Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

FIT BH recebe lançamento do livro “Horizonte da Cena: Uma década de crítica coletiva”

Gostou? Compartilhe!

Neste domingo, dia 23 de junho, o espaço CentroeQuatro traz, dentro da programação do FIT BH, dois lançamentos de livros

Neste domingo, 23 de junho, o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte – FIT BH recebe o lançamento de “Horizonte da Cena: uma década de crítica coletiva” (Editora Letramento). A publicação é organizada por Clóvis Domingos, Felipe Cordeiro, Julia Guimarães e Luciana Romagnolli, a partir da produção do site belo-horizontino Horizonte da Cena. Na ocasião, os organizadores propõem uma conversa aberta ao público com discussões sobre as atividades do Horizonte da Cena nestes dez anos. Tal qual, sobre a crítica teatral no contexto brasileiro.

Do mesmo modo, o evento contará, ainda, com o lançamento da Coleção Arte & Teoria (Relicário Edições). A iniciativa traz entrevistas feitas por Pedro Kalil com nomes como Ione de Medeiros, Leda Maria Martins, Leo Pyrata, Marta Neves e Sara Rojo, bem como com Sérgio Pererê. Os livros estarão disponíveis para venda na Banca de Publicações do FIT BH. A programação acontece no CentroeQuatro, a partir das 16h30.

Na foto, a capa do livro “Horizonte da Cena: uma década de crítica coletiva”, que será lançado no FIT BH (Editora Letramento/Divulgação)
Na foto, a capa do livro “Horizonte da Cena: uma década de crítica coletiva”, que será lançado no FIT BH (Editora Letramento/Divulgação)

Horizonte da Cena

O livro “Horizonte da Cena: uma década de crítica coletiva”, que será lançando conjuntamente no FIT BH, é uma coletânea de críticas de artes cênicas escritas por integrantes do Horizonte da Cena. A plataforma, vale lembrar, nasceu em Belo Horizonte, em 2012, pelas mãos das jornalistas e pesquisadoras Luciana Romagnolli e Soraya Belusi. Hoje, Clóvis Domingos e Guilherme Diniz respondem pela edição. A proposta da empreitada é primordialmente compor um painel coletivo e plural de reflexão sobre o teatro contemporâneo brasileiro.

No caso, o livro traz análises publicadas entre 2013 e 2023, feitas por 12 profissionais na plataforma. Neste sentido, propicia visões diversas sobre a cena teatral de Belo Horizonte neste ínterim, bem como de espetáculos nacionais e internacionais. O conteúdo também flagra a mudança de paradigma na produção crítica de arte brasileira, relacionada à migração da atividade do jornal impresso ao meio virtual. Do mesmo modo, conforme aponta o material alusivo ao lançamento do livro, à horizontalidade dos modos de produção e à formação de novos críticos oriundos de diferentes campos das artes.

Pluralidade

A crítica e curadora Daniele Avila Small, autora do prefácio, destaca que a publicação documenta – e, tal qual, celebra – a longevidade e a constância do site Horizonte da Cena. “Não é tão comum encontrar este tipo de publicação no âmbito da crítica no país. As publicações deste teor, em sua maior parte, costumam reunir textos de uma mesma pessoa”, salienta ela, sobre o livro que integra o rol de atrações extras do FIT BH.

Do mesmo modo, Small pondera que, nesta reunião de textos, além das diversas noções de teatro e dança que aparecem na relação com as peças, também fica patente que há muitas noções de crítica que convivem simultaneamente em um mesmo projeto. “Ou seja, modos de escrever tão distintos quanto os diversos modos de criar”, destaca. Em tempo: a orelha traz a assinatura do artista e curador Anderson Feliciano, que ressalta os paralelos entre a história do Horizonte da Cena, do teatro brasileiro e do Brasil.

Serviço

Lançamento do Livro “Horizonte da Cena: uma década de crítica coletiva”, no FIT BH

Haverá, ainda, bate-papo sobre crítica teatral com Clóvis Domingos, Felipe Cordeiro, Julia Guimarães e Luciana Romagnolli

Quando. Neste domingo, 23 de junho, às 16h30

Onde. CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104, Centro)

Quanto. Acesso gratuito

Informações para o público também no perfil do Horizonte da Cena no Instagram

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]