Após circular por diversas cidades mineiras, o HipHop.doc volta à cidade de origem, BH, desta vez na casa de shows Autêntica
Valorizar e fomentar a cultura e o movimento hip hop é a missão anunciada pela produção do Festival HipHop.doc, que, neste ano, completa 18 anos de trajetória. Assim, ao todo, o projeto soma nove edições, realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, Lagoa Santa, Juiz de Fora e Barbacena. Desse modo, o projeto já apresentou shows de artistas como Djonga, Black Alien, Rashid, Tasha & Tracie, BK, FBC, entre outros. A 9ª edição entra em cena nesta sexta e sábado, na Autêntica Casa de Shows.
Com shows de Don L, MC Marechal, DJ KL Jay e Tássia Reis, a 9ª edição do Hip.Hop.Doc será realizada nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 de novembro. Além dos artistas de alcance nacional, o projeto traz nomes em início de carreira ou em momento importante de crescimento. É o caso da betinense Mac Julia, que tem ganhado cada vez mais destaque na cena mineira. Tal qual, vem chamando a atenção nas plataformas digitais. E, ainda, colecionando parcerias importantes com artistas como FBC, MC Saci, DJ WS da Igrejinha. Da mesma forma, Kael Stn, revelação da cena capixaba que estreia em solo mineiro.
HipHop.doc
Barral Lima, CEO do Grupo UN Music e realizador do HipHop.doc, lembra que o rap, junto ao funk, é a música que mais cresce no país. Assim, a cada dia ocupa mais espaço no cenário musical brasileiro, “falando diretamente sobre o dia a dia do povo, principalmente da periferia”. Tal qual, “da realidade nua e crua da nossa sociedade”. “Há 18 anos, nosso projeto busca fortalecer e contribuir para disseminar e divulgar a arte do hip hop, que vai além do rap, incluindo o grafite, a street dance e o DJ. Ao longo desses anos, buscamos incentivar os artistas locais, conhecer os novos talentos das cidades por onde passamos e incentivá-los para novas possibilidades artísticas-culturais”.
Oficinas
Além dos shows, a 9ª edição do HipHop.doc Festival contou com oficinas de formação, que foram ministradas nos dias 11 e 15 de novembro. Os temas foram Street Dance, ministrado por Wallison Culu; Na Batida do Rap, com Monge MC; Oficina de DJ, com Flávio Machado, e Oficina de Grafite, com Binho Barreto. “Apostar também nas atividades de formação ajuda a sedimentar a principal proposta do projeto, que é a de contribuir no desenvolvimento dos artistas”, conta Junio Leite, coordenador das atividades de formação do projeto.
O hip hop
Com origem nas periferias de Nova York, na década de 1970, o hip hop acabou se tornando uma das expressões culturais de grande repercussão mundo afora, representado fortemente pela música, a dança e o grafite. O movimento completa, em 2023, 50 anos. Neste sentido, é, hoje, um dos estilos musicais mais fortes do mercado fonográfico mundial, com rappers, MC’s e DJ’s internacionalmente conhecidos.
O HipHop.doc Festival é uma produção da Ultra Music e da JA Ribeiro Comunicação e Cultura. O evento conta com o patrocínio da Claro e Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.
Serviço
HipHop.doc – 9ª edição
Shows 17 e 18 de novembro de 2023
Local: A Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia)
Horário: 21h (abertura da casa)
Classificação: 18 anos
Ingressos: https://linktr.ee/hiphop.docbh