No domingo, 22 de dezembro, uma edição especial do Gongada Drag ocorre no palco do Cine Theatro Brasil, com entrada franca para pessoas trans
A Gongada Drag adentra o palco do Cine Theatro Brasil Vallourec, neste domingo, 22 de dezembro, com o especial de Natal. Nessa data as drags vão apresentar números temáticos, com convidadas, convidados e convidades especiais. A saber: Dacota Monteiro, as mineirinhas Nayla Brizzard e Charlote, as participações especiais de Rodrigo Apresentador e dos comediantes Babu Carreira e Pahby. Como de praxe, o evento reúne drags, comediantes da diversidade e o apresentador Bruno Motta em uma mistura de stand-up, improviso, auditório, reality show. “Estamos conseguindo misturar um elenco sensacional, com mix de drags da noite e dos realities, e de diferentes gerações, com importantes comediantes LGBT+ da cena artística nacional”, destaca o apresentador e idealizador Bruno Motta.
O evento Gongada Drag sido apresentado em casas como Teatro Bradesco (SP), Teatro Riachuelo (RJ) e Arena Tatuapé (SP), além de Belo Horizonte, Goiânia, Brasília. E, claro, as edições mensais nas casas residentes do projeto: o Teatro das Artes, em São Paulo, e o Teatro Clara Nunes, no Rio. Em Campinas (Teatro Oficina do Estudante/Iguatemi) e Belo Horizonte (Cine Theatro Brasil Vallourec) o projeto acontece a cada três meses.
Gongar
A expressão “gongar” é um código comum da noite gay, quer dizer fazer piada de alguém em público, com o objetivo de fazer todos rirem – inclusive o alvo. Nos palcos, a ideia virou comédia e deu origem ao espetáculo “Gongada Drag”, sucesso de público em várias cidades. A “Gongada Drag” é uma fusão entre o estilo “roast” de comédia e a energia criativa das Drag Queens do Brasil. E claro, celebrando as lendárias Drag Queens da cena noturna do Brasil e as maiores personalidades do mundo LGBT+, sempre com uma grande homenageada e elenco diferente nas apresentações.
Bruno Motta
O apresentador e criador do evento é o humorista Bruno Motta, um dos pioneiros da comédia stand-up no Brasil. Ele se tornou dos mais conhecidos apresentadores do espetáculo “Improvável”, com Barbixas, e um dos criadores do fenômeno Furo MTV. É ele quem comanda o espetáculo, inclusive escolhendo sempre aquela que será homenageada e gongada da apresentação. “Inacreditável o quanto foi rápida a aceitação do público para esse projeto. Acho que realmente criamos algo que não existia. Ou seja, um espetáculo fixo de comédia, drags, gongação, que é uma aula de bom humor, com duas horas e meia de risada. Só que fora da boate, da cena noturna. Estamos conseguindo misturar um elenco sensacional, com mix de drags da noite e dos realities. Acho que é um grande momento para a arte LGBTQI+ no Brasil”, ressalta Motta.
Entrada gratuita para pessoas trans
A lista Trans Free é um projeto de inclusão à cultura para pessoas transexuais. Aquelas que quiserem assistir, devem se cadastrar no link que está na bio do Instagram no Projeto Gongada Drag. O prazo para inscrição é até um dia antes da apresentação. No entanto, há um limite de 20 ingressos por apresentação. Após fazer o pedido, aquelas que se inscreveram vão receber por e-mail o resultado com as orientações para retirada do ingresso. Quem não foi contemplado, poderá comprar o ingresso com um preço social, que varia de acordo com o local da apresentação e o assento escolhido. O ingresso social está descrito na plataforma de vendas online.