Menu
Agenda Cultural

Filmes que brilharam no curso do Festival de Cannes estão em mostra

Nastassja Kinski, em cena do filme "Paris, Texas", de Wim Wenders (Frame)

Nastassja Kinski, em cena do filme "Paris, Texas", de Wim Wenders (Frame)

Sala 2 do Centro Cultural Unimed Minas reúne filmes que, no curso dos anos, se destacaram no Festival de Cannes

A Sala 2 do Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas inaugurou, na última quinta, dia 1º, com sequência até 14 de junho, a Mostra Cannes, composta por14 títulos. Com ingressos a R$ 10 (inteira), as sessões contemplam algumas das obras vencedoras do concorrido troféu Palma de Ouro do festival francês.

A mostra é dividida em duas semanas. Nesta primeira, estão sendo exibidas sete películas, enquanto que entre os dias 8 e 14/6, outros sete filmes.

Confira a programação:

Primeira semana – Até 7/6

“Quando Voam as Cegonhas”

(Letyat Zhuravli). 1958, 95 min, drama, 14 anos, Rússia, legendado. Diretor: Mikheil Kalatozishvili
Elenco: Tatiana Samoilova, Aleksey Batalov e outros. Veronika e Boris estão apaixonados, mas a Segunda Guerra Mundial leva Boris aos campos de batalha. Mesmo sem receber nenhuma carta, Veronika o aguarda. Em um bombardeio alemão, ela perde os pais e sua casa, e passa a viver com o futuro sogro, Fyodor Ivanovich, médico do exército soviético.

A personagem Veronika (Tatyana Samoylova), em cena do filme de Mikheil Kalatozishvili (Frame)

Na mesma casa vive Mark, sobrinho de Fyodor, que tenta se aproximar de Veronika. Sem notícias de seu amado, ela rende-se a ele. Mas o avanço do exército alemão faz com que todos se mudem para a Sibéria.

Viridiana”

(Viridiana) 1961, 91 min, comédia, drama, 14 anos, Espanha, legendado. Diretor: Luis Buñuel
Elenco: Silvia Pinal, Francisco Rabal, Fernando Rey, Margarita Lozano. Don Jaime, velho nobre espanhol, vive solitário em sua fazenda desde a morte da esposa, ocorrida no dia do casamento dos dois. Um dia, ele recebe a visita da sobrinha, Viridiana, uma noviça, que tem grande semelhança com sua esposa. Um dos vários filmes do diretor que ecoam críticas à sociedade.

Os Guarda-Chuvas do Amor”

( Les Parapluies De Cherbourg). 1964, 91 min, romance, musical, livre, França, legendado. Diretor: Jacques Demy. Elenco: Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo, Anne Vernon. Cherbourg, novembro de 1957. Geneviève Emery, cuja mãe é dona de uma loja de guarda-chuvas, ama Guy Foucher, um jovem mecânico. A mãe de Geneviève não vê com bons olhos o romance e preferiria casar sua filha com Roland Cassard, um rico comerciante de diamantes. Um dos filmes de maior sucesso de Demy.

Catherine Deneuve em cena de “Os Guarda-Chuvas do Amor”, de Jacques Demy (Frame)

Guy é convocado para a guerra da Argélia. Geneviève se entrega a ele antes de sua partida.

Blow-Up – Depois Daquele Beijo

(Blow-up). 1967, 101 min, mistério, 16 anos, Reino Unido, legendado. Diretor: Michelangelo Antonioni
Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Jane Birkin, John Castle. Um fotógrafo de moda de Londres decide fotografar um casal misterioso em um parque.

“Blow-Up” – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni (Frame)

Quando revela os negativos, acredita ter fotografado um assassinato. Ele retorna ao parque e descobre que há, de fato, um cadáver no matagal. Um dos filmes que contou com o nome de Tonino Guerra no roteiro.

A Conversação”

(The Conversation). 1974, 113 min, mistério, 12 anos, EUA, legendado. Diretor: Francis Ford Coppola
Elenco: Gene Hackman, John Cazale, Allen Garfield, Frederic Forrest. O especialista em escutas Harry Caul é contratado para seguir um casal, gravando suas conversas. Ele, então, passa a acreditar que a conversa que gravou revela uma trama de um misterioso diretor de empresa que o contratou para assassinar o casal.

A Balada de Narayama

(Narayama Bushiko). 1983, 130 min, drama, 16 anos, Japão, legendado. Diretor: Shohei Imamura
Elenco: Kinuyo Tanaka, Yuko Mochizuki, Seiji Miyaguchi, Ken Mitsuda. Em Narayama, uma pequena cidade japonesa, há uma tradição: aquele que completa 70 anos deve deixar a vila e ir até o topo de uma montanha para encontrar a morte, e quem se recusa a cumprir a regra traz desgraça para sua família. Orin tem 69 anos. Assim, no inverno chegará sua vez. No entanto, sua maior preocupação é encontrar uma esposa para seu filho mais velho, Tatsuhei.

Paris, Texas”

(Paris, Texas) 1984, 145 min, drama, romance, 12 anos, Reino Unido, legendado. Diretor: Wim Wenders
Elenco: Harry Dean Stanton, Dean Stockwell, Nastassja Kinski, Hunter Carson. Sinopse: Um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Hunter, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai. O homem é Travis Henderson, que logo tem que enfrentar também sua esposa, Jane, e tentar acertar sua vida de novo.

Filmes exibidos entre 8 e 14/6

Sob o Sol de Satã (Sous le soleil de satan)

1987, 98 min, drama 16 anos, França, legendado

Diretor: Maurice Pialat
Elenco: Gérard Depardieu, Sandrine Bonnaire, Alain Artur
Sinopse: Mouchette mata seu amante, o marquês de Cadignan. Contudo, a adolescente confessa o crime e suas andanças ao abade Donissan, o humilde vigário da paróquia. Uma relação estranha passa a ligar os dois.

Sexo, Mentiras e Videotape 

Andie MacDowell, protagonista do filme de Steven Soderbergh (Frame)

(Sex, Lies and Videotape). 1989, 100 min, drama, 16 anos, EUA, legendado. Diretor: Steven Soderbergh. Elenco: Andie MacDowell, Peter Gallagher, Laura San Giacomo, James Spader. Ann é uma mulher frígida casada com o advogado John Mullany e frequenta um psicanalista a fim de resolver suas frustrações. John, o marido, tem um caso com a irmã de Ann, Cynthia. A vida do casal começa a mudar com a chegada de Graham Dalton, amigo de infância de John, que se muda para a cidade. Entre outras curiosidades, Graham grava videotapes com mulheres falando sobre sexo.

Coração Selvagem (Wild at Heart)

1990, 125 min, crime, drama, 16 anos, EUA, legendado

Diretor: David Lynch
Elenco: Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, Diane Ladd
Sinopse: Depois de passar um tempo na prisão, Sailor Ripley reencontra sua namorada, Lula Fortune, e eles viajam para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o namoro e contrata um assassino profissional para matar Sailor.

O Piano

(The Piano). 1993, 121 min, drama, 16 anos, Nova Zelândia, legendado
Diretora: Jane Campion. Elenco: Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill, Anna Paquin. Uma escocesa muda chega à Nova Zelândia colonial para um casamento arranjado. Seu marido se recusa a mover seu amado piano, dando-o ao vizinho George Baines, que concorda em devolver o piano em troca de aulas. Enquanto o desejo gira em torno da dupla, o deserto consome o enclave europeu.

Segredos e Mentiras

(Secrets and Lies). 1996, 142 min, drama, comédia, livre, Reino Unido, legendado. Diretor: Mike Leigh. Elenco: Brenda Blethyn, Marianne Jean-Baptiste, Timothy Spall. Hortense é uma optometrista negra bem-sucedida cujos pais adotivos morreram. Ela fica surpresa quando descobre que sua mãe biológica é Cynthia, uma operária branca de classe baixa. Curiosidade: Este é um dos filmes que marcaram a carreira de Spall, que está em cartaz na cidade no filme “O Último Ônibus”.

Gosto de Cereja” 

Um dos momentos de “Gosto de Cereja”, do diretor iraniano Abbas Kiarostami (Frame)

(Ta’m e guilass). 1997, 95 min, drama, 12 anos, Irã, legendado. Diretor: Abbas Kiarostami
Elenco: Homayoun Ershadi, Ahdolrahman Bagheri. Badii é um homem rico de meia-idade que está pensando em cometer suicídio e procura desesperadamente alguém que possa ajudá-lo. Ele já fez a sua cova embaixo de uma cerejeira nas montanhas, mas precisa que alguém enterre seu corpo.

O Quarto do Filho

(La stanza del figlio). 2001, 99 min, drama, 16 anos, Itália, legendado. Diretor: Nanni Moretti. Elenco: Nanni Moretti, Laura Morante, Jasmine Trinca, Silvio Orlando. Um psicanalista e sua família lutam para superar o trauma da morte acidental de um dos filhos.

Cena do longa italiano “O Quarto do Filho”, de Nanni Moretti (Frame)

O pai se sente culpado, a mãe e a irmã se afundam cada vez mais na dor, mas uma visita inesperada força a família a confrontar os seus sentimentos. Como na maioria dos filmes de Moretti, ele também atua.

Bilheteria – 10h às 20h30, todos os dias.
Ou no site da Velox

Conteúdos Relacionados