Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

“Fred & Laura” faz mini temporada dentro da Campanha de Popularização

Gostou? Compartilhe!

O espetáculo teatral “Fred & Laura” fará quatro apresentações a partir desta quarta-feira, dia 31 de janeiro, na Sala Juvenal Dias

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Vencedor do Prêmio Sinparc de Espetáculo de Comédia e Ator de Comédia, “Fred & Laura” volta em cartaz a BH, pela 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Não bastasse, a montagem teve indicações a Texto Inédito e Atriz (Malu Falabella). Embalado por canções de jazz das décadas de 1940 e 1950, o espetáculo mergulha na vida de dois jovens que saem da casa dos pais para perseguir os próprios sonhos.

Cena de "Fred & Laura", espetáculo que volta em cartaz dentro da Campanha (Alexandre Hugo/Divulgação)
Cena de "Fred & Laura", espetáculo que volta em cartaz dentro da Campanha (Alexandre Hugo/Divulgação)

A direção de “Fred & Laura” é do ator e diretor paulistano Thomaz Cannizza. No elenco, Bernardo Rocha, Igor Fonseca, Malu Falabella, Marina Tadeu e Thomaz Cannizza. As apresentações acontecem nos dias 31 de janeiro, 1º, 2 e 4 de fevereiro, quarta a sexta, às 19h, e domingo, às 18h. O palco é o da Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes. Desde a estreia, em 2017, “Fred & Laura” já fez mais de 40 apresentações. A temporada atual é a 8ª, na capital.

O Culturadoria conversou com Thomaz Cannizza sobre ela.

Confira!

Essa é a oitava temporada da peça… Algo foi alterado no curso do tempo, seja no texto ou em algum aspecto da montagem?

Um espetáculo de teatro é um organismo vivo. Assim, nós somos espectadores dele também. Então, a cada apresentação, a gente entende ele um pouquinho mais. Desse modo, vai enxergando umas sutilezas invisíveis que estavam ali o tempo todo. Os fazedores do espetáculo amadurecem, as coisas ganham novos significados. Ainda mais num espetáculo que fala sobre virar adulto, sobre a passagem do tempo e como ela afeta nossa vida. Estamos vivendo o que o espetáculo retrata fora dele! Então, acho que toda vez que retornamos com “Fred & Laura”, é um novo espetáculo.

Já tivemos alguns integrantes de “Fred & Laura” que tiveram que se despedir, mas essas pessoas deixam um carimbo eterno e, depois, ainda voltam para assistir, como espectadores! O que me deixa feliz é perceber que o espetáculo envelheceu bem, desde 2017. A comédia, por vezes costuma sofrer com a passagem de tempo. Assim, ficar datada, antiquada ou até mesmo ofensiva. Acho que fundamentamos o nosso espetáculo num riso que observa a “vida como ela é” que, inevitavelmente, mira em questões que são próprias de qualquer época e gozam de uma universalidade.

Chamarizes

Que elementos vocês acham que atraem o público na montagem? Aliás, a qual publico se destina?

Tem uma identificação por parte do público com relação às situações pelas quais os personagens de “Fred & Laura” passam, porque a gente fala sobre os tropeços, as expectativas quebradas, quando as coisas quase dão certo. Num espetáculo que fala sobre os altos e baixos da vida, acho que conseguimos mesclar comédia e drama de um jeito que os espectadores têm a oportunidade de rir e reclamar da vida com a gente.

Acho que, por mais que “Fred & Laura” parta de um ponto de vista jovem, de quem ainda está aprendendo o que é ser adulto, percebemos uma grande diversidade de espectadores. Assim, pessoas que se sentem abraçadas pela trama. Justamente por ela fazer essa viagem no tempo de examinar “o que você quer ser” e “o que você se tornou”.

Laços afetivos

Por meio da história, que reflexões pretendem despertar no público?

Acho que “Fred & Laura” fala, sobretudo, dos laços afetivos que criamos e como eles influenciam a nossa vida, a gente permanecendo próximo ou em contato com essas pessoas ou não. A vida vale a pena a ser vivida por conta das pessoas que encontramos e que fazem da gente quem nós somos. Mas eu acho que o espetáculo também abraça a ideia de que os momentos bons da vida só são bons porque são intercalados por desafios e obstáculos que a gente enfrenta. A vida é agridoce.

Serviço

Espetáculo “Fred & Laura” na 49ª Campanha de Teatro e Dança

Direção e dramaturgia: Thomaz Cannizza 

Elenco: Bernardo Rocha, Igor Fonseca, Malu Falabella, Marina Tadeu e Thomaz Cannizza 

Quando: 31 de janeiro, 1º, 2 e 4 de fevereiro de 2024, quarta a sexta, às 19h, e domingo, às 18h

Onde: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro)

Ingressos a partir de R$ 25, nos postos do Sinparc, no Site e Aplicativo Vá Ao Teatro e na bilheteria do teatro.

Mais informações: @atojunto

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]