Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Iniciativas online que provam que a arte é fundamental na pandemia

Museus virtuais e colaborativos, bem como música, teatro, dança e programação infantil. Confira iniciativas que fazem a diferença quando o assunto é arte.
Por Jaiane Souza
arte na pandemia
The Covid Art Museum. Colagem por Aina Giró de Pedro

Que os últimos tempos não estão fáceis para ninguém é fato. Mesmo assim, algumas iniciativas trabalham para mostrar que a arte pode ser uma grande aliada. Principalmente quando compartilhada e difundida, podendo alcançar cada vez mais pessoas. Afinal de contas, bem resumidamente a arte é transformação, pode mudar a sociedade e o indivíduo, ajudando a promover empatia e solidariedade.

Pensando nisso, destacamos a seguir algumas iniciativas que nasceram nos últimos meses e que enaltecem a produção artística principalmente em tempos de pandemia. Confira!

Museu do Isolamento 

“1º Museu digital do Brasil, sem barreiras, nem fronteiras”. O projeto foi desenvolvido pela paulistana Luiza Adas, que encontrou no Instagram uma forma de ajudar artistas a difundirem suas artes. “Para aqueles que estão produzindo em seus diferentes isolamentos”, como diz a descrição. Dessa forma, o museu dá mais visibilidade e espaço para que artistas exponham de maneira mais democrática. Ou seja, para que encontrem mais seguidores, apreciadores e até oportunidades de trabalho. Por outro lado, o Museu do Isolamento também pensa em oferecer para os admiradores da arte uma forma leve e cotidiana de consumo. Ainda assim refletindo sobre temas atuais. No acervo tem pinturas, colagens, bordados, fotografias etc. Você pode conferir em @museudoisolamento e no site.

Tussen Kunst & Quarantaine (Entre Arte & Quarentena)

Criada também no início da pandemia, a página holandesa usa criatividade, bom humor e referência em clássicos para existir. Dessa forma, a ideia é simples, basta que as pessoas usem objetos que têm em casa para reproduzir obras de arte famosas. Tudo começou com a reprodução da Moça com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer. Ela foi relida com uma mulher usando uma toalha azul na cabeça, tecido verde como roupa e uma cabeça de alho como brinco de pérola. Em suma, tem de tudo. Das formas e cores de Mondrian e de Mark Rothko, passando por Da Vinci na reprodução feita por médicos franceses de A Última Ceia. Em resumo da própria página: é “Para todos em casa que precisam de um alívio. Alguma arte caseira”. Acompanhe no Instagram @tussenkunstenquarantaine.

Covid Art Museum

A iniciativa nasceu bem no início da pandemia na Espanha, idealizada por Irene Llorca, Emma Calvo e José Guerrero. A ideia surgiu quando os criadores perceberam que vários dos seus amigos estavam usando a arte como válvula de escape durante o confinamento. Sendo assim, o espaço compartilha imagens criativas e inspiradoras produzidas em meio ao “ócio”. Para ser selecionada, a obra precisa ter sido produzida durante a quarentena e refletir o que todos estão sentindo ou vivendo. Dessa forma, ilustrações, vídeos, colagens, desenhos, fotografias e outros estão no acervo. Confira no Instagram @covidartmuseum e pelo site.

Sesc ao Vivo

Por fim, uma ideia que une várias artes: música, teatro, dança e programação infantil. Asim é formada a programação do #EmCasaComSesc, que realiza transmissões artísticas sem a presença do público desde abril de 2020. Atualmente, a programação infantil ocorre todos os sábados, às 16. Por outro lado, as musicais nas terças, sextas e sábados, às 19h; as teatrais às quartas e domingos, às 19h; e as de dança sempre às quintas-feiras, às 19h. As apresentações ocorrem em um dos palcos do Sesc ou diretamente da casa dos artistas. Inclusive já destacamos aqui algumas peças teatrais imperdíveis que já passaram pela programação. Entre elas encenações de Matheus Nachtergaele, Teuda Bara e Antônio e Rocco Pitanga. A programação completa e mais informações você encontra no Instagram @sescaovivo.

arte na pandemia
Tussen Kunst & Quarantaine, médicos na França reproduzinzo “A última ceia”, de Leonardo da Vinci. Foto: Le CM Des Internes

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!