Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Violonista Gabriele Leite se apresenta dia 12 de março, abrindo Festival de Maio

Gostou? Compartilhe!

Jovem expoente do violão, Gabriele Leite, 26 anos, foi o nome convidado para abrir a temporada 2024 do Festival de Maio

O Festival de Maio lança, neste mês de março, a temporada 2024 com quatro concertos. Iniciado em 2013 pela pianista Celina Szrvinsk, idealizadora da iniciativa, o Festival de Maio entrou em campo primeiramente com a proposta de formar público. Do mesmo modo, divulgar a música brasileira de concerto, bem como homenagear músicos e compositores nacionais. Tal qual, apresentar artistas de destaque no cenário musical brasileiro e internacional. Considerada destaque na nova geração do violão brasileiro, Gabriele Leite é quem abrirá a temporada.

Assim, ela se apresenta no dia 12 de março, uma terça-feira, no palco do Centro Cultural Unimed-BH Minas. O concerto, cujo início está previsto para às 20h30, será em homenagem às Mulheres. Desse modo, marca o lançamento do primeiro álbum gravado por Gabriele, “Territórios”, produzido e distribuído pela gravadora Rocinante. No programa, obras dos compositores Edino Krieger, Heitor Villa-Lobos e William Walton, presentes no disco e prelúdios do compositor espanhol Francisco Tárrega.

Gabriele Leite, que se apresentará no palco do Centro Cultura Unimed Minas, no dia 12 (Diego Bresani / Divulgação)
Gabriele Leite, que se apresentará no palco do Centro Cultura Unimed Minas, no dia 12 (Diego Bresani / Divulgação)

Virtuose

Mestre pela Manhattan School of Music, Gabriele Leite é hoje, aos 26 anos, doutoranda e professora assistente do curso de violão da Stony Brook University, em Nova York. Em 2020, foi apontada como uma das 30 celebridades abaixo dos 30 anos pela Forbes Magazine. O carisma, domínio técnico e interpretação primorosa ao violão têm garantido grande sucesso junto ao público e à crítica. Dentre as conquistas da jovem, destacam-se, por exemplo, os prêmios Hubert Kuppel (Alemanha), Lillian Fuchs Chamber Music Competition (EUA) e o prestigioso Segovia Rose Augustine Award. Este último, foi outorgado pela Manhattan School of Music, Nova York, em 2022.

Sobre Gabriele, o violonista e compositor Sérgio Assa declarou que, unindo tradição e inovação, a violonista empresta as cordas do violão “a um mundo sedento pela singularidade dela”. Assim, entende ele, a música dela transcende fronteiras, fundindo um estilo atemporal com o espírito pioneiro da instrumentista. “Desse modo, a jornada dela soa como um acorde brilhante na sinfonia de excelência”.

Outros concertos

Depois do concerto de Gabriele Leite, a Temporada 2024 do Festival de Maio seguirá no dia 2 de abril, com o concerto da Família Barros e Amigos, homenageando Wiliam Barros e Dona Maria Aparecida Barros. Neste caso, a regência será de Marco Antônio Drummond. Estão previstos, ainda, o Recital Brahms (7 de maio) e o de Música Brasileira (8 de maio) ambos em homenagem ao pianista Michael Uhde.

Serviço:

Festival de Maio  – Gabriele Leite, violão

Quando. Terça-feira, 12 de março, às 20h30

Onde. Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2.244, Fone: 3516-1360)

Quanto. Ingressos: R$ 20 (inteira)

Vendas: www.sympla.com.br e na bilheteria do Teatro

O Festival de Maio é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Classificação. 10 anos.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]