Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

IMS Poços reabre no dia 13 de janeiro, após um ano de reforma

Gostou? Compartilhe!

Primeira sede do Instituto Moreira Sales, inaugurada em 1992, o IMS Poços passou por obras de restauro e modernização

Após um ano fechado por conta de um processo de restauro e revitalização, o IMS Poços reabre ao público no sábado, dia 13 de janeiro de 2024, com duas exposições. Primeiramente, “Fotoclubismo em Poços de Caldas – Vestígios de uma história”. E, ainda, “As metamorfoses – Travestis e transformistas na SP dos anos 70”, de Madalena Schwartz. O centro cultural também traz uma programação especial de cinema, idealizada a partir de diálogos com agentes da cidade. Assim, haverá a pré-estreia do filme “O dia que te conheci”, de André Novais Oliveira. No elenco, Grace Passô e Renato Novaes.

No sábado de reabertura (13/1), o IMS Poços terá duas visitas mediadas com os curadores das exposições. Desse modo, às 15h, Samuel Titan Jr. conduz o público pela mostra “As metamorfoses”. Da mesma forma, às 16h, será a vez de Teodoro Carvalho Dias apresentar a exposição “Fotoclubismo em Poços de Caldas”. Neste dia, o citado filme “O Dia que te Conheci” será exibido às 17h30. Já no domingo, às 16h, haverá a exibição de “Café com Canela”, de Glenda Nicácio e Ary Rosa. As sessões serão seguidas de debates com os diretores e o curador de cinema do IMS, Kleber Mendonça Filho.

O IMS Poços, que passou por reforma e será, agora, reaberto ao público (Haroldo Gessoni/IMS/Divulgação)
O IMS Poços, que passou por reforma e será, agora, reaberto ao público (Haroldo Gessoni/IMS/Divulgação)

Música

No domingo (14/1), às 10h, o projeto Elas no Choro realiza um show gratuito no IMS Poços. Assim, estarão no palco a violonista Helô Ferreira, a pandeirista e cavaquinista Marina Siqueira, a pianista Dudah Lopes e a flautista Cibele Palopoli. Ainda em janeiro, o centro cultural promove oficinas de férias para crianças (16, 18 e 27/1). Tal qual, uma masterclass (17/1, às 19h) e um concerto (18/1, às 19h) com a pianista Maria Teresa Madeira. E, ainda, show com o Bloco da Tine (28/1, às 10h).

Restauro e modernização

Primeira sede do Instituto Moreira Salles, inaugurada em 8 de agosto de 1992, o IMS Poços passou por obras de restauro e modernização. De antemão, o objetivo foi melhorar a experiência dos visitantes e garantir mais possibilidades em sua programação cultural e educativa. O prédio foi projetado pelo arquiteto mexicano Aurelio Martinez Flores. A ideia era abrigar exposições, exibir mostras de cinema e receber concertos. Agora renovado, os painéis são de gesso acartonado. Assim, dentro deles corre uma moderna instalação elétrica, permitindo mais versatilidade na montagem de exposições.

Do mesmo modo, o auditório do IMS Poços foi remodelado. Assim, agora conta com novas poltronas, além de um moderno sistema de projeção, iluminação e som, que o qualificam como uma sala de cinema de referência. Foram criadas duas pequenas salas nas laterais do palco – uma será usada como camarim e a outra, destinada a guardar o piano disponível para concertos e shows.

Outros novidades

Além disso, o IMS Poços passou a ter um novo sistema de painéis para energia solar. O pavilhão de exposições ganhou elevador ligando os dois pavimentos. Foram construídos mais banheiros, acessíveis a pessoas com deficiência. Aos guarda-corpos e corrimãos já existentes, foram acrescentados novos, em duas alturas.

O Chalé Cristiano Osório, erguido em 1894, também foi restaurado – assim, as telhas francesas da construção original foram retiradas uma a uma, lavadas e recolocadas. A reforma substituiu as quebradas por telhas de um chalé similar. Vivalde Bertozzi, funcionário que o restaurou há 32 anos, logo após o IMS adquirir o imóvel, em 1989, recuperou os detalhes em madeira. Do mesmo modo, a pintura do IMS Poços foi refeita, com as cores azul e bege originais. Um sistema de iluminação se acenderá automaticamente à noite, visando enfatizar os detalhes da arquitetura do chalé.

Nova fase

Para Marcelo Mattos Araujo, diretor-executivo do Instituto Moreira Salles, a reinauguração marca uma nova fase na história do IMS Poços. “Assim, o programa de exposições, cinema e eventos musicais que reabre o espaço revela as linhas de trabalho que pretendemos aprofundar. No caso, também combinando programações que trarão, à cidade, iniciativas apresentadas nas outras sedes do IMS. Ou seja, exposições e programas que resultam de uma interlocução com Poços de Caldas, os habitantes e agentes culturais da cidade. Isso a partir de pesquisas sobre as memórias, para construir interpretações e reflexões sobre o Brasil contemporâneo”.

Programação de cinema

A curadoria da sala de cinema estabeleceu a cidade como o lugar de novidades, estreias e novas mostras. Ou seja, não apenas refletindo o que acontece nos cinemas do eixo São Paulo-Rio. Além da já citada pré-estreia do longa “O Dia que Te Conheci” (Filmes de Plástico) e da exibição de “Café com Canela” (Rozsa Filmes), em janeiro haverá sessões especiais. No caso, “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho; ou “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. Tal qual, de “Oldboy”, de Park Chan-wook, entre outros. Na programação estendida, o IMS Poços fará uma mostra com a sala de cinema como pano de fundo.

Exposições em cartaz

A mostra Fotoclubismo em Poços de Caldas – Vestígios de uma história apresenta imagens de fotoclubes nacionais e estrangeiros. As imagens são do acervo do fotógrafo poços-caldense Limercy Forlin. Assim, a mostra reúne mais de 100 fotografias dessa coleção.

Do mesmo modo, a exposição “As Metamorfoses” traz registros feitos pela fotógrafa Madalena Schwartz (1921-1993) de travestis e transformistas. São pessoas que frequentavam a cena alternativa de São Paulo, na primeira metade dos anos 1970, em plena ditadura militar. Assim, há retratos de nomes como Ney Matogrosso e os integrantes do grupo Dzi Croquettes, até figuras hoje menos conhecidas.
As duas exposições ficam em cartaz até 9 de junho de 2024.

Serviço

IMS Poços

Reinauguração no dia 13 de janeiro de 2024
Onde: Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas. Fone: (35) 3722 2776
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h. Entrada gratuita

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]