Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes no streaming para maratonar no Carnaval

Selecionamos longas-metragens de ficção e documentários para quem escolhe o cinema como melhor programa de Carnaval

Gostou? Compartilhe!

Como a gente sabe que muitas vezes você gasta mais tempo procurando o filme para ver do que propriamente assistindo o escolhido, preparamos listas especiais. Neste caso, recomendamos longas ganhadores do Oscar, outros indicados. Tem também opção para quem quer prestigiar o cinema brasileiro, fãs de comédias românticas e documentários musicais. 

Esta lista foi especialmente pensada para quem quer fugir do carnaval no sofá de casa! 

Perdi meu corpo. Foto: Netflix/Divulgação

Indústria Americana

Direção Steven Bognar, Julia Reichert, 2019, Documentário, 115 min

É claro que Democracia em Vertigem era nosso favorito para o Oscar, mas é preciso reconhecer os valores de American Factory. Foi esse o documentário que acabou conquistando o Oscar 2020. Produzido pelo casal Obama, o longa faz uma interessante reflexão sobre o mundo do trabalho. Não tem futurologias apenas constatações. A mais óbvias de todas: a cultura para o trabalho nos Estados Unidos é completamente diferente da praticada na China. Só por aí o filme puxa uma série de provocações sobre o futuro do trabalho, das relações e até do capitalismo. Vale a sua atenção!

Perdi meu corpo

Direção Jérémy Clapin, 2019, Animação, 81 min

Esta animação também estava na lista dos indicados ao Oscar mas acabou sem prêmio. Uma pena pois é um daqueles respiros que de tempos em tempos aparecem entre os indicados nesta categoria. O Brasileiro O menino e o mundo já cumpriu esse papel. É um filme francês que conta a história de uma mão que se desprende do dono. É um traço diferente, um filme adulto, que conta sobre a paixão de um jovem imigrante e a luta dele pela sobrevivência. Aquele tipo de filme que vai te conquistando aos poucos e no final te arrebata!

A Tabacaria

Direção Nikolaus Leytner, 2019, Drama, 117 min

Quem protagoniza esse filme é Bruno Ganz, o mesmo que fez o ótimo A Queda! As últimas horas de Hitler. Aliás, foi um dos últimos trabalhos do ator. Só que agora ele interpreta Freud. A trama se passa às vésperas da ocupação nazista e conta sobre a amizade entre o psicanalista e um jovem amigo. O rapaz dá charutos a ele em troca de conselhos amorosos. É um longa super elogiado pela crítica

Miss Americana

Direção Lana Wilson, 2020, Documentário, 86 min

Gostando ou não de Taylor Swift é possível reconhecer que ela é um dos grandes nomes do pop mundial. O documentário lançado pela Netflix conta a história dela. Aquela estrutura bem tradicional, que apresenta a artista e a pessoa. Segundo a crítica publicada no site AdoroCinema, o filme traça “um bom panorama da transformação pessoal de Taylor Swift”. Se você estiver animadx a maratonar curte documentários musicais, aproveite para ver também Homecoming, sobre Beyoncé e Gaga: five foot two.

Yesterday

Direção de Danny Boyle, 2019, Comédia, 117 min

Essa dica é para os fãs dos Beatles. E também para quem procura uma opção leve e divertida. Yesterday, de Danny Boyle, conta a história de um compositor que tentava ser reconhecido. Isso até ele sofrer um misterioso desmaio. Depois da queda, se dá conta de que é a única pessoa do planeta terra a saber quem são os Beatles. É claro que ele se aproveitou disso. Avançar aqui pode ser problemático para quem detesta spoilers. O protagonista é interpretado por Himesh Patel e também estão no elenco Kate McKinnon e Ed Sheeran.

 

A química do amor

Direção Whitney Cummings, 2018, Comédia, 99 min

Essa dica é para os fãs das comédias românticas. Bem, já não se fazem mais representantes desse gênero como antigamente, né? Pois esse longa é protagonizado e dirigido por Whitney Cummings. Ela interpreta uma neurocientista especializada nas diferenças entre os cérebros feminino e masculino. Sendo assim, conhece bem como os hormônios atuam de maneira distinta. Para fazer a própria pesquisa, seleciona casais em diferentes estágios de relacionamento. Ela só não contava que o estudo também poderia interferir na própria vida.

O Barato de Iacanga

Tem filme brasileiro na lista sim. No caso, este surpreendente – e irreverente – documentário que conta a história do Festival de Águas Claras. O evento da música realizado no pasto de uma fazenda reuniu grandes nomes brasileiros e internacionais entre as décadas de 1970 e 1980. Ficou conhecido como o Woodstock do Brasil. Até João Gilberto tocou lá e todas as imagens de arquivo estão no filme. Uma super pesquisa do diretor Thiago Mattar.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]