Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Quatro filmes para mergulhar no universo da música brasileira

Gostou? Compartilhe!

Além de “Meu nome é Gal”, que está em cartaz nos cinemas, selecionamos outros filmes sobre música brasileira para assistir

Por Helena Tomaz | Assistente de Conteúdo

No dia 12 de outubro, “Meu nome é Gal”, que retrata os anos iniciais da carreira de Gal Costa, chegou aos cinemas de todo o Brasil. Enquanto isso, foi divulgado que uma obra que vai abarcar diversos períodos da vida de Rita Lee está em produção – ainda que sem data de lançamento – pela Biônica Filmes. Na verdade, a produtora também está preparando um documentário sobre a vida e a obra da “Padroeira da Liberdade”. Assim, para os fãs de cinebiografias que tratam do universo da música, listamos, aqui, alguns títulos que repassam a trajetória (ou parte dela) de expoentes que deixaram o nome registrado na memória afetiva do brasileiro.

Sophie Charlotte em cena do filme "Meu Nome é Gal" (Stella Carvalho/Paris Filmes/Divulgação)
Sophie Charlotte em cena do filme "Meu Nome é Gal" (Stella Carvalho/Paris Filmes/Divulgação)

“Meu Nome é Gal”

De todos dessa lista, “Meu Nome é Gal” é o mais recente, uma vez que está em cartaz nos cinemas do Brasil. Como o nome já diz, o longa homenageia Maria da Graça Penna Burgos, a Gal Costa. 

É engano, no entanto, pensar que o filme retrata toda a carreira da cantora, que faleceu em novembro de 2022. “Meu Nome é Gal”, na verdade, narra os anos iniciais da carreira de Gal, fazendo, também, um retrato da Tropicália, movimento que ganhou grande força na música brasileira durante os anos 1960.

Aqui, é possível encontrar a resenha completa do filme. 

“Elis”

Ainda que o filme não emocione tanto quanto “Meu Nome é Gal”, vale a pena assistir, uma vez que o longa traz valiosos detalhes da vida de uma das maiores vozes da música brasileira. A interpretação de Elis Regina no longa lançado em 2016 fica a cargo de Andreia Horta – com uma caracterização que impressiona. 

Disponível no YouTube, na Netflix e adaptado como minissérie de quatro episódios no Globoplay.

“Minha Fama de Mau”

É fato que a maioria dos filmes sobre a MPB mostra a censura e a repressão impostas pela Ditadura Militar, afinal, o gênero nascia enquanto o regime ascendia e diversos artistas foram presos, exilados ou até mesmo torturados. Sendo assim, “Minha Fama de Mau” trata de um outro lado do mesmo período: o de quem não sofria, tão diretamente, as consequências da Ditadura Militar. 

Isso porque o filme de 2017 narra o início da carreira de Erasmo Carlos e a formação da Jovem Guarda. Assim, acompanhando o período em que o grupo apresentou um programa televisivo de mesmo nome, na segunda metade dos anos 1960. Nas telas, quem interpretou Erasmo Carlos (que faleceu em novembro de 2022) foi o ator Chay Suede. Já Roberto Carlos foi vivido por Gabriel Leone, enquanto Wanderléa ficou a cargo de Malu Rodrigues. 

Disponível no YouTube e no Globoplay.

“Tim Maia”

A Jovem Guarda, aliás, figura em outro filme: “Tim Maia”. A produção de 2014, dirigida por Mauro Lima, narra, é claro, a trajetória musical de Sebastião Rodrigues Maia, interpretado por Babu Santana. O interessante, aqui, é mergulhar na história de um artista que seguiu caminhos diferentes dos grandes nomes da Tropicália ou da Jovem Guarda, o que acabou repercutindo na musicalidade. 

Nesse sentido, o longa retrata, por exemplo, o período em que Tim viveu nos Estados Unidos e teve contato com a cena musical negra que crescia por lá. No mesmo período, ele se apaixonou pela Soul Music, que marcou grande parte da produção musical do artista.

Já no quesito Jovem Guarda, o filme retrata, ainda, os altos e baixos da conturbada relação do cantor com Roberto Carlos, amigo de infância com quem Tim teve a banda The Sputniks, logo antes de se mudar para os Estados Unidos. 

Disponível para aluguel no YouTube, na Netflix e, ainda, adaptado para minissérie de dois episódios no Globoplay.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]