Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Inhotim será palco do espetáculo “Encantado”, de Lia Rodrigues, neste final de semana

Gostou? Compartilhe!

A montagem será exibida no domingo; enquanto no sábado, haverá a experiência Anoitecer Inhotim

O Instituto Inhotim apresenta neste domingo, dia 20, um dos trabalhos mais recentes da artista e coreógrafa Lia Rodrigues, “Encantado”. O espetáculo estreou em 2021, em Paris, no Festival d’ Automne. Ele se baseia nos múltiplos significados que a palavra “encantado” tem no Brasil. Assim, reverenciando as forças que transitam entre o céu e a terra, a partir da percepção de mundo afro-ameríndia.

A apresentação, que dura aproximadamente 60 minutos, será realizada no espaço da obra externa “Invenção da Cor”, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica. A apresentação integra a programação de Anoitecer Inhotim, festa de arrecadação de fundos da instituição. “Assim como no passado, replicaremos as atrações da festa de arrecadação, que acontece no sábado, no dia seguinte, mas de forma gratuita. Assim, expandindo a programação para um público de cerca de três mil pessoas”, diz Paula Azevedo, diretora vice-presidente do Inhotim.

"Encantado", espetáculo de Lia Rodrigues, que será mostrado no Inhotim (Sammi Landweer/Divulgação)
"Encantado", espetáculo de Lia Rodrigues, que será mostrado no Inhotim (Sammi Landweer/Divulgação)

Anoitecer Inhotim

Paula Azevedo se refere ao evento marcado para o sábado, 19 de agosto. Neste dia, o Inhotim sedia a segunda edição do Anoitecer Inhotim, que vem a ser uma festa de fundraising do Instituto. O Anoitecer Inhotim 2023 apresentará uma “instauração” da coreógrafa Lia Rodrigues. O local corresponde a uma das mais icônicas galerias do museu, a True Rouge, que, como se sabe, abriga a instalação homônima de Tunga, de 1997.

No evento, estão previstos, ainda, um jantar comandado pelo chef mineiro Cantidio Lanna. Tal qual, um show do cantor Tony Gordon, aos pés do Tamboril, árvore símbolo do local. Já na Galeria Fonte, DJ Valber (MG) e DJ Nepal (RJ) comandam o baile. Do mesmo modo, a atração também terá show do artista pernambucano Johnny Hooker. Outro chamariz é que as obras “Glove Trotter” (1991), “Desvio para o Vermelho” (1967-1984) e “Através” (1983-1989), do artista Cildo Meireles, estarão abertas para visitação na chegada dos convidados para a festa.

Serviço

“Encantado”, de Lia Rodrigues
Quando, 20 de agosto, domingo
Abertura: 16h30, com DJ Valber
Lia Rodrigues, 17h30, no Magic Square #5
Os ingressos estão disponíveis no Sympla. O interessado pode comprar a experiência completa da noite ou apenas a Balada Anoitecer Inhotim, na Galeria Fonte.

Informações: [email protected].

O valor arrecadado com a venda de convites individuais e de mesas será revertido para a manutenção do Instituto e a continuidade dos projetos educativos e artísticos.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]