fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Greta Van Fleet é o novo Led Zeppelin?

O grupo foi criado em 2012 e mesmo com pouco tempo de estrada já é comparado à lendária Led Zeppelin

Por Jaiane Souza *

07/01/2020 às 10:09 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Jerry Michael Jones

Em 2012, nasceu Greta Van Fleet, banda que seria considerada o grupo revelação da década na música em 2019 pelo portal Loudwire. Josh Kiszka (voz), Jake Kiszka (guitarra), Sam Kiszka (baixo) e Daniel Wagner (bateria) são os responsáveis pela execução do hard rock que, muitas vezes, é comparado ao Led Zeppelin. Entretanto, o grupo afirma que a banda britânica não é a única influência. Mesmo assim, o próprio Robert Plant (vocalista do Led) já atestou: “Há um grupo em Detroit chamado Greta Van Fleet: eles são o Led Zeppelin.”

Assim sendo, vejamos em quais pontos os dois grupos se aproximam. Será que o Greta Van Fleet é o novo Led Zeppelin?

História

Greta Van Fleet foi criada em Michigan pelos irmãos Kiszka e pelo vizinho deles Daniel Wagner. A banda começou a ganhar projeção quando uma de suas músicas, Standing on, apareceu em uma propaganda de carro em 2014. Após isso, em 2016, a canção Highway tune apareceu na TV e apenas em 2017 o Greta lançou oficialmente a música para o mundo nas plataformas de streaming. O grupo é caracterizado como hard rock e blues rock, mas como dito antes, não é apenas Led Zeppelin que inspira a essência de Greta Van Fleet. As influências do blues são nomes como Taj Mahal, Howlin’ Wolf, Elmore James e Robert Johnson, por exemplo. Por outro lado, os clássicos do rock n’ roll base para os jovens da Van Fleet são The Who, Jimi Hendrix e Beatles.

Já o Led Zeppelin encerrou as suas atividades em 1980. O grupo foi formado em Londres em 1968 com Jimmy Page na guitarra, Robert Plant no vocal, John Paul Jones no baixo e teclado e John Bonham na bateria. O estilo pode ser caracterizado por uma sonoridade que transita entre o hard rock, heavy metal, blues rock, folk rock, rock progressivo e psicodélico. Ao todo foram oito álbuns que receberam diversos prêmios como American Music Awards, Grammys e fa nomeação como a 14ª maior banda de todos os tempos em 2004. Começando por aí deu para sentir o nível de responsabilidade que Greta Van Fleet carrega na comparação. 

Sonoridade

O primeiro aspecto a ser observado é a voz do vocalista de ambas as bandas. Josh Kiszka tem uma voz potente e aguda, a qual se assemelha muito com a de Robert Plant. Os mais especialistas na área musical consideram a comparação injusta, já que Plant é um dos maiores nomes da música mundial. Isso porque o cantor e compositor influenciou diversos artistas como Freddie Mercury e Axl Rose. Além disso, ele foi eleito o 15º melhor vocalista da história pela Revista Rolling Stone e melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos pela revista Hit Parader. 

Estética

Desde a fundação, os jovens do Greta Van Fleet apostam em um visual despojado como os hippies e das pessoas dos anos 1960 e 1970. Em geral, as roupas eram coloridas e largas. Os homens usavam barba e cabelos compridos e as mulheres investiam em flores nos cabelos. Ademais, tinha também os acessórios: artesanatos em geral, bordados, cristais e coletes. Em uma rápida busca pela internet dá para perceber que tanto Led Zeppelin quando Greta Van Fleet são/eram adeptos de estilos parecidos. 

 

Led Zeppelin Foto: Dick Barnatt / Redferns

Letras

Bem como a banda Led Zeppelin era adepta a usar em suas canções fenômenos e itens da natureza, os meninos do Greta Van Fleet também usam desse artifício. É comum ver comparações da mulher amada com flores, estrelas e animais. O poder do amor e da paixão também aparecem de forma arrebatadora, e ambos os vocalistas cantam com emoção os efeitos desses sentimentos. De maneira idêntica, a temática “flower power” também marca presença nas composições da banda, mantendo o nível das canções em um patamar de paz e amor. “Flower power” foi uma espécie de slogan que os hippies usaram para pregar um pensamento de não-violência em resposta à Guerra do Vietnã.

A comparação pode ser feita a partir das músicas Power flower, do Greta Van Fleet e Tangerine, de Led Zeppelin.

Estilo de vida

Ambos os grupos também sempre procuraram enxergar o rock como estilo de vida. Isso era mais perceptível entre os anos 1960 e 1970, pois pensar o rock dessa forma ia além da música em si. Os artistas e fãs do estilo musical o utilizavam como ferramenta de resistência e de sobrevivência. Só para exemplificar, o ritmo marcou presença em momento importantes da história como a recessão econômica na Inglaterra e a subversão, já que colocava em harmonia as culturas de negros e brancos no período do Apartheid. Em resumo, o rock é um modo de viver e ver a vida com amor, gratidão e paixão, tanto por si mesmo quanto para com os outros.

Os meninos que estão fazendo música no Greta Van Fleet desde 2012, buscam autonomia e originalidade nas produções. Mas é inegável que existam referências vindas do Led Zeppelin. Comparações já existem, bem como as críticas. Resta esperar alguns anos para conhecer o legado da nova geração da música mundial. 

 

photo

Quem é Chico Buarque escritor?

Que Chico Buarque é um músico renomado e de poesia refinada já é claro. Entretanto, Francisco Buarque de Hollanda também se envereda pelos lados da literatura e da dramaturgia. Além de cerca de 80 discos entre parcerias, solos e compactos, o gigante da música brasileira já lançou diversos livros: romance, novela e dramaturgia. A publicação […]

LEIA MAIS
photo

Quem é Octavio Cardozzo: da timidez ao carnaval

O técnico em análises clínicas Octavio Cardozzo nunca imaginou que poderia viver de música. O emprego no Hospital das Clínicas, onde chegou a estagiar, era um futuro esperado. Mas o menino tímido nascido em Belo Horizonte se descobriu como cantor no reality show ‘Ídolos’ e passou a integrar alguns dos maiores blocos do carnaval de […]

LEIA MAIS
photo

Modern Love: dica de série para quem quer algo leve e rápido

Quando você escolhe ver uma série cujo nome é amor moderno, em uma tradução livre, o que passa pela sua cabeça? Outras possibilidades de encontros amorosos? Outros modelos de casais? Talvez sejam estas expectativas normais, mas que felizmente a série Modern Love não corresponde. Até passa por elas, claro, mas vai sutilmente além. É justamente […]

LEIA MAIS