Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Humberto Mauro exibe clássicos do terror: veja títulos para conferir

Gostou? Compartilhe!

 A mostra no Cine Humberto Mauro apresentará mais de 40 produções, incluindo “Psicose”, “Pânico” e “Sexta-Feira 13”

Entre os dias 5 de julho e 6 de agosto, o Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes/FCS, exibe a mostra “Estruturas do Medo: Giallo Slasher”. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir de 1h antes de cada sessão. Serão exibidas mais de 40 produções, como clássicos do século XX. Entre eles, “Noite do Terror” (1974), “Prelúdio para Matar” (1975) e “Sexta-feira 13” (1980). Do mesmo modo, obras mais recentes, que satirizaram e homenagearam as repetições e clichês do gênero. Neste quesito, entram produções como “Pânico” (1996), “Todo Mundo em Pânico” (2000), em versão dublada, e “Terror nos Bastidores” (2015).

Uma boa notícia para os cinéfilos é que cinco filmes da mostra ficarão disponíveis na plataforma Cine Humberto MAIS. Entre eles, os clássicos “A Tortura do Medo” (1960), um dos precursores do gênero slasher. Tal qual, “Seis Mulheres Para o Assassino” (1964), pioneiro dos filmes giallo. Já uma novidade é que, após a programação no Palácio das Artes, será apresentado, em outubro, um resumo da mostra, também gratuita, no Centro Cultural “Cineminha”, ao lado do Teatro Municipal de Nova Lima.

"Psicose", um dos filmes escalados para a mostra (Frame)

Confira, a seguir, alguns destaques.

“Psicose” (1960)

O clássico produzido e dirigido por Alfred Hitchcock, na verdade, é a atração da próxima edição do projeto “A Sessão da Meia-Noite”, marcada para a madrugada de 5 para 6 de julho. “Psicose” (Psycho) estreou em 1960, e traz elenco capitaneado por Janet Leigh e Anthony Perkins. Com a famosa cena do chuveiro e a icônica trilha sonora, o filme é daqueles que ninguém vai se furtar de rever. Ainda mais em uma oportunidade de virar a noite na sala escura.

A retirada gratuita dos ingressos da Sessão da Meia-Noite irá acontecer exclusivamente pelo site da Eventim a partir do meio-dia de sexta-feira (07/07).

“Vestida para Matar” (1980)

Na noite de abertura da mostra, no dia 5 de julho, o projeto Cinema em Psicanálise terá a exibição de “Vestida para Matar” (1980), comentada pelo psicanalista Jorge Pimenta. Participar de uma sessão comentada é um luxo, o que torna esta oportunidade ainda mais especial. O filme de Brian de Palma traz o sempre sensacional Michael Caine como o psiquiatra Dr. Robert Elliott. Já Angie Dickinson interpreta Kate Miller, uma de suas pacientes. Abaixo, a atriz Nancy Allen, que, no filme de Brian de Palma, interpreta a prostituta Liz Blake, que acaba testemunhando um crime e, por tal, pode ser a nova vítima. 

“A Hora do Pesadelo” (1984)

Na noite de 26 de julho, a partir das 19 horas, o Cine Humberto Mauro realiza uma minimaratona com quatro filmes em sequência de “A Hora do Pesadelo”, protagonizada pelo “imortal” Freddy Krueger. Em 2024, o primeiro filme da franquia, com roteiro e direção de Wes Craven, está completando 40 anos de lançamento. 

Filmes de Dario Argento

Hoje aos 83 anos, o diretor, produtor e roteirista italiano é um nome referencial do giallo. Na mostra da Humberto Mauro, o pai de Asia Argento está presente com vários títulos. Inicialmente, “O Pássaro das Plumas de Cristal”, que será exibido na terça, 9 de julho, às 19h30. Sessão comentada pela crítica e pesquisadora Yasmine Evaristo. Outros filmes de Argento presentes na mostra são: “Prelúdio Para Matar”, “Suspiria”, “Fenômeno”, “Terror na Ópera” e “Tenebre”.

Serviço

Estruturas do Medo: Giallo e Slasher”

Data: 5 de julho a 6 de agosto

Horário: consultar a programação

Local: Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro)

Entrada gratuita

Classificação indicativa: consultar a programação

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]