Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes que inspiraram peças musicais dentro e fora da Broadway

Gostou? Compartilhe!

Conheça 10 obras clássicas da Broadway inspiradas por grandes sucessos do cinema e marcaram o circuito do teatro

Por Maria Clara Lacerda | Culturadora

Vira e mexe vemos peças musicais que fizeram um grande sucesso no circuito do teatro sendo transformadas em obras cinematográficas. Mas, sabia que o ciclo já se inverteu algumas vezes?

Por incrível que pareça, ou não, o caso é bem comum se tratando de produções de animação. Frozen, A Bela e a Fera, Aladdin – e até mesmo Bob Esponja e Shrek – são alguns exemplos. Até mesmo a série Percy Jackson, de Rick Riordan, que virou filme em 2010, se transformou em The Lightning Thief: The Percy Jackson Musical.

Amélie Poulain 

O clássico moderno “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” virou peça da Broadway em 2017, “Amélie – A New Musical”. Phillipa Soo, protagonizou a primeira montagem na Broadway como Amélie. A atriz, que também estrelou “Hamilton” no papel de Eliza, cativou o público no papel.

Beetlejuice

De 1988, com Winona Ryder no papel principal, Beetlejuice é um queridinho entre os filmes de halloween. Recentemente, por exemplo, o filme serviu de inspiração para o clipe do novo hit internacional de Anitta, “Boys Don’t Cry”. Em 2018, a versão teatral chegou aos palcos e, em 2019, estreou na Broadway. Em resumo: conquistou oito indicações ao Tony Awards – a maior premiação do teatro.

Escola do rock

Pouco mais de uma década depois do lançamento, o filme protagonizado por Jack Black estreou na Broadway. Sendo assim, adaptado pela lenda do teatro musical, Andrew Lloyd Webber, o espetáculo de 2015 trouxe ainda mais música para a história. 

Com um elenco infantil pra lá de talentoso, onde todas as crianças tocavam os instrumentos ao vivo, o espetáculo foi amado pela crítica. A peça recebeu quatro indicações ao Tony Awards. Além disso, uma montagem brasileira, também de sucesso, foi feita em 2019.

Heathers – Atração Mortal

Beetlejuice não foi o único filme de Winona Ryder a migrar para os palcos. Heathers: The Musical, baseado no filme de 1988, também protagonizado por Christian Slater, foi revisitado em 2014. Apesar de ter surgido no circuito off-Broadway, o musical foi aberto nos teatros ingleses em 2017, e chegou ao West End em 2018. Dirigida por Fernanda Chamma, a adaptação também teve uma versão brasileira em 2019.

Com letras chicletes e personagens tão questionáveis como os da versão original, Heathers conquistou o público jovem, fora e dentro do Brasil. Ah, vale lembrar que o espetáculo tem sido um queridinho do TikTok, onde áudios da gravação de elenco vira e mexe se tornam virais.

Legalmente Loira

Agora considerado – pelo menos por quem vos escreve – como um clássico, Legalmente Loira foi transformado em musical em 2007. Em resumo: a adaptação teatral estreou diretamente na Broadway e é tão divertida quanto a original, com Reese Witherspoon. 

Sucesso na época, a peça recebeu sete indicações ao Tony Awards. O espetáculo quase ganhou uma montagem brasileira, que seria protagonizada por Helga Nemetik, mas acabou não acontecendo por uma questão de direitos autorais.

Meninas Malvadas

Criado por Tina Fey, a mesma responsável pelo filme de 2004, o musical é tão hilário quanto o filme. A peça recebeu 12 indicações ao Tony. Com o sucesso absoluto, tem previsão retornar ao formato original – isso mesmo, a peça vai virar filme. Ah, e vale lembrar que uma das atrizes responsáveis por interpretar Regina George – o mal em figura de gente – foi Reneé Rapp, que agora faz sucesso em The Sex Lives of College Girls, da HBO.

Moulin Rouge

Dirigido por Baz Luhrmann, a tragédia musical “Moulin Rouge”, de 2001, também foi filme antes de ser peça. Apesar da abordagem teatral icônica, o longa só chegou aos palcos em 2018 e à Broadway em 2019 como “Moulin Rouge! The Musical!”.

Assim, o sucesso da peça foi tanto que o musical passou o rodo no Tony 2021, vencendo 10 categorias. Entre elas, o espetáculo levou, por exemplo, o prêmio de melhor musical e Aaron Tveit, protagonista da peça, saiu como o melhor ator.

Beetlejuice Broadway Foto: Matthew Murphy
Beetlejuice Broadway Foto: Matthew Murphy

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!