Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Orquestra Inhotim abre Temporada 2024 nesta terça, 30 de abril

Gostou? Compartilhe!

Por meio do tema “Mundos Trans(in)cidentais”, concerto da Orquestra Inhotim dialoga com obras do cinema, teatro e artes visuais

A Orquestra Inhotim inicia a programação da Temporada 2024 na noite desta terça-feira, dia 30 de abril, por meio de um concerto norteado pelo tema “Mundos Trans(in)cidentais”. Assim, os integrantes da Orquestra vão apresentar, no palco da Fundação de Educação Artística (FEA), em BH, obras clássicas que dialogam com o mundo das imagens – cinema, teatro e artes visuais. Com cerca de 60 minutos de duração, o espetáculo propõe uma viagem intertextual pela complexidade da cena contemporânea.

Repertório

No palco, a atriz Zora Santos interpreta trechos de “Companhia” (1979), novela da última fase de produção de Samuel Beckett, acompanhada pela Orquestra Inhotim, com música original do norte-americano Philip Glass. A direção é do encenador e ator Adyr Assumpção.

A Orquestra Inhotim: concerto dialoga com obras do cinema, teatro e artes visuais (Alexandre Resende/Divulgação)
A Orquestra Inhotim: concerto dialoga com obras do cinema, teatro e artes visuais (Alexandre Resende/Divulgação)

Antes, a Orquestra Inhotim percorre obras de outros dois compositores de nosso tempo. Primeiramente, Bernard Herrmann, com a trilha original para “Psicose” (1960), de Alfred Hitchcock. Tal qual, de “Sobre a natureza da luz do dia”, do compositor alemão Max Richter. Trata-se de uma obra rotineiramente presente em produções audiovisuais, como “The Last of Us” (2023), “The Handmaid’s Tale” (2021), “A Chegada” (2016) ou “Ilha do medo” (2010).

A Orquestra

A Orquestra Inhotim é um grupo formado por jovens profissionais. São graduados ou graduandos em escolas de música e cursos superiores de Minas Gerais. O objetivo da iniciativa é a qualificação artística dos integrantes. Assim, visa garantir, a eles, uma imersão no repertório contemporâneo, bem como o convívio com artistas e linguagens do tempo atual, em apresentações em formatos diferenciados.

Serviço

Orquestra Inhotim na FEA
Quando. Terça, dia 30 de abril, a partir das 19h
Onde. FEA – Fundação de Educação Artística (Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários)
Quanto. Ingressos a partir de R$ 2,50. Acesse aqui

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]