Quem chegou na Praça da Liberdade, na noite de terça, dia 11, para a inauguração da iluminação de Natal esperou até às 19h28 para o acender das luzes. Neste ano, a iluminação está mais singela. Mesmo saindo da expectativa de uns, o espetáculo da noite de abertura ficou a cargo da Vesperata Diamantina, que ocupou as janelas centrais do pátio do Centro Cultural Banco do Brasil.
Neste ano, as estrelas dominam o conceito da decoração natalina. Dessa forma, elas estão entre as palmeiras nos canteiros centrais, nas três árvores de natal e ao redor. São 300 estrelas. Tem ainda, 200 mil lâmpadas de led e iluminação por toda parte. Nas calçadas, alamedas, canteiros, palmeiras, fonte e coreto da praça.
Diferentemente dos dois anos passados, o projeto de decoração de 2019 não foi feito por meio de edital. Foi idealizado por Cláudia Travesso que recebeu um convite da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Logistas), que liderou a ação. Com menos recursos, Cláudia precisou de criatividade e até reaproveitou alguns matérias de 2018.
Atenção no olhar
Mesmo sendo muito semelhante às decorações passadas, Cláudia orienta as pessoas a atentarem o olhar. “A praça é muito grande e aberta. Ao caminhar no canteiro central, é preciso olhar para as estrelas e sentir a energia do Natal. Depois, dar uma volta pela praça e observar a simulação da queda de flocos de neve e as árvores”, conta.
Tradicional e visitada por muitos nesta época do ano, a iluminação na Praça da Liberdade rende boas fotos. Uma dica é ir com os amigos para apreciar e fazer um piquenique nos gramados. Tem quem leve até vinho para a noite ser mais especial. No local há ambulantes que vendem brinquedos para as crianças e algumas guloseimas. Tem, ainda, estátuas vivas, trenzinho da alegria e um monte de atração à parte, feita por terceiros que aproveitam a época para lucrar.
Quem quiser, pode aproveitar o passeio para conhecer os museus do Circuito Liberdade, que vão ter horário de atendimento estendido em alguns dias da semana. A iluminação pode ser conferida até dia 6 de janeiro.
Vesperata de Diamantina
A inauguração das luzes contou, ainda, com coral, trio elétrico com Papai Noel, Noelitas, lançamento da Rede de Cidades Criativas em Minas Gerais e apresentação da Vesperata de Diamantina. Os dois últimos eventos foram realizados no CCBB-BH.
A apresentação da Vesperata foi feito único e deslumbrante. Com origem nas práticas musicais de Diamantina do século XIX, a Vesperata é um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, sendo único em Minas Gerais. O grupo ocupou 29 janelas do espaço e encantou o público que estava no pátio.
Na apresentação, a presença da personagem Chica da Silva. No repertório, canções como, por exemplo, Passagem de Janela, Cavalaria Ligeira, Hey Jude e Ainda Ontem Chorei de Saudade. Regido por dois maestros o grupo ainda fez desfile na porta do museu. O evento também fez parte do lançamento do calendário 2020 da banda.