fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Inscrições culturais: veja editais abertos na área da cultura e participe

Abertas inscrições culturais para fotoperformance, carnaval 2020 de BH ocupação de centro cultural e mostra audiovisual. Participe!

Por Jaiane Souza *

21/10/2019 às 11:44 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Foto: Julia Lanari / Divulgação

Belo Horizonte é uma das cidades mais movimentadas culturalmente no Brasil. Seja teatro, dança, música, artes visuais, cinema… não importa. Aonde você vai tem alguma coisa rolando. Se você é artista ou realiza algum projeto que promove as artes, algumas oportunidades estão disponíveis. Separamos aqui chamamentos, inscrições e editais de seleção que estão abertas até os próximos dias. Entre as opções de inscrições culturais tem o Fórum de Fotoperformance 2019, mostra audiovisual no Barreiro, inscrições de blocos para o carnaval de BH em 2020 e inscrições abertas para ocupar os espaços do Centro Cultural UFMG. Então, nos diga, se interessou por algum? Veja mais informações e compartilhe também com os amigos. 

Inscrições blocos de carnaval

Corre porque termina no dia 21 de outubro (sim, 21 de outubro), as inscrições de blocos que desejam receber apoio financeiro para o Carnaval de BH. A festa por aqui já se tornou imensa. Em 2019, por exemplo, a capital mineira recebeu mais de quatro milhões de pessoas. Mas, para que tudo ocorra de forma organizada e que a diversão de todo mundo seja garantida, a Prefeitura de Belo Horizonte criou este edital. O cadastro é para o carnaval de 2020 e podem participar blocos interessados em desfilar no período oficial do Carnaval de Belo Horizonte. Ou seja, de 8 de fevereiro a 1 de março do ano que vem. Além disso, devem ter realizado o cadastro do bloco junto à Belotur. 

Os blocos cadastrados no edital e com toda documentação regularizada terão apoio dos órgãos responsáveis pelo trânsito, segurança e limpeza, inclusive banheiros químicos. Atenção: somente quem se cadastrou na Belotur pode participar do auxílio financeiro. Nunca é demais repetir.

Leia aqui todos os detalhes.

Fórum de Fotoperformance 2019, no BDMG Cultural, de 07 a 26 de outubro, em Belo Horizonte

Já pensou em um fórum totalmente dedicado ao debate e ao fomento de fotoperformance em BH? Aqui na cidade está rolando um e ele é composto por uma Residência Artística e por um fórum com palestras, mesas-redondas e outras atividades. Você pode se inscrever gratuitamente e também ver a programação completa do fórum no site.  

O evento conta com a participação de artistas consagrados, bem como curadores e pesquisadores de todo o Brasil. Só para exemplificar, entre eles estão Ana Luisa Santos, Rodrigo Braga, Ayrson Heráclito, Luciano Vinhosa, Aleta Valente, Paulo Nazareth, Marcos Hill, Dalton Paula, Lenora de Barros, Carlos Mendonça, Grupo Empreza e Mariana Lage. 

O fórum é realizado até o dia 26 de outubro no BDMG Cultural. R. da Bahia, 1600, Lourdes – BH. Telefone: (31) 3219-8691.

Mostra audiovisual do Barreiro

Por outro lado, se você tem mais afinidade com o audiovisual, que tal participar da Mostra Audiovisual de Arte do Barreiro? O edital para 2020 está aberto. As inscrições são para a segunda edição, que tem objetivo de aproximar o público deste formato e fomentar a produção local. A mostra é realizada no Viaduto das Artes e tem circulação pelo Museu da Imagem e do Som. Inscreva-se no site da Mostra Audiovisual de Arte do Barreiro, mas lembre-se de ler o edital antes. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro. 

 

Foto: Caca Lanari / Divulgação

 

Centro Cultural UFMG 

Eventos artísticos culturais; exposições de artes plásticas, visuais e fotográficas, mostras de cinema, oficinas, residência artística em artes visuais, dança, performance, teatro, música e múltiplas linguagens. Está bom ou quer mais? As inscrições de propostas para o ano de 2020 no Centro Cultural UFMG estão abertas. São diversos espaços e linguagens que os artistas podem propor e explorar. Mas, atenção! Para se inscrever é preciso observar atentamente as especificidades de cada expressão artística e pré-requisito dos espaços do Centro Cultural. No site você pode ler as regras de cada projeto e participar. 

Então, gostou das nossas dicas de inscrições culturais? Você pode não só se inscrever, como também comentar outras que estão abertas para complementar a nossa lista!

 

 

photo

Years and Years: cinco razões para ver a série na HBO 

Já se passaram mais de trinta dias que vi Years and Years. Neste meio tempo, foram inúmeras as situações em que, durante uma conversa, recomendei a série britânica para algum amigo, conhecido, aluno, enfim. Acho que a produção diz muito – bastante mesmo – sobre nosso tempo. E mais: nos serve como um alerta triste.  […]

LEIA MAIS
photo

Coringa: um filme para reflexões sem fim

Em “No Enxame: perspectivas do digital”, o filósofo sul-coreano Byung-chul Han busca em um livro escrito em 1895 pontos para a reflexão sobre a “era das massas”. Veja bem, o objetivo dele é falar sobre os impactos que a digitalização tem trazido para a vida da gente. Ainda assim, isso implica em uma volta no […]

LEIA MAIS
photo

5 lugares para você se apaixonar pelo brunch

Um ritual de fins de semana, feriados e dias livres. O brunch se tornou queridinho também em BH. A refeição britânica que uniu “breakfast” (café da manhã) com “lunch” (almoço), é um programa para ser feito entre pessoas queridas, com muito bate-papo e hora para gastar. Geralmente servido entre 10h e 14h, o brunch agrada […]

LEIA MAIS