Menu
Cinema

Inhotim vira tema de série que discute arte e natureza

Foto: Reprodução Inhotim Arte Presente’

A multiplicidade de linguagens artísticas contemporâneas encontradas no Inhotim ultrapassou plataformas e agora ganha uma série. ‘Inhotim Arte Presente’ tem direção de Pedro Urano, produzida pela Camisa Listrada e coproduzida pela Quarteto Filmes. Dividida em treze episódios a série documental mostra, dessa maneira, diversas perspectivas da arte.

A produção será exibida no Canal Curta! a partir do dia 13 de novembro. Entretanto, nesta quinta-feira, dia 1, o público poderá conferir os dois primeiros episódios no Sesc Palladium. Às 19h, será exibido o episódio sobre a fotógrafa Claudia Andujar. Logo em seguida, às 20h30, o dedicado a Giuseppe Penone. A sessão será comentada. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes.

Já de 15 a 18 de novembro, o Inhotim exibirá quatro episódios da série por dia, na igrejinha do Instituto durante a tarde. É só chegar.

A montagem

Foi durante a abertura da galeria Psicoativa, quando foi gravar um vídeo, que Pedro pensou em fazer uma série sobre o Inhotim. Em 2016, a produtora Júlia Nogueira recebeu convite do Canal Curta! e pensou no diretor para o projeto.

Dessa forma, durante dois anos, eles gravaram cenas no Inhotim e no estúdio dos artistas espalhados pelo mundo. Sendo assim, estão na série Giuseppe Penone, Matthew Barney, Tunga, Cildo Meireles, Olafur Eliasson, Claudia Andujar, Chris Burden, Miguel Rio Branco, Rirkrit Tiravanija, Jorge Macchi, Jochen Volz, Allan Schwartzman, Gianfranco Maraniello, por fim, Davi Kopenawa e outros.

“A série está dividida em duas partes. Dez episódios com os artistas que possuem obras no Inhotim e outra com três episódios sobre o Instituto. Queremos mostrar a complexidade da arte de nosso tempo e sua perspectiva sobre a atualidade. Dessa maneira, mostrar a história da arte contemporânea, do lugar e dos artistas. Muitos deles reconhecidos e importantes. São conversas que ultrapassam a arte, falam do mundo e de questões mais profundas”, explica Pedro.

 

[youtube modulo=”2″]o_IjiUdggtY[/youtube]

 

Inhotim na TV

De acordo com o diretor, a série pode ser vista sem necessariamente estar em uma ordem. Os episódios tem pouco mais de 50 minutos. Serão exibidos sempre às terças-feiras, às 23h, com reexibições ao longo da semana. Depois, ‘Inhotim Arte Presente’ estrará disponível na plataforma de streaming Net Now.

“Essa é uma oportunidade de mostrar para o público o que é o Inhotim e a interação de integração de arte e natureza. Hoje o Instituto é o segundo mais importante do Brasil. Um lugar que as pessoas tem uma experiência que não é só com a arte, mas também com a natureza. É uma oportunidade interessante onde a gente consegue falar disso em uma serie documental. Não é uma produção rasa.  É profunda. Nos faz pensar sobre a arte”, afirma a produtora Julia Nogueira.

 

[culturadoriaads]

Conteúdos Relacionados