Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes que completam 20 anos em 2021 para ver ou rever

Selecionamos cinco filmes que completam 20 anos em 2021 para você ver ou relembrar como a produção cinematográfica foi rica há 20 anos.
Filmes que completam 20 anos em 2021
Imagem do filme "Hannibal". Crédito: Universal Pictures do Brasil

2001 foi outro dia, certo? Errado! Já tem mais de 20 anos que entramos no novo milênio e parece que o tempo voou. No campo das artes, 2001 nos entregou excelentes produções no cinema. Algumas delas, inclusive, já são chamadas de clássicos, como Harry Porrer e O Senhor dos Anéis, por exemplo. Por isso, fizemos uma seleção de filmes que estão completando 20 anos em 2021 para você ver ou rever e pensar em como o cinema é plural e diverso. Confira!

Donnie Darko, de Richard Kelly

O filme que colocou Jake Gyllenhaal sob os holofotes é complexo, surpreendente e reflexivo. Conta a história de Donnie, um jovem que é antissocial e vive na excentricidade, desprezando os demais colegas da escola. Ao longo da história ele tem visões, uma delas é com o coelho gigante Frank, que o incentiva a sacanear os colegas. Entretanto, em uma dessas visões, Frank diz que o mundo vai acabar em cerca de um mês. Mesmo não acreditando de início, Donnie passa a desconfiar da previsão depois que uma turbina de avião cai na sua casa.

Veja no Amazon Prime Video.

Shrek, de Andrew Adamson e Vicky Jenson

Um filme que agrada adultos e crianças, Shrek e toda a sua sequência foi uma das produções responsáveis por quebrar os padrões dos contos de fadas no cinema. Isso porque conta a história de um ogro solitário que vive em um pântano isolado e tranquilo. No entanto, ele vê o seu espaço invadido por várias criaturas que foram expulsas de casa pelo Lorde Farquaad. Para conseguir a paz de volta, Shrek vai à procura do Lorde e faz o seguinte acordo: se ele resgatar a princesa Fiona todos os personagens podem voltar para casa. Em resumo, o filme teve ótima recepção de público e crítica, além do primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação. 

Veja na Netflix e no Amazon Prime Video.

Moulin Rouge, de Baz Luhrmann

O musical tem como pano de fundo o cabaré mais célebre da França e conta a história de Christian (Ewan McGregor), um escritor que enfrenta o pai e se muda para Montmartre, bairro boêmio em Paris. Dessa forma, já na capital francesa recebe ajuda de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo) para se integrar à cidade e à vida social do bairro. Assim ele visita o Moulin Rouge e de imediato se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a maior estrela do cabaré. Em 2002, o filme recebeu oito indicações ao Oscar e venceu a de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Além disso, venceu o BAFTA, Globo de Ouro, foi indicado em Cannes e ao César. Em suma, mesmo 20 anos depois, é um clássico que vale ser visto ou revisitado. 

Veja no Now.

Hannibal, de Ridley Scott

Baseado no livro de mesmo nome de Thomas Harris, e continuação de O silêncio dos inocentes (1991), o longa apresenta a história de Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um canibal que fugiu da prisão e vive tranquilamente na sociedade. Uma de suas vítimas, Mason Verger (Gary Oldman), que conseguiu sobreviver busca vingança e vai usar a agente do FBI Clarice Sterling (Julianne Moore) como isca para completar o plano. A agente entrou em contato com Hannibal Lecter durante o período que ele estava preso. O que ficou na memória foi a voz fria do criminoso. 

Veja no Telecine Play.

Memórias póstumas, de André Klotzel

Por último, tem brasileiro na lista! Baseado no clássico livro de Machado de Assis, o filme foca em Brás Cubas (Reginaldo Faria), que após morrer em 1869 narra e revisita os fatos principais da sua vida para se distrair. Dessa forma, começa a relembrar as principais relações, como a com o amigo Quincas Borba (Marcos Caruso) e com os seus amores, como Marcela (Sônia Braga). O filme foi premiado com cinco Kikitos de Ouro no Festival de Gramado na categoria Melhor Filme escolhido pelo Júri e pela crítica, Melhor Direção, Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante para Sônia Braga. Além disso, recebeu três indicações para o Grande Prêmio BR de Cinema. 

Disponível no Amazon Prime Video.

Filmes que completam 20 anos em 2021
Imagem do filme “Memórias póstumas”. Crédito: Lumière

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!