Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Grupo Giramundo anuncia construção de teatro em Lagoa Santa

Segunda sede do grupo de teatro de bonecos será no Mercadão Internacional, empreendimento com mais de 40 mil m²
Bia Apocalypse. Foto: Bia Apocalypse/Divulgação
Bia Apocalypse. Foto: Bia Apocalypse/Divulgação

Sabe aquele tipo de ligação inesperada? Pois é, foi uma dessas que apareceu no celular de Bia Apocalypse com o convite para uma reunião que resultou em proposta inusitada. Que tal, justo na esteira das comemorações dos 50 anos do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos a companhia tivesse a oportunidade de ter mais um teatro, porém na cidade onde nasceu? 

Foi esse o convite que a diretora artística do grupo recebeu e, claro, topou a empreitada. O Giramundo foi criado em 1970, em Lagoa Santa, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, que ainda vive na cidade. Voltar, aos 50 anos, é muito significativo. Mas ainda falta uma estrada a percorrer. 

A área onde será o futuro Teatro Municipal Álvaro Apocalypse está garantida. O projeto também, mas ainda faltam os recursos para erguer o empreendimento dentro do Mercadão Internacional de Lagoa Santa. As obras desse imenso complexo da iniciativa privada que vai unir arte, gastronomia e diversas outras áreas estão avançadas. 

Planos

A área de 40 mil m² tem três grandes galpões. Vai ter um pouco de tudo. Ou seja, artesanato, empório, casas de carne, peixaria, padaria artesanal, sacolão, cervejaria, casas de vinho e azeite, sorveteria, gastronomia regional e internacional. Está prometida até uma boate dentro de um avião abandonado. 

Ainda que a previsão de inauguração seja em 2021, a ocupação do Grupo Giramundo por lá será em partes. Para começar, sete bonecos gigantes do espetáculo Torres Andantes (2011) já estão espalhados pela área externa. A montagem é um desfile de rua com personagens que medem mais de quatro metros de altura. 

A peça é conduzida por MC’s do movimento hip hop. Na temporada de estreia, por exemplo, a performance musical ficou a cargo de  Djonga, Hot, Kdu e Freud. A ideia é que a inauguração do Mercadão seja com a apresentação de Torres Andantes. Há uma data reservada para outubro mas tudo depende do andamento da pandemia.

Exposição e formação

Assim como já ocorre na sede em Belo Horizonte, o Giramundo também vai montar em Lagoa Santa exposições com o acervo da trupe. Além disso, o projeto do Mercadão também contempla a consolidação da Escola de Formação do Giramundo, com oferta de cursos ao longo do ano. Entre as opções de formação estão desenho, projeto, construção, modelagem, pintura, acabamento, figurino, manipulação das marionetes e espetáculo. 

Com o espaço para a viabilização do projeto garantido, ficamos na torcida para que o  Teatro Municipal Álvaro Apocalypse, em Lagoa Santa, se torne realidade.

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!