Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Programas com acesso gratuito para o final de semana? Tem, sim, senhor!

Gostou? Compartilhe!

O Culturadoria selecionou, aqui, dez eventos com acesso gratuito para curtir nos próximos dias – com ênfase no final de semana. Confira!

O dinheiro está curto? Sem problemas. Não é nenhum impedimento para se jogar na programação cultural da capital mineira neste final de semana. De eventos juninos a um show com repertório dedicado a Alcione, tem muita opção com acesso gratuito. E, o que é melhor: programas de altíssima qualidade. Tem Festival Internacional de Corais, tem projeções no Baixio Viaduto Santa Tereza, tem leitura para crianças no Shopping Boulevard, palestra super pertinente na AML e muito mais. Confira e anote na agenda!

Projeta – Baixio Viaduto Santa Tereza

Nos dias 15 e 16 de junho, sábado e domingo, o Baixio Viaduto Santa Tereza irá se transformar em uma galeria de arte projetada das 19h às 22h. Trata-se do Projeta, nova ação cultural que integra diversas artes às tecnologias de projeção de luz e imagem. Desse modo, oferece oportunidades para artistas emergentes, especialmente das periferias. São projeções das obras criadas pelos participantes de diversas oficinas realizadas em maio. Ou seja, de fotografia, poesia, design, dança e audiovisual. Ao todo, mais de 50 novos artistas foram certificados.

Marina Gomes se apresenta neste domingo, às 11h, no Memorial Vale: show tem acesso gratuito (Alexandre Biciati/DIvulgação)
Marina Gomes se apresenta neste domingo, às 11h, no Memorial Vale: show tem acesso gratuito (Alexandre Biciati/DIvulgação)

A ação irá iluminar o espaço com as obras dos alunos, que serão reproduzidas em sete telas de tamanhos variados. A galeria contará, ainda, com tela para a exibição de imagens geradas pelo público, por meio de uma ativação de inteligência artificial. Além da exposição projetada, haverá DJs e VJs, batalha de MCs, entre outras atrações. Vale lembrar que o Baixio passa por uma transformação para se tornar o Centro de Referência das Culturas Urbanas. Acesso gratuito.

Festival Internacional de Corais – FIC 2024 

O Festival Internacional de Corais (FIC) está de volta para sua 23ª edição, com o tema Gerais. Neste final de semana, tem uma apresentação de respeito. Será no domingo, dia 16, quando a Igreja São José, na Avenida Afonso Pena, será o cenário para uma exibição que promete tocar a alma. Os convidados são o Coral Minas Tênis e Coral Canto & Vida. No dia seguinte, será a vez de o Museu Mineiro abrir suas portas para receber a música coral. A agenda segue mês afora. Desse modo, no dia 24, o Museu de Artes e Ofícios será palco para mais uma performance. Já no dia 29, o Museu Casa Kubitschek será o palco. E para fechar o mês, no dia 30, a icônica Igrejinha da Pampulha será o local escolhido. Mais informações no site oficial.

Movimento Quem Ama Não Mata – Palestra na AML

No dia 15 de junho, sábadoa Academia Mineira de Letras (AML), em parceria com o movimento Quem Ama Não Mata, traz a palestra “Política e Feminismo: conquistas, desafios e violências”. A iniciativa, de acesso gratuito, propõe debate sobre a participação das mulheres na esfera pública da política. Uma das convidadas é Branca Moreira Alves, autora de “Ideologia & feminismo: a luta da mulher pelo voto no Brasil” (1980). E, ainda, Marlise Matos, professora e pesquisadora do Departamento de Ciência Política da UFMG. Também coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM/UFMG). O evento acontece no auditório da AML (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes), a partir das 10h, com abertura de portões 30 minutos antes. Interpretação em Libras. Informações para o público pelo Instagram da AML.

“80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha” no Cine Santa Tereza

De 14 a 16 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 Santa Tereza), o Especial “80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha”. A iniciativa traz uma seleção de filmes e sessões comentadas. A ideia é mostrar abordagens diversificadas deste importante marco arquitetônica. A programação especial integra as atividades de encerramento das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. Antes de cada sessão, será exibido um dos cinejornais do acervo do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, com registros históricos. Acesso gratuito, com retirada de ingressos na Sympla e na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.

Dia do Pequeno Artista

Neste sábado, 15 de junho, será realizada a primeira edição de 2024 do “Dia do Pequeno Artista”, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). O acesso é gratuito. Assim, das 10 às 17 horas, serão oferecidas ações de música, cinema, teatro, dança e circo para crianças, desde a primeira infância até a pré-adolescência. Os jardins do Palácio das Artes ficarão abertos com apresentações artísticas, brincadeiras e oficinas formativas. Haverá também uma feira permanente de troca de livros em frente à Biblioteca. Desse modo, crianças, pais e convidados poderão trocar livros para incentivar a leitura desde o início da alfabetização.

Projeto “Leitura para Todos”

Neste mês de junho, o Boulevard Shopping BH participa da 4ª edição do projeto Leitura para Todos, que busca incentivar o hábito da leitura entre crianças em situação de vulnerabilidade. Em Belo Horizonte, serão distribuídos mais de 2 mil livros para crianças de até 7 anos, por meio de instituições sociais localizadas próximas ao mall. O espaço também promove, gratuitamente, sessões de contação de histórias. Elas vão acontecer aos sábados e domingos, dias 15, 16, 22 e 23 de junho, no piso 3. Envolvem os artistas Alessandra Vinsentin, Anna Lirah e João de Ana. Para participar, é necessário inscrição prévia no site (boulevardshopping.com.br), escolhendo data e horário. 

Festas juninas

O Culturadoria fez um roteiro de festas juninas, e muitas delas têm acesso gratuito. Caso do Arraiá do CCBB BH (Praça da Liberdade, 450). Em sua 3ª edição, o evento conta com apresentações musicais, quadrilhas, barracas de comidas e bebidas típicas, aula de dança, além de brincadeiras para as crianças. A programação inclui as quadrilhas Fogo de Palha, Feijão Queimado e Casa do Chapéu, as bandas Suvaco Xerôso, Pisa na Fulô, Trio Gandaiêra e Arrasta Pezinho. Tal qual, aula de forró com o professor Vito do Forró, set da DJ Aída. E, ainda, o espetáculo musical “A Incrível Quadrilha de um Homem Só”, bem como Teatro de Bonecos e show do Forró do Zé Pequeno para Baixinhos”. De 13/06 a 16/06/2024. No Pátio e na Área Externa.

Sinfônica em Nova Lima

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) faz um concerto especial neste domingo, dia 16 de junho, às 10h30. O evento será no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, localizado na Praça Bernardino de Lima, no centro de Nova. No repertório, uma seleção de obras-primas da música clássica, de autores como o francês Maurice Ravel o russo Nikolai Rimsky-Korsakov. O maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, André Brant, e o maestro suíço Claude Villaret serão os responsáveis pela regência. A apresentação terá ainda a participação do Coral Adulto da Escola de Música de Nova Lima, além da soprano Camila Corrêa como solista. O acesso é gratuito. Os ingressos podem ser retirados no local, a partir de 1h antes do início do evento. 

Abya Yala

Exposição de arte e artesanato Indígena & Imigrante de BH. EVENTO CANCELADO

Marina Gomes canta Alcione

A cantora, compositora e instrumentista Marina Gomes apresenta neste domingo, 16 de junho, às 11h, no Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640), show que integra o projeto Contemporâneo. No repertório, músicas de Alcione. Foi dentro de casa, nas serestas de final de semana, que as melodias e a peculiaridade do cantar de Alcione influenciaram Marina. Compositora, cantora e instrumentista, ela dedica sua via artística ao samba. Lançou o primeiro disco, ‘O Samba é meu Guia’, em 2015. Já o segundo, “Central do Amor”, em maio de 2023. Marina, atua também como instrumentista e/ou cantora nos grupos Pagode das Mina e Abre a Roda – Mulheres no Choro. Retirada de ingressos 1 hora antes do evento. Apenas um ingresso por pessoa. Sujeito a lotação.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]