
Grupo XIX de Teatro. Crédito: Luiz Fernando Marques / Divulgação
De 7 a 10 de agosto, o Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, apresenta quatro obras audiovisuais resultado cênico do Núcleo de Pesquisa O Cinema Como Presença, orientado e coordenado por Luiz Fernando Marques, diretor artístico do grupo. Os ingressos são gratuitos e a transmissão ocorre pelo Zoom.
Dessa forma, o tensionamento entre o teatro e o audiovisual foi base para o estudo do núcleo durante oito meses. A pesquisa começou em formato virtual, com estudos sobre as possibilidades do fazer teatral dentro do ambiente digital. O resultado são quatro obras audiovisuais que se apresentam em uma relação direta com o público via plataforma digital. São elas: DENTRO de Milton Aires, com direção, roteiro e atuação de Milton Aires; Simulacro, com concepção de Sol Faganello; Contínua, com direção e roteiro de Carol Gierwiatowski; e O Nome da Peça, com concepção de Ivan Alves.
O teatro em tela plana
O questionamento do que define a presença no teatro e como trazer a manifestação artística para a tela plana, perpassam os estudos, já que a pandemia fez com que a imagem ganhasse mais corpo com o teatro e os corpos mais elasticidade com o cinema, de acordo com Luiz Fernando Marques.
[O QUE] Grupo XIX de Teatro e Núcleo de Pesquisa O Cinema Como Presença [QUANDO] 7 a 10 de agosto [ONDE] Zoom [QUANTO] Gratuito com retirada de ingressos pelo Sympla.
