fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Grandes atrações em 2020 em BH

Dentre as novidades estão: exposição sobre o Egito, show de Mcfly, homenagem a Beethoven

Por Thiago Fonseca *

02/01/2020 às 08:54 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Acervo CCBB Rio / Divulgação

O ano de 2019 foi bem agitado na cultura em Belo Horizonte. Tivemos programação extensa, grandes exposições, shows internacionais e nacionais. Em 2020 não será diferente. A cidade passa por uma efervescência cultural fantástica e podemos esperar só coisas boas na cultura e grandes atrações em 2020.

Entre as já confirmadas na cidade estão exposições internacionais como acervo de obras do Egito Antigo, no CCBB. Na música, teremos concertos e shows com nomes nacionais e internacionais. Como por exemplo, Mettalica, Mcfly e Roger Hodson. Confira lista com as principais atrações, divulgadas até agora, para a agenda cultural da capital em 2020.

CCBB

Em 2020 o Centro Cultural Banco do Brasil trará a BH uma exposição inédita sobre o Egito Antigo. Nela serão expostos esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo, além de instalações cenográficas e interativas que permitem uma viagem ao tempo dos faraós.

Planeta Brasil

O ano começa e logo de cara vem um dos festivais mais plurais de Minas, o Planeta Brasil. No dia 25 estarão reunidos no Mineirão grandes nomes da música nacional e internacional. Entre os destaques estão as presenças inéditas do rapper americano Tyga e dos australianos do grupo Stick Fingers e o cantor Nick Murphy, que se apresentam pela primeira vez no Brasil. Além deles, outros nomes bem conhecidos do público como Caetano Veloso, Marcelo Falcão, Natiruts, Anavitória & Vitor Kley, Melim, Racionais, Black Alien, Vintage Culture, Jão & Duda Beat, Djonga e outros. Ao todo mais de 40 atrações se apresentam nos cinco palcos do Festival, em 12h de festa.

Metallica

A banda norte-americana Metallica trará sua nova turnê, “WorldWired Tour”, ao Mineirão no dia 27 de abril de 2020. O esperado show tem abertura confirmada de Greta Van Fleet, banda de hard rock americana formada em 2012, no Michigan. BH é uma das quatro cidades do Brasil escolhida para a apresentação. O WorldWired Tour é uma turnê de concerto da banda em apoio ao décimo álbum de estúdio Hardwired.

Foto: T4F / Divulgação

Km de Vantagens Hall

O espaço conhecido por trazer grandes shows a capital mineira recebe em 2020 a turnê de retorno de Mcfly, Roger Hodson e shows nacionais, como por exemplo, Zé Ramalho. A banda inglesa McFly, está de volta ao Brasil! Após 7 anos Tom, Danny, Dougie e Harry incluíram nosso país em sua esperada turnê de retorno. O grupo vai se apresentar em sete cidades. Em BH o show é dia 21 de março. Já Roger Hodgson, uma das vozes mais marcantes da história do rock mundial, volta com sua turnê mundial: Breakfast in America. O cofundador, cantor e compositor da icônica banda britânica Supertramp chega dia 13 de maio em BH.

Filarmônica

O grande destaque na Temporada da Orquestra Filarmônica em 2020 é Beethoven e seus 250 anos de nascimento. Sendo assim, se apresentarão por lá jovens solistas como Ronaldo Rolim, Leonardo Hilsdorf, Danielle Akta e Daniela Liebman; os regentes convidados Leif Segerstam, Conrad van Alphen, Thomas Sanderling e JoAnn Falletta; brasileiros consagrados internacionalmente como Cristian Budu e Antonio Meneses; o trompista Eric Terwilliger e a vencedora do último concurso Rainha Elizabeth da Bélgica, violinista Stella Chen. A temporada também celebra o quinto aniversário da Sala Minas Gerais com a Segunda Sinfonia de Mahler. Clique aqui e confira um bate-papo que tivemos com o maestro sobre Beethoven.

Palácio das Artes

A Fundação Clóvis Salgado teve em 2019 quase 19% no público e espera para o ano que vem aumentar ainda mais seu número de visitantes. Para isso, preparou uma programação vasta, ainda mais que em 2020 celebra 50 anos. Em março, tem show de Frejat e além Paulinho da viola. Abril o Grande Teatro receberá apresentação do Grupo Corpo de graça. Em maio tem ópera. Julho, Morais Moreira. Já em setembro, Milton Nascimento. Em dezembro, Nando Reis. Além da programação dos cursos do Cefart, da sinfônica e coral durante todo o ano.

 

 

photo

Modern Love: dica de série para quem quer algo leve e rápido

Quando você escolhe ver uma série cujo nome é amor moderno, em uma tradução livre, o que passa pela sua cabeça? Outras possibilidades de encontros amorosos? Outros modelos de casais? Talvez sejam estas expectativas normais, mas que felizmente a série Modern Love não corresponde. Até passa por elas, claro, mas vai sutilmente além. É justamente […]

LEIA MAIS
photo

Quem é Chico Buarque escritor?

Que Chico Buarque é um músico renomado e de poesia refinada já é claro. Entretanto, Francisco Buarque de Hollanda também se envereda pelos lados da literatura e da dramaturgia. Além de cerca de 80 discos entre parcerias, solos e compactos, o gigante da música brasileira já lançou diversos livros: romance, novela e dramaturgia. A publicação […]

LEIA MAIS
photo

Man Ray em BH: um guia para explorar a mostra em cartaz no CCBB

Estrelas da moda, de Hollywood e das artes plásticas. Figuras que mudaram o rumo das áreas onde atuaram, tipo Picasso, Duchamp, Coco Channel. Todos passaram pelas lentes do fototógrafo americano Man Ray, cujos registros estão entre as mais de 200 fotografias que compõem o acervo da exposição montada até fevereiro no Centro Cultural Banco do […]

LEIA MAIS