Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes que inspiraram peças musicais dentro e fora da Broadway

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Conheça 10 obras clássicas da Broadway inspiradas por grandes sucessos do cinema e marcaram o circuito do teatro

Por Maria Clara Lacerda | Culturadora

Vira e mexe vemos peças musicais que fizeram um grande sucesso no circuito do teatro sendo transformadas em obras cinematográficas. Mas, sabia que o ciclo já se inverteu algumas vezes?

Por incrível que pareça, ou não, o caso é bem comum se tratando de produções de animação. Frozen, A Bela e a Fera, Aladdin – e até mesmo Bob Esponja e Shrek – são alguns exemplos. Até mesmo a série Percy Jackson, de Rick Riordan, que virou filme em 2010, se transformou em The Lightning Thief: The Percy Jackson Musical.

Amélie Poulain 

O clássico moderno “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” virou peça da Broadway em 2017, “Amélie – A New Musical”. Phillipa Soo, protagonizou a primeira montagem na Broadway como Amélie. A atriz, que também estrelou “Hamilton” no papel de Eliza, cativou o público no papel.

Beetlejuice

De 1988, com Winona Ryder no papel principal, Beetlejuice é um queridinho entre os filmes de halloween. Recentemente, por exemplo, o filme serviu de inspiração para o clipe do novo hit internacional de Anitta, “Boys Don’t Cry”. Em 2018, a versão teatral chegou aos palcos e, em 2019, estreou na Broadway. Em resumo: conquistou oito indicações ao Tony Awards – a maior premiação do teatro.

Escola do rock

Pouco mais de uma década depois do lançamento, o filme protagonizado por Jack Black estreou na Broadway. Sendo assim, adaptado pela lenda do teatro musical, Andrew Lloyd Webber, o espetáculo de 2015 trouxe ainda mais música para a história. 

Com um elenco infantil pra lá de talentoso, onde todas as crianças tocavam os instrumentos ao vivo, o espetáculo foi amado pela crítica. A peça recebeu quatro indicações ao Tony Awards. Além disso, uma montagem brasileira, também de sucesso, foi feita em 2019.

Heathers – Atração Mortal

Beetlejuice não foi o único filme de Winona Ryder a migrar para os palcos. Heathers: The Musical, baseado no filme de 1988, também protagonizado por Christian Slater, foi revisitado em 2014. Apesar de ter surgido no circuito off-Broadway, o musical foi aberto nos teatros ingleses em 2017, e chegou ao West End em 2018. Dirigida por Fernanda Chamma, a adaptação também teve uma versão brasileira em 2019.

Com letras chicletes e personagens tão questionáveis como os da versão original, Heathers conquistou o público jovem, fora e dentro do Brasil. Ah, vale lembrar que o espetáculo tem sido um queridinho do TikTok, onde áudios da gravação de elenco vira e mexe se tornam virais.

Legalmente Loira

Agora considerado – pelo menos por quem vos escreve – como um clássico, Legalmente Loira foi transformado em musical em 2007. Em resumo: a adaptação teatral estreou diretamente na Broadway e é tão divertida quanto a original, com Reese Witherspoon. 

Sucesso na época, a peça recebeu sete indicações ao Tony Awards. O espetáculo quase ganhou uma montagem brasileira, que seria protagonizada por Helga Nemetik, mas acabou não acontecendo por uma questão de direitos autorais.

Meninas Malvadas

Criado por Tina Fey, a mesma responsável pelo filme de 2004, o musical é tão hilário quanto o filme. A peça recebeu 12 indicações ao Tony. Com o sucesso absoluto, tem previsão retornar ao formato original – isso mesmo, a peça vai virar filme. Ah, e vale lembrar que uma das atrizes responsáveis por interpretar Regina George – o mal em figura de gente – foi Reneé Rapp, que agora faz sucesso em The Sex Lives of College Girls, da HBO.

Moulin Rouge

Dirigido por Baz Luhrmann, a tragédia musical “Moulin Rouge”, de 2001, também foi filme antes de ser peça. Apesar da abordagem teatral icônica, o longa só chegou aos palcos em 2018 e à Broadway em 2019 como “Moulin Rouge! The Musical!”.

Assim, o sucesso da peça foi tanto que o musical passou o rodo no Tony 2021, vencendo 10 categorias. Entre elas, o espetáculo levou, por exemplo, o prêmio de melhor musical e Aaron Tveit, protagonista da peça, saiu como o melhor ator.

Beetlejuice Broadway Foto: Matthew Murphy
Beetlejuice Broadway Foto: Matthew Murphy

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!