Em sua nova obra, a escritora, dramaturga e curadora Guiomar de Grammont fala de migrações e pessoas que se sentem existencialmente deslocadas nos dias atuais
Patrícia Cassese | Editora Assistente
“Mais Pesado que o Ar”, novo livro da escritora, dramaturga e curadora Guiomar de Grammont, nasceu de um ímpeto específico. “Meu desejo era fazer um livro sobre as migrações, ou seja, os deslocamentos dos seres humanos nesses tempos tão conturbados em que vivemos. Do mesmo modo, queria fazer um livro também sobre pessoas que se sentem existencialmente deslocadas no mundo capitalista, de consumo desenfreado. Ou seja, um livro sobre pessoas que sentem o vazio, a falta de sentido desses objetivos materialistas nos quais muitas vezes pautamos nossas existências”, conta ela, ao Culturadoria.
Com prefácio assinado da escritora Elisa Lucinda e orelha escrita pelo crítico literário José Castello, “Mais Pesado que o Ar” é publicado pela editora Tinta Negra. Guiomar lembra que o livro traz um longo prólogo que fala de viagens que não levam a lugar nenhum. “O nulle part ao qual se referem muitos poetas franceses. (Tal qual) também poemas sobre cada uma das cidades que marcaram a minha existência. Assim, é uma espécie de mapa existencial e poético, uma geografia de espaços interiores”, situa.
Cidades
Uma das cidades é Ouro Preto, na qual Guiomar nasceu. O poema a ela dedicado traz referências a pessoas e espaços que fizeram (“e fazem”) parte da vida da escritora. “Com uma alusão breve que oferece um paralelo entre a minha cidade e a Itabira de Drummond. Minha relação com Ouro Preto é também contraditória, mas de um amor profundo. Afinal, não é uma cidade qualquer, é uma das cidades mais emblemáticas e fascinantes do Brasil”, avalia.
Outra metrópole que a inspirou foi a Cidade do México. “Uma capital incrível, com vários tempos superpostos: monumentos pré-colombianos e coloniais, populações e comidas indígenas, canções doloridas e sonhos muitas vezes frustrados. Afinal, não é fácil estar na fronteira do império americano.
Aliás, amei o México, não o trocaria de jeito nenhum pelos EUA”, declara.
Evento
Neste sábado, 9 de novembro de 2024, Guiomar de Grammont lança o livro a partir das 11 horas, na Livraria Scriptum. O evento terá a mediação de Emilio Maciel – Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e professor-associado do ICHS/UFOP.
Serviço
Lançamento do livro “Mais pesado que o ar”, de Guiomar de Grammont
Quando. Sábado, 9 de novembro, às 11 horas
Onde. Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99 – Savassi)
Quanto. O evento é aberto ao público em geral. O livro será vendido ao preço de R$ 48,90.
Venda também no site da Editora Tinta Negra e na Amazon