Desde que o Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – surgiu, há sete anos, a escritora mineira Paula Pimenta não perde uma edição. Grávida, sete meses, estará entre os 120 convidados confirmados em 2018. O evento será realizado no Tauá Grande Hotel de Araxá do dia 27 de junho a 01 de julho. Esta edição tem como patrono Guimarães Rosa e Graciliano Ramos. Ainda homenageia as escritoras Ana Maria Machado e Marina Colasanti. É um dos principais Festivais de Literatura do Brasil.
“É muito emocionante estar no Fliaraxá, pois mobiliza a cidade inteira, muitos autores e amigos. Isso é importante para o fomento e incentivo a literatura. Vejo fãs meus que me acompanham em todas as edições. É lindo. A cidade respira literatura”, conta a escritora.
Quando vê as proporções que o evento tomou Paula Pimenta lembra do início de tudo. Com carreira em ebulição a escritora mineira esta engajada na produção do filme do seu livro ‘Cinderela Pop’. Esse não será o único. Paula revela que já vendeu o direito de todos os seus livros e que eles vão virar filmes. “O próximo é ‘Fazendo meu Filme’, podem aguardar”. Ela ainda trabalha no quinto livro da série ‘Minha Vida Fora de Série’, em mais um da Coleção Princesas e de outros três projetos paralelos.
Para falar sobre essas novidades, a carreira e processo de escrita é que ela desembarca no Fliaraxá. “Meu encontro com meus fãs será na sexta-feira, dia 29, às 15h, no Cine Teatro Tiradentes. Em suma, um bate-papo informal com o público onde tirarei as dúvidas, conversarei sobre meu trabalhos e relembrarei minha trajetória”. A carreira de escritora de Paula deslanchou após a ida para Londres, em 2005, quando se matriculou em um curso de escrita criativa. “Lá foi onde tive a vontade de escrever. Você se vê num ambiente cercado de literatura e assim, sente vontade de fazer”. A escritora vê no Fliaraxá o mesmo ambiente e clima do curso que a motivou.
‘Alma, Leitura e Revolução’
Para criar essa ambientação o evento conta com atrações para todas as idades, exposição de fotografias, shows, gastronomia, concurso de redação, oficinas, debates, palestras e atividades para as crianças. Tudo de graça. O tema desta edição é ‘Alma, Leitura e Revolução’. O evento dá às honras aos patronos Guimarães Rosa, que faria 110 anos, e a Graciliano Ramos cujo clássico ‘Vidas secas’ completa 80 anos. Da mesma forma, edição ainda terá como autoras homenageadas: Ana Maria Machado e Marina Colasanti. Por fim, como patrono local, o poeta João Rios Montandon e autora homenageada local, Leila Ferreira.
A curadoria do evento é composta por um time de peso: Afonso Borges, criador do evento, a professora Heloisa Starling, o jornalista Eugenio Bucci e o escritor Leo Cunha. Os curadores locais são Luiz Humberto França e Rafael Nolli. Entre os destaques internacionais da programação estão o angolano Gonçalo Tavares, o mexicano Juan Pablo Villalobos, e o francês Philippe Lobjois. Entre os autores brasileiros convidados estão Leonardo Boff, Monja Coen, Marcia Tiburi, Luiz Ruffato, Ricardo Aleixo, Marcelo Rubens Paiva, Amyr Klink, a youtuber JoutJout, Paula Pimenta e outros.
Atividades para todos os gostos
Além da presença dos autores o Festival contará com outras ações. Como por exemplo, o ‘Prêmio de Redação Maria Amália Dumont’ para alunos de escolas locais; biblioteca com 830 metros quadrados; exposição ‘Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris’, de Fernando Rabelo; espaço gastronômico com valorização em cardápios locais; e transmissão dos jogos da copa. O Fliaraxá ainda abrirá espaço para apresentação de artistas locais como Marcelo Veronez, Aline Calixto, Lagum e outros.
As mesas com os autores serão transmitidas ao vivo pela página do evento no Facebook. A programação completa você confere aqui.
[O QUE] VII Festival Literário de Araxá – Fliaraxá [QUANDO] 27 de junho a 1 de julho, às 08h [ONDE] Tauá Grande Hotel de Araxá, Barreiro – Araxá/MG [QUANTO] Gratuito