Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Grupo Maria Cutia realiza a primeira edição da Mostra Excêntrica de 10 a 24 de maio

O primeiro festival online da companhia traz cenas inéditas concebidas para o digital por palhaços convidados e estudantes de palhaçaria
Por Jaiane Souza
Circo Para Todos
Rodrigo Robleño. Foto: Carla Mesquita / Divulgação

Com a temática da excentricidade no cotidiano, o Grupo Maria Cutia realiza, de 10 a 27 de maio, a Mostra Excêntrica. Este é o primeiro festival online da companhia mineira e traz cenas inéditas feitas para o digital por palhaços convidados e estudantes de palhaçaria. As exibições ocorrem sempre às segundas e quintas-feiras em horários inusitados. Ou seja, às 18h21 e 18h22, pelo Instagram e pelo canal do YouTube do grupo.

A Mostra Excêntrica surgiu durante o período de isolamento e traz como tema central a palhaçaria, linha de pesquisa da companhia. Além disso, contrasta com as origens do grupo, que nasceu em 2006 e sempre se apresenta em praças, parques e ruas do Brasil e do mundo. Além dos espetáculos, haverá também oficinas e o Fim de Papo, conversa entre palhaços e público para encerrar a programação. 

Temática e programação

A excentricidade foi pensada como foco devido à particularidade do palhaço já que podem ser burlescos, bobos, ridículos e excêntricos, segundo Mariana Arruda. Ela é atriz, palhaça e fundadora do Grupo Maria Cutia. Sendo assim, o objetivo da mostra é apresentar essa excentricidade mesmo que dentro de casa, em outra plataforma. 

Às quintas-feiras, o público confere o Minuto Excêntrico, com cenas experimentais com um minuto de duração. Elas pertencem a alunos dos cursos online de palhaçaria do Maria Cutia. Por outro lado, o Cenas em Casa tem um cardápio de obras inéditas entre 5 e 10 minutos. Todas concebidas especialmente para a mostra por artistas como Rodrigo Robleño e Thainá Rodrigues. 

mostra excêntrica
“Temperatura Máxima”, do Palhaço Toninho Caetano (Kauê Roch). Foto: Marlon de Paula / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!