Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Grupo XIX de Teatro apresenta peças audiovisuais, resultado cênico de núcleo de pesquisa

As quatro obras audiovisuais são resultado cênico do Núcleo de Pesquisa O Cinema Como Presença, orientado e coordenado por Luiz Fernando Marques
Grupo XIX de Teatro
Grupo XIX de Teatro. Crédito: Luiz Fernando Marques / Divulgação

De 7 a 10 de agosto, o Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, apresenta quatro obras audiovisuais resultado cênico do Núcleo de Pesquisa O Cinema Como Presença, orientado e coordenado por Luiz Fernando Marques, diretor artístico do grupo. Os ingressos são gratuitos e a transmissão ocorre pelo Zoom. 

Dessa forma, o tensionamento entre o teatro e o audiovisual foi base para o estudo do núcleo durante oito meses. A pesquisa começou em formato virtual, com estudos sobre as possibilidades do fazer teatral dentro do ambiente digital. O resultado são quatro obras audiovisuais que se apresentam em uma relação direta com o público via plataforma digital. São elas: DENTRO de Milton Aires, com direção, roteiro e atuação de Milton Aires; Simulacro, com concepção de Sol Faganello; Contínua, com direção e roteiro de Carol Gierwiatowski; e O Nome da Peça, com concepção de Ivan Alves. 

O teatro em tela plana

O questionamento do que define a presença no teatro e como trazer a manifestação artística para a tela plana, perpassam os estudos, já que a pandemia fez com que a imagem ganhasse mais corpo com o teatro e os corpos mais elasticidade com o cinema, de acordo com Luiz Fernando Marques. 

[O QUE] Grupo XIX de Teatro e Núcleo de Pesquisa O Cinema Como Presença [QUANDO] 7 a 10 de agosto [ONDE] Zoom [QUANTO] Gratuito com retirada de ingressos pelo Sympla.

Grupo XIX de Teatro
Grupo XIX de Teatro. Crédito: Luiz Fernando Marques / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!