Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Evento gratuito celebra a cultura dos povos afro e indígenas

Gostou? Compartilhe!

Neste domingo, dia 24 de novembro, o Parque das Mangabeiras recebe o Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas

Um dia para enaltecer o encontro de saberes entre os povos tradicionais de terreiros de matriz afro-brasileira e os dos povos indígenas do Brasil. Esse é o objetivo da Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas, que neste domingo, 24 de novembro, a partir das 8h30, tem vez no Parque das Mangabeiras. Realizado pela Casa Pai Jacob do Oriente, em parceria com a Reunião Umbandista Mineira (RUM) e o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), o festejo teve início em desde 2017. Desde ali, o objetivo sempre foi unir os ensinamentos que surgem do encontro de povos indígenas e terreiros da região metropolitana de Belo Horizonte.

Celebração e união

Pai Ricardo de Moura, organizador da Pisada, explica que, durante o evento, os povos cantam e dançam juntos, em círculos, descalços, com os pés na terra. agradecendo aos encantados e aos caboclos. “Essa celebração acontece em volta de uma grande mesa de alimentos tradicionais e naturais, que são partilhados por todos os presentes. Isso, em meio a muita música e danças tradicionais, com todo mundo celebrando junto a união dos povos, suas tradições e liturgias”.

O festejo visa celebrar os ensinamentos que surgem do encontro de povos indígenas e os terreiros (Patrick Arley/Divulgação)

Para Moura, o encontro revigora a reunião que se deu no início da escravidão no Brasil. “Tal confluência nos dias de hoje é essencial para que se diminuam as distâncias geográficas de povos ligados intimamente e constantemente pela subjetividade de sua fé e a presença marcante dos encantados, guias e Orixás”. Pai Ricardo de Moura acrescenta que tais laços de união são a base da resistência da cultura popular brasileira e da tradição da Umbanda e Candomblé. “Assim, nosso evento almeja levar, a cada participante, um ponto de reflexão e atenção para as demais raízes que correm em nossas veias”. Ao mesmo tempo, unir forças contra preconceito religioso que pesa sobre essas tradições.

Serviço

Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas

Quando. Domingo, 24 de novembro de 2024, a partir das 8h30
Onde. Parque das Mangabeiras – Acesso Principal: Portaria Sul – Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras

Quanto. Entrada gratuita

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]