“O Sítio do Vovô Hermeto” faz temporada de estreia em BH e explora as sonoridades do compositor em montagem que reúne música e teatro de boneco
Por trás das composições complexas, cheias de harmonia, ritmos e provocações de Hermeto Pascoal, mora uma sonoridade lúdica. E é este lado que pauta o espetáculo musical “O Sítio do Vovô Hermeto”. A ideia é unir a música do compositor ao encantamento das artes cênicas e do teatro de bonecos. Diretor musical, Fernando Chaib explica: “Hermeto combina e propõe sonoridades inovadoras. Desperta a surpresa”. Assim, como já foi feito com Villa-Lobos, Chico Buarque e Toquinho, veio a ideia de aproximar o público infantil da obra de Pascoal. “É um dos maiores compositores vivos do mundo! Acho que com esse espetáculo, conseguimos (o objetivo)”.
O espetáculo estreia com uma única apresentação aberta ao público no dia 1º de outubro, domingo, às 17h, no Sesc Palladium. Já nos dias 28 de setembro, às 9h, no Teatro Marília, e nos dias 3 e 4 de outubro, às 9h30 e 14h30, no projeto Yupi do Sesc Palladium, acontecem apresentações fechadas para alunos de escolas públicas.
Xô mesmice!
Fernando Chaib, diretor musical, e Kely de Castro, diretora de cena/bonecos, levam ao palco a pergunta que habita muitas casas no Brasil: o que acontece quando tiramos as crianças da tela? Logo, o espetáculo começa a partir do momento em que duas crianças ficam sem celular em plenas férias. Assim, acreditam que não há mais nada com o que se divertir. Porém, elas estão no sítio do Vovô Hermeto. E lá, tudo pode ganhar vida através da música. “Nossa intenção é resgatar a importância da contemplação, do observar, do parar para ouvir, parar para apreciar, brincar”, ressalta Chaib.
Distante da “infantilização”, “O Sítio do Vovô Hermeto” quer provocar o público a sair da mesmice da rotina. Tal qual, do que se espera que seja “para crianças” ou até mesmo do que se espera que seja a complexidade de Hermeto Pascoal. “Talvez a escolha de Hermeto Pascoal tenha inconscientemente nos levado à antítese desse senso comum. Pois, se existe a possibilidade de alguma definição sobre a obra dele é a de que foge a qualquer estereótipo. A originalidade da música de Hermeto nos levou a uma originalidade sobre a construção do espetáculo”. Chaib se refere aos arranjos musicais e à composição das cenas, assim como roteiro, movimentos e construção dos bonecos.
Serviço
“Sítio do Vovô Hermeto”
Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046). Domingo, dia 1º, às 17h.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda pelo Sympla