Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Baseado na obra de Clarice Lispector, “A Paixão Segundo G.H” estreia em BH

Gostou? Compartilhe!

Nova investida de Luiz Fernando Carvalho, “A Paixão Segundo G.H” tem a atriz Maria Fernanda Candido como protagonista

“A Paixão Segundo G.H”, novo longa-metragem de Luiz Fernando Carvalho, entra em cartaz nos cinemas nacionais nesta quinta-feira, 11 de abril de 2024. Baseado na obra homônima de Clarice Lispector, o filme tem Maria Fernanda Candido como protagonista. Do mesmo modo, conta com a participação especial da guineense Samira Nancassa. Eleita Miss África Brasil em 2018, Samira faz, aqui, o primeiro trabalho como atriz. Com distribuição Paris Filmes, o longa tem classificação indicativa de 12 anos.

O roteiro leva a assinatura de Melina Dalboni e pelo diretor. O primeiro país a exibir o filme foi Portugal. De lá, percorreu importantes festivais brasileiros e estrangeiros, como os de Rotterdam, do Rio, bem como a Mostra de São Paulo. Uma curiosidade é que o próprio cineasta desenvolveu uma série de cinco cartazes, em parceria com a designer Patricia Menezes, da Grão. Um dos cartazes de “A Paixão Segundo G.H” nasceu a partir da técnica de colagem, feita pela artista plástica Mariana Valente, neta de Clarice Lispector, e o coletivo de colagistas dela.

Maria Fernanda Cândido em cena do filme "A Paixão Segundo G.H", que entra em cartaz agora (Paris Filmes/Divulgação)
Maria Fernanda Cândido em cena do filme "A Paixão Segundo G.H", que entra em cartaz agora (Paris Filmes/Divulgação)

Sinopse

Um dos romances mais prestigiados da trajetória da autora, “A Paixão Segundo G.H.”, publicado em 1964, em plena ditadura militar, está completando 60 anos de sua primeira edição. A trama se localiza na Rio de Janeiro de 1964. Assim após o fim de uma paixão, G.H., escultora da elite de Copacabana, decide arrumar o apartamento, começando pelo quarto de serviço. No dia anterior, a empregada pediu demissão.

O filme conta com a participação especial da guineense Samira Nancassa, eleita Miss África Brasil em 2018 (Paris Filmes)
O filme conta com a participação especial da guineense Samira Nancassa, eleita Miss África Brasil em 2018 (Paris Filmes)

No quarto, G.H. se depara com uma enorme barata que revela o próprio horror dela diante do mundo, reflexo de uma sociedade repleta de preconceitos contra os seres que elege como subalternos. Diante do inseto, G.H. vive sua via-crúcis existencial. A experiência narra a perda de sua identidade e a faz questionar todas as convenções sociais que aprisionam o feminino até hoje.

Confira, a seguir, o trailer

https://www.youtube.com/watch?v=f5EGnSx8Z9Q

Serviço

A Paixão Segundo G.H.

Brasil – 2020 – 127 min. – 12 anos – Drama – Distribuição Paris Filmes

Una Belas Artes – Sala 2 – 20h30 (este horário é válido até a próxima quarta-feira, dia 17 de abril, ainda assim, o Culturadoria aconselha ao interessado que confira o horário no site do próprio cinema, pois pode haver alteração em função de alguma exibição especial)

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]