Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Música de Domingo celebra o Dia do Jazz com Glaw Nader

Gostou? Compartilhe!

Além de Glaw Nader, o evento, que acontece no Teatro Francisco Nunes, vai reunir, no palco, 11 instrumentistas mulheres

Comemorado em 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz norteia a nova edição do projeto Música de Domingo, do Teatro Francisco Nunes. Assim, a iniciativa recebe a pianista, cantora, compositora e arranjadora Glaw Nader. Integrando o Circuito Municipal de Cultura, o show “Trama”, da artista mineira, vai reunir 11 instrumentistas mulheres no palco e acontece neste domingo, 28 de abril, às 11h. Os ingressos são gratuitos.

O show “Trama” é fruto da residência artística de mesmo nome idealizada por Glaw Nader e oferecida a mulheres instrumentistas dentro da programação do “Savassi Festival 2023”. Desse modo, ao longo de cinco dias, foram trabalhados, entre as participantes, parâmetros para a formação musical. como fundamentos de harmonia, improvisação e arranjo. “Nesse trabalho teórico-prático, levantamos um repertório de estudo, que baseia boa parte do que apresentaremos neste show”, conta Glaw.

Glaw Nader, que apresenta o show "Trama", neste domingo, dia 28 de abril ( Eduarda Fonseca/Divulgação)
Glaw Nader, que apresenta o show "Trama", neste domingo, dia 28 de abril ( Eduarda Fonseca/Divulgação)

Repertório

O repertório do show privilegia compositores negros brasileiros que difundiram o jazz pelo Brasil, entre eles alguns de Belo Horizonte. “Ou seja, temos releituras de Moacir Santos, Baden Powell, Milton Nascimento, Tânia Maria, Marku Ribas”, diz Glaw, lembrando que o repertório também contempla uma uma composição dela. “Além disso, trazemos a música de Miles Davis para o palco, pelo que o músico representa na difusão do jazz para vários públicos”, conta a artista.

Glaw Nader destaca a potência feminina do espetáculo, que conta com 13 instrumentistas no palco, sendo 11 mulheres. Ao todo, a instrumentação do show é formada por piano, saxofone, flauta, percussão, bateria, baixo, acordeon, clarinete, voz e violoncelo. “É importante destacar que Belo Horizonte possui uma cena bastante expressiva de mulheres na música e, claro, de mulheres instrumentistas. E esta é a primeira big band majoritariamente feminina da cidade”, afirma Glaw.

Mulheres instrumentistas

A cantora lembra que ainda há muitos desafios quando se fala de mulheres instrumentistas, de espaços e acessos para elas. “Mas acredito que é esse o modo de derrubar obstáculos, criar o próprio caminho e mostrar o nosso trabalho”, completa. Sobre o Dia Internacional do Jazz, ela diz: “Fiquei super feliz quando a notícia-convite chegou. Primeiramente, porque o jazz e a música instrumental são os gêneros que eu mais pesquiso e articulo nos meus trabalhos”.

Tal qual, ela lembra que apresentar, para a cidade, esse trabalho (“com artistas maravilhosas e um repertório à altura da ocasião”) é uma oportunidade de inaugurar um novo capítulo. “Uma nova história. “E, assim, ver os palcos da cidade se abrindo para a presença de mulheres instrumentistas no jazz e na música instrumental”.

Glaw Nader

Pianista, compositora, arranjadora e cantora, Glaw Nader também atua como produtora musical, professora e pesquisadora de música na UFMG. Como artista, já dividiu o palco com grandes artistas, como Toninho Horta, Túlio Mourão, Sérgio Pererê e Iza Sabino. A musicista já se apresentou em importantes festivais como o Festival da Arte Negra (FAN), Savassi Festival, Tudo é Jazz, Sons do Brasil e Festival Sonora, bem como vários outros.

Em 2023, lançou o álbum “Tempo de Amor”, tributo a Baden Powell, ano que também venceu o primeiro lugar na categoria Circulação no edital BH Instrumental. Atualmente, integra a equipe do rapper Djonga como backing vocal.

Serviço

Circuito Municipal de Cultura

Música de Domingo – Dia do Jazz | Glaw Nader apresenta “Trama”

Quando. Domingo, 28 de abril, às 11h

Onde. Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 – Centro)

Quanto. Entrada gratuita mediante retirada de ingresso neste link

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]