Grupo Corpo apresenta duas coreografias no Cine Theatro Brasil no encerramento das atividades do ano
Já é tradição: antes das férias o Grupo Corpo faz uma temporada popular em Belo Horizonte. Em 2024, os espetáculos escolhidos são “Gil Refazendo” (2022) e “Benguelê” (1997). As apresentações serão de 05 a 08 de dezembro, no Cine Theatro Brasil. As montagens têm músicas criadas, respectivamente, por Gilberto Gil e João Bosco. As vendas serão abertas ao meio dia desta terça-feira (26/11) por meio do site Eventim.
Com 40 minutos de duração, Gil Refazendo explora temas brasileiros e ancestrais da música de Gilberto Gil. É um espetáculo fruto de Gil, de 2029, e criado durante a pandemia. Por isso, são bastantes simbólicas os girassóis que compõem o cenário em projeção. Na música, surgem frases e temas de canções de Gilberto Gil – retrabalhadas, mas perfeitamente reconhecíveis nas suas variações, sobre tambores ancestrais, distorções do aparato eletrônico, afoxé, modinha, berimbau e um naipe de sopros de pegada jazzística.
Tradição
Já Benguelê é uma das montagens mais emblemáticas na história do Grupo Corpo. Com música de João Bosco, ou seja, violão marcante, o balé é também uma homenagem às raízes das tradições brasileiras. O espetáculo estreou em 1998 e segue vibrante no repertório da companhia. Nos primeiros três quartos do espetáculo, o rito afro, o jogo de roda, a quadrilha, os cortejos e as danças dos devotos se misturam. Já o final é pura festa, com a coroação do Rei do Congo explodindo em cores e alegria.
GIL REFAZENDO E BENGUELÊ
Cine Theatro Brasil
Av. Amazonas, 315
5 a 8 de dezembro
[quinta a sábado, 20h • domingo, 18h]
Ingressos: R$ 39,80 [inteira]; R$19,90 [meia]?
Classificação indicativa: livre
Duração: 1h41 (com intervalo de 20 minutos)