Kauffmann (Rio de Janeiro – RJ)

Duração: 20 minutos | gravado, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

De tanto deixar as coisas caírem, a menina ouve de sua avó: Menina, parece que você tem a mão furada! O buraco na mão, então, se tornou real e enorme. Enquanto as coisas continuam caindo pelo buraco profundo – ela jura que são as coisas que se jogam na frente dela, sem explicações – a menina busca respostas sobre a sua existência na ancestralidade e no tempo que gasta junto com as coisas do mundo.

Ficha Técnica: Alice Cruz (Criação, Roteiro, Animação, Ilustrações, Direção de Arte, Montagem e Narração) e Sergio Kauffmann (Criação, Roteiro, Animação, Músicas Originais e Trilha Sonora, Montagem e Narração)

“Na pisada do coco com as crianças”

Samba de coco Eremin (Arcoverde – PE)

Duração: 40 minutos | ao vivo, no Youtube da Insensata Cia. de Teatro

Trabalho voltado para crianças pisando coco realizado pelo grupo samba de coco eremin da cidade de Arcoverde-PE o grupo ensina as batidas do coco dança e toques em seguida apresenta seu show artístico com tema crianças minhas.

Ficha Técnica: Integrantes do samba de coco Eremin: Vanderlan Alves (arte educador e idealizador do grupo). Músicos: Lala Calixto, Douglas Montenegro, Luna Viana, Breno Silva, Neto Cavalcante, Joana Darck, Hayssa Stefanny, Neto Cavalcante, Caro Nathan (cantor e instrumentista).

FeNAPI – Arte entre Infâncias
Imagem da peça Birita Procura-se. Foto: Renato Oliveira / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]