Até o dia 13 de junho estão abertas as inscrições para a 23ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, o FestcurtasBH, um dos mais importantes eventos de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil. As inscrições são promovidas pela Fundação Clóvis Salgado e pela Associação Pró-Cultura de Promoção das Artes, a APPA, por meio do Cine Humberto Mauro.
Podem se inscrever realizadores com filmes finalizados em 2020 ou 2021. Além disso, os curtas devem ter, no máximo, 45 minutos de duração e formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros), de todos os gêneros, exceto publicitários e institucionais. Dessa forma, para se inscrever, basta entrar no site do FestcurtasBH ou na plataforma ShortFilmDepot. Lembre-se de ler o edital completo com todas as especificações antes de realizar o cadastro. O resultado da seleção é em 4 de outubro e a realização do festival está prevista para 4 a 14 de novembro.
Formato do festival
Além das já tradicionais Mostras Competitivas (Minas, Brasil e Internacional), o FestcurtasBH conta também com as Mostras Paralelas e Especiais, com propostas temáticas e estéticas diferentes. Ademais, haverá sessões com recursos de acessibilidades e debates para pensar a crítica cinematográfica a partir de diversas perspectivas.
Os filmes escolhidos para as Mostras Competitivas passam por avaliação de um júri oficinal convidado do festival e vão concorrer ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria. Além disso, tem o prêmio no valor bruto de R$ 5 mil. E não para por aí. Todos os filmes concorrem ao prêmio do júri popular. Ou seja, o público vota e o vencedor ganha troféu e R$ 3 mil.
Ficou alguma dúvida ou quer saber mais? Então, acesso o site do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e confira.