Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

28º Forumdoc.bh: confira cinco recortes da programação

Gostou? Compartilhe!

Totalmente gratuito, o Forumdoc.BH programa, para a edição 2024, 89 filmes, exibidos em 49 sessões

Equipe Culturadoria

De 21 de novembro a 1º de dezembro, Belo Horizonte sedia a 28ª edição do Forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema. Totalmente gratuito, o evento, um dos mais importantes do cinema documental no Brasil, se desdobra em sessões presenciais no Cine Humberto Mauro e no Cine Santa Tereza. Ao todo, 89 filmes serão exibidos em 49 sessões, bem como distribuídos em quatro mostras, além de sessões especiais, seminários e atividades online. A programação completa está disponível no site do festival.

O filme A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, abre o 28º forumdoc.bh (Frame)

O forumdoc.bh é organizado pelo coletivo Filmes de Quintal. Desse modo, o festival nasce da interação entre cinema e antropologia, que, segundo Júnia Torres, organizadora e curadora da iniciativa, “fundamenta nossa visão e abordagem do documentário”. “Esse vínculo é essencial para o fórum, que valoriza os encontros entre realizadores, público e cineastas, promovendo trocas e reflexões. Nesta edição, trazemos para Belo Horizonte uma seleção diversa. Ou seja, produções recentes, documentários indígenas, obras de novos realizadoras e realizadores e também filmes históricos”. Apontamos, aqui, alguns destaques, por meio dos recortes propostos.

Mostra Contemporânea

Composta por obras nacionais finalizadas nos últimos dois anos, a mostra tem foco no modo documental e suas interlocuções. Assim, entre as 385 produções inscritas ao Forumdoc.bh, foram selecionados 26 filmes de 18 estados brasileiros, que, por seu turno, serão exibidos em 11 sessões. A intenção é fomentar e mapear a produção audiovisual recente de filmes documentários e etnográficos, abordando questões sociais e políticas do presente. A curadoria tem a assinatura de Breno Henrique, Carol Almeida e Milene Migliano.

São obras como “Meu Amigo Pedro Mixtape” (Lincoln Péricles, São Paulo, 2024, 9’), “Carteira Assinada”
(Pietro Picolomini, São Paulo, 2023, 65’) e “Nosso Panfleto Seria Assim” (Leandro Olímpio, São Paulo, 2024, 25′), por exemplo. “Carteira Assinada” é um documentário de relevo em um momento de crescente precarização do trabalho. A narrativa flagra uma fila de milhares de pessoas em busca de emprego em São Paulo. Por meio de seus registros, os personagens revelam traços de suas vidas, conquistas, rancores, alegrias, decepções e expectativas. O objetivo dos produtores é destacar o trabalho formal e o impacto da precarização do trabalho na vida de milhões de pessoas na América do Sul. Confira, abaixo, o teaser.

Sessões Especiais

As sessões especiais do forumdoc.bh reúnem filmes que, de acordo com a produção, se justificam pela capacidade de associar linguagem a questões do nosso tempo histórico. Desse modo, abordam temas com os quais o festival construiu relações ao longo dos anos. Também se destacam as produções de documentaristas consagrados que marcaram a história do festival, caso de Jorge Bodanzky. Aliás, o diretor estará presente ao evento para debater o raro “Gitirana” (1975), realizado em co-direção com Orlando Senna. O filme ganha exibição em cópia restaurada.

Fotos das filmagens de “Gitirana” (Acervo pessoal de Jorge Bodanzky)

Mekarõ Ti: Mostra-Seminário Coletivo Beture de Cineastas Mebêngôkre

Seção focada no Coletivo Beture, um dos coletivos de realização indígena mais atuantes no país atualmente. A mostra, realizada no bojo do forumdoc.bh, contará com cinco sessões fílmicas que reunirão 26 títulos. Eles estão organizados nas seguintes temáticas: Pyka (Terra); Mekarõ Tum, Me Ingrykam Karõ (Imagens de Arquivo e Imagens para a Luta); Metoro (Festa); Mekukradja Àbikàra (Cultura Misturada) e M?kronro (O Contato). Também no contexto da mostra, haverá cinco encontros em formato de seminário, com inscrições gratuitas até o dia 24 de novembro. As reuniões contarão com a presença de seis integrantes do Coletivo Beture de cineastas M?bêngôkre-Kayapó, convidados pelo forumdoc.bh.

Cena do curta que traz a posse do cacique Bepunu, com direção de Kubekakre Kayapó, Kadjatnhoro Kayapó e Nhakmô Kayapó (Frame)

Mostra kuxa kanema: Moçambique, 50 Anos de Libertação

Em comemoração ao cinquentenário da independência de Moçambique, que se completa em junho de
2025, entra em cena esta mostra, com curadoria de Ewerton Belico. O recorte do Forumdoc resgata filmes que documentam as disputas em torno da memória, bem como da história da longa guerra contra o colonialismo vivida pelo povo moçambicano entre a década de 1960 e o começo da década de 1970. E, ainda, a luta contra os regimes racistas vizinhos da Rodésia e da África do Sul, que se prolongaria por toda a década seguinte.

Em Kuxa kanema: Moçambique, 50 Anos de Libertação, destaca-se a presença de realizadores brasileiros na construção de uma cultura cinematográfica socialista (como José Celso Martinez Corrêa, Celso Luccas e Geraldo Sarno). Tal qual, as retomadas recentes da elaboração memorialística do prolongado conflito anticolonial (como Ike Bertels e Inadelso Cossa).

Cena de “As Noites Ainda Cheiram a Pólvora”, filme de Inadelso Cossa que está no Forumdoc (Frame)

Cristina Amaral: Montagem e Pensamento

Recorte dedicado ao trabalho de Cristina Amaral, uma das montadoras mais influentes do cinema brasileiro. São 11 filmes, em cinco sessões. Elas exploram as colaborações de Cristina Amaral com nomes icônicos do cinema brasileiro, como Carlos Reichenbach, Andrea Tonacci e Raquel Gerber. Cristina participará de sessões comentadas e de uma entrevista inédita publicada no catálogo do festival.

Online

Além da programação nos espaços físicos, o 28º forumdoc.bh oferecerá uma seleção online de 22 de novembro a 8 de dezembro. No total, serão disponibilizados 24 filmes da mostra Contemporânea Brasileira, assim como 18 filmes da Mekarõ Ti: Mostra-Seminário Coletivo Beture de Cineastas Mebêngôkre. As obras estarão acessíveis no site oficial (forumdoc.org.br). No entanto, parte também poderá ser vista na plataforma de streaming gratuita Itaú Cultural Play, dedicada a produções nacionais.

Serviço

28º forumdoc.bh

Quando. Entre 21 de novembro e 01 de dezembro,

Onde. Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro) e Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza).

On-line
forumdoc.org.br
ICPlay
Canal de YouTube: forumdoc

Quanto. Gratuito

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]