fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Iluminação de Natal 2019 é inaugurada na Praça da Liberdade

Inauguração das luzes teve presença de Vesperata Diamantina, coral, trio elétrico e Papai Noel

Por Thiago Fonseca *

12/12/2019 às 10:39 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Divulgação CDL/BH - Alessandro Carvalho

Quem chegou na Praça da Liberdade, na noite de terça, dia 11, para a inauguração da iluminação de Natal esperou até às 19h28 para o acender das luzes. Neste ano, a iluminação está mais singela. Mesmo saindo da expectativa de uns, o espetáculo da noite de abertura ficou a cargo da Vesperata Diamantina, que ocupou as janelas centrais do pátio do Centro Cultural Banco do Brasil.

Neste ano, as estrelas dominam o conceito da decoração natalina. Dessa forma, elas estão entre as palmeiras nos canteiros centrais, nas três árvores de natal e ao redor. São 300 estrelas. Tem ainda, 200 mil lâmpadas de led e iluminação por toda parte. Nas calçadas, alamedas, canteiros, palmeiras, fonte e coreto da praça.

Diferentemente dos dois anos passados, o projeto de decoração de 2019 não foi feito por meio de edital. Foi idealizado por Cláudia Travesso que recebeu um convite da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Logistas), que liderou a ação. Com menos recursos, Cláudia precisou de criatividade e até reaproveitou alguns matérias de 2018.

Atenção no olhar

Mesmo sendo muito semelhante às decorações passadas, Cláudia orienta as pessoas a atentarem o olhar. “A praça é muito grande e aberta. Ao caminhar no canteiro central, é preciso olhar para as estrelas e sentir a energia do Natal. Depois, dar uma volta pela praça e observar a simulação da queda de flocos de neve e as árvores”, conta.

Tradicional e visitada por muitos nesta época do ano, a iluminação na Praça da Liberdade rende boas fotos. Uma dica é ir com os amigos para apreciar e fazer um piquenique nos gramados. Tem quem leve até vinho para a noite ser mais especial. No local há ambulantes que vendem brinquedos para as crianças e algumas guloseimas. Tem, ainda, estátuas vivas, trenzinho da alegria e um monte de atração à parte, feita por terceiros que aproveitam a época para lucrar.

Quem quiser, pode aproveitar o passeio para conhecer os museus do Circuito Liberdade, que vão ter horário de atendimento estendido em alguns dias da semana. A iluminação pode ser conferida até dia 6 de janeiro.

 

iluminação

Foto: Thiago Fonseca / Culturadoria

Vesperata de Diamantina

A inauguração das luzes contou, ainda, com coral, trio elétrico com Papai Noel, Noelitas, lançamento da Rede de Cidades Criativas em Minas Gerais e apresentação da Vesperata de Diamantina. Os dois últimos eventos foram realizados no CCBB-BH.

A apresentação da Vesperata foi feito único e deslumbrante. Com origem nas práticas musicais de Diamantina do século XIX, a Vesperata é um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, sendo único em Minas Gerais. O grupo ocupou 29 janelas do espaço e encantou o público que estava no pátio.

Na apresentação, a presença da personagem Chica da Silva. No repertório, canções como, por exemplo, Passagem de Janela, Cavalaria Ligeira, Hey Jude e Ainda Ontem Chorei de Saudade. Regido por dois maestros o grupo ainda fez desfile na porta do museu. O evento também fez parte do lançamento do calendário 2020 da banda.

photo

Onde dançar forró em Belo Horizonte?

O dia do forró, 13 de dezembro, é celebrado em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, um dos maiores nomes da música popular brasileira. O Rei do Baião, como também é conhecido, foi compositor, cantor, sanfoneiro e um dos precursores do ritmo no Nordeste do Brasil. Além disso, difundiu o forró para o restante do […]

LEIA MAIS
photo

Quem é Octavio Cardozzo: da timidez ao carnaval

O técnico em análises clínicas Octavio Cardozzo nunca imaginou que poderia viver de música. O emprego no Hospital das Clínicas, onde chegou a estagiar, era um futuro esperado. Mas o menino tímido nascido em Belo Horizonte se descobriu como cantor no reality show ‘Ídolos’ e passou a integrar alguns dos maiores blocos do carnaval de […]

LEIA MAIS
photo

Cinco documentários nacionais para ver na Netflix

A Netflix se tornou a maior plataforma de streaming do mundo. São mais de 10 milhões de arquivos. Com tanta coisa no catálogo, é difícil escolher o que ver. Desta forma, preparamos uma lista para você que gosta de documentários. São cinco produções brasileiras que mostram facetas diferentes do que tem sido produzido por aqui. […]

LEIA MAIS