Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Fuegos: evento volta a BH e repete modelo bem-sucedido de 2022

Gostou? Compartilhe!

No Parque da Gameleira, open bar e open food Fuegos reúne chefs e assadores de todo o país em mais de 30 estações de alimentos

Por Aline Gonçalves | Colunista de Gastronomia

O Fuegos está de volta a Belo Horizonte. Um dos eventos de gastronomia mais badalados e bem-sucedidos da capital mineira, foca ingredientes e pratos preparados diretamente com apenas carvão e lenha – em 2022, foram oito toneladas usadas. E na intenção de, a cada ano, ser maior e melhor, o organizador Marcelo Wanderley mantém o festival, em sua 5ª edição, no Parque da Gameleira, repetindo o modelo do ano passado, mas com o diferencial do mês de realização. Em 2022, ocorreu em outubro; agora, volta para um período com menor probabilidade de chuva. No ano passado, a organização estimou mais de 2 mil pessoas. 

Fuegos. Foto Nereu Jr
Fuegos. Foto Nereu Jr

As panelas, grelhas ou espetos serão comandadas por assadores, churrasqueiros e chefs famosos do país que vão trazer peixes, aves, como galetos, cortes bovinos e suínos, incluindo costelas e steaks, além de frutos-do-mar, massas, entre outros. Frutas e hortaliças orgânicos chamuscadas também estão no menu.

Ao todo, serão 33 estações de alimentos. E 8 horas de open food e open bar de cervejas especiais (Eisenbahn), água e refrigerantes. O terceiro lote para o evento tem ingressos a partir de R$ 340, pelo Sympla.

Fuegos. Foto Victor Schwaner
Fuegos. Foto Victor Schwaner

Nomes

Alguns dos nomes confirmados nesta edição vêm de diversas partes do país. O chef e apresentador Jimmy McManis, ou Jimmy Ogro, do BistrOgro, no Rio de Janeiro é um exemplo. É a chance de ver em ação, ainda, o chef e especialista em churrasco Bruno Salomão, do canal no YouTube “Cansei de ser Chef” e da série gastronômica “Vai Ter Churras”; bem como a chef Heaven Delhaye, à frente das casas D’Heaven, Nonna per Heaven e Heaven Cucina. O sempre competente chef Saulo Jennings, do Pará, vai preparar um arroz Tapajônico de frutos do Rio, enquanto Thiago The Roure, de Goiás, faz a tradicional Costela Fogo de Chão.

Entre os mineiros, estão confirmados os chefs Guilherme Melo (Nuúu Restaurante), André Paganini (Chico Dedê e Parrilla Paganini), Felipe Oliveira (do Ora, em Tiradentes), e  Flávio Trombino, do Xapuri. O chef Leo Paixão (Ninita, Glouton e Nicolau), além de apresentar uma criação usando língua bovina,vai se arriscar como guitarrista da banda Fuegos Rock Band. Também tocam as bandas Motoca e os Acelerados, de rock nacional, e Classic, com sucessos internacionais do rock alternativo.

Mais bebidas

Além das cervejas incluídas no ingresso, outras opções de bebidas estarão disponíveis. O evento terá um uísque bar, um wine bar montado pela Del Maipo, e a discoteca “O GIN, The Experience”, onde o público poderá desfrutar de diversos preparos do destilado, vencedor de diversos prêmios internacionais.

Outras atrações

O evento ainda incluiu uma mostra de live painting (pintura ao vivo), com os artistas Franklin Brito e Ans Rallo, o estúdio de tatuagem Dr. Tatoo, a barbearia Blackwood Barbershop e a tradicional Fuegos Store, com camisas, bonés, carteiras e aventais. Para a criançada, o Fuegos reservou uma Área Kids com monitores e diversas atividades, como passeio de pônei. Todos os passeios serão feitos com acompanhamento de um tratador, que conduz o pônei pelo caminho determinado. 

Veja alguns assadores e chefes confirmados

Heaven Delhaye       (RJ)          – Varal Pato
Beethoven Picuí       (PB)         – A verdadeira carne de Sol
Guilherme Melo       (MG).      – Bolinho de Redanho
Bruno Salomão        (MA)        – Paçoca de Farinha D’agua com carne de lata
Edvaldo Caribé         (PA)         – Frito do Vaqueiro!
Rodrigo Bueno         (RS)          – Galeto Primocanto

Thiago The Roure    (GO)         – Costela Fogo de Chão

Leo Paixão                (MG)         – Língua Bovina
Marcelo Bolinha       (RS)          – Porco a paraguaia
Jimmy Ogro               (RJ)           – Moqueca de Porco
Ricardo Costa           (PA)          – Assado de Tiras Angus Gold
André Paganini         (MG)        – Carré de Porco
Roberto Ravioli         (SP)          – Ancho e Chorizo
Felipe Oliveira           (MG)        – Cacio e Pepe
Flávio Trombino       (MG)        – Requeijão de Raspa e Vegetais Tostados
Saulo Jennings          (PA)         – Arroz Tapajônico de frutos do Rio
Paula Labaki              (SP)         – Skirt Steak

Serviço

5ª edição do Fuegos
20 de maio (sábado), das 14h às 22h
Parque de Exposições da Gameleira – Av. Amazonas, 6020, Gameleira, Belo Horizonte
Ingressos do 3  lote promocional a R$ 340 na plataforma Sympla
Saiba mais aqui

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]