Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Inhotim estreia o programa “O Que É…?”

Gostou? Compartilhe!

A partir deste domingo, 24 de março, o Instituto Inhotim oferece a primeira experiência do programa “O que é…?”

Neste domingo (24), o Inhotim dá início ao programa “O que é…?”. Assim, a iniciativa propõe uma integração das áreas de Arte, Educação, Música e Botânica, por meio de encontros em torno de perguntas e provocações suscitadas pelos acervos. Desse modo, a primeira edição tem início com a pergunta “O que é uma pedra?”. O evento contará com o poeta e artista Ricardo Aleixo, o curador botânico do Inhotim, Juliano Borin, e a bióloga Fabíola Fonseca, bem como o artista Matheus Rocha Pitta.

Perguntas poéticas

Na verdade, serão três momentos ao longo do dia – às 11h, 14h e 16h. Nelas, o público é instigado a refletir sobre este interrogante a partir de diferentes linguagens e participar de ações, falas públicas e visitas temáticas no Instituto. Diretora de Educação do Inhotim, Gleyce Kelly conta que o projeto parte sempre de uma pergunta poética como mote. Assim, o público é instigado a experimentar o Inhotim de forma integral e transdisciplinar. “Ou seja, pensar a pedra, o rio, os sonhos é também uma forma de valorizar diferentes formas de vida, de conhecer e de criar”, diz ela.

O poeta Ricardo Aleixo, que participa, neste domingo, no Inhotim, do projeto "O que é...?" (Natália Alves/Divulgação)
O poeta Ricardo Aleixo, que participa, neste domingo, no Inhotim, do projeto "O que é...?" (Natália Alves/Divulgação)

Com o projeto, prossegue Gleyce, o Inhotim propõe a convivência e o diálogo como condição fundamental para a construção coletiva do conhecimento, “na potente intersecção entre arte e natureza”. Ao todo, programa prevê seis encontros, tendo como mote urgências contemporâneas. Entre elas, O que é uma planta? E um rio? Ou o que é um sonho? Tal qual, o que é transmutar?, entre outros. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas no local, por ordem de chegada. O programa “O que é…?” é patrocinado pela Vale e o Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programação

“O que é uma Pedra”

Domingo, 24 de março

11h – Visita com Juliano Borin e Fabíola Fonseca
A programação tem início com uma visita especial que reunirá Juliano Borin, curador botânico do Inhotim, juntamente com a bióloga Fabíola Fonseca. Assim, saindo da Recepção, eles vão conduzir uma caminhada pela área central do Instituto. Dessa forma, o público será convidado a deslocar o olhar para além das plantas e, assim, perceber as pedras dos jardins. Duração: 1h30. Público: 25 vagas (inscrições no local).

14h – Pedras de toque ou: 21 tentativas de desaprender o que é pedra, Cena Dendorí de
Ricardo Aleixo

Convidado a tentar responder em público a pergunta “O que é uma pedra?”, Aleixo, então, passou a juntar, aos registros em áudio e vídeo da reforma da casa, poemas de sua autoria escritos em diferentes épocas. Tal qual, textos que compõem uma obra que rastreia e examina a fisicalidade do significante pedra, bem como seus múltiplos significados na arte e na cultura. O encontro será na Igrejinha, com duração de 1h30. Público: 40 vagas (ordem de chegada).

16h – Sopa de pedra, de Matheus Rocha Pitta

O artista parte da história da sopa de pedra para propor uma situação artística em que o público toma contato com suas esculturas e, ao mesmo tempo, compartilha uma refeição. Cria-se um ambiente de comida e conversa, em que o Matheus Rocha Pitta conta a história da sopa de pedra e abre espaço de diálogo com as pessoas participantes.

Serviço Inhotim

Horários de visitação: quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Entrada: Inteira: R$ 50 | Meia-entrada* : R$ 25.
*Veja as regras de meia-entrada no site oficial do Inhotim

Entrada Gratuita
Inhotim Gratuito: acesse o guia especial sobre a gratuidade no Inhotim.
Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;
Domingo Gratuito Inhotim B3: último domingo do mês é gratuito; moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; Crianças de 0 a 5 anos.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]