Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Coleção “BH. A Cidade de Cada Um” esquadrinha o bairro Floresta

Gostou? Compartilhe!

Recanto dos mais apreciados da capital mineira, o bairro Floresta é o novo foco da coleção da Conceito Editorial

O bairro Floresta, localizado na região Leste de Belo Horizonte, é o tema do novo volume da coleção BH. A Cidade de Cada Um, da Conceito Editorial. Assim, o livro, assinado pelo escritor e professor de literatura Caio Junqueira Maciel, terá o lançamento neste sábado, 11 de novembro, das 11h às 14h, na Livraria da Rua. Na ocasião, exemplares do livro serão vendidos a R$ 40.

Desse modo, “Floresta” corresponde ao 39º volume do projeto, idealizado pelos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião. Iniciada em 2004, a coleção vem construindo a memória afetiva da capital mineira por meio de textos literários. São obras escritas por pessoas de diversas gerações, escolhidas pela identificação com os temas trabalhados.

Detalhe da capa do livro "Floresta", da coleção BH. Cidade de Cada Um (Foto: Patrícia Cassese)
Detalhe da capa do livro "Floresta", da coleção BH. Cidade de Cada Um (Foto: Patrícia Cassese)

Florestino de coração

Nascido na cidade de Cruzília, no Sul de Minas, o professor aposentado da UFMG Caio Junqueira Maciel não é um filho de berço do Floresta. No entanto, viveu por anos no bairro. Logo, por causa desse detalhe, ele justifica a seleção por meio da citação do poema “Haia”, de Paulo Mendes Campos. Ele se refere ao que o escritor escreve, ao questionar a geografia com uma pergunta afetiva: “Hoje alguém é apenas do lugar onde nasceu?”.

Assim, na obra, Caio Junqueira narra o bairro Floresta em estilo de prosa poética. Nostalgias de um jovem recém-chegado à capital orientam a escrita. Desse modo, apresentado à boemia e à busca pela liberdade inexistente em plena ditadura militar. Similarmente, junto a essas memórias, há vasto trabalho de pesquisa histórica e de entrevistas. “A cidade não é só cimento e asfalto. É sentimento e, muitas vezes, a falta, a saudade, as emoções que nos despertaram. O bairro Floresta, para mim, já mesmo a partir do nome, sugestivo de mistério, densidade, perdições e ‘achamentos’, é um tesouro do meu passado. E, ao escrever, volto ao tempo, recomponho sensações, preencho lacunas”, diz o professor.

Serviço

Lançamento do livro “Floresta”, de Caio Junqueira Maciel
Quando. Sábado, 11 de novembro, das 11h às 14h
Onde. Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi)
Quanto. Entrada franca. O livro custa R$ 40 (na ocasião)

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]