Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes e séries de terror para ver no streaming

Confira cinco dicas de produções recentes que trazem novas narrativas para o gênero e até revisitam clássicos do cinema.
filmes e séries de terror
Cena do filme "O homem invisível". Crédito: Universal Pictures

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Chicago constatou que os fãs de terror podem estar lidando melhor com a pandemia. Parece brincadeira, né? Mas não é não. O estudo foi feito por uma equipe de psicólogos. 

Fato é: produções de terror dividem muito o público. Os aficionados pelo gênero, por exemplo, se interessam pelas sensações que as narrativas podem causar. Por outro lado, tem gente que não assiste de jeito nenhum. 

Explicações

De acordo com a socióloga Margee Kerr, por exemplo, o segredo está no controle. Ou seja, quando as pessoas estão uma situação livre de perigo real, a reação fisiológica pode ser de prazer. Então, como um filme de terror se atém basicamente à tela, a sensação é positiva. No site A mente é maravilhosa você pode ler um artigo específico sobre o tema. 

Sendo assim, selecionamos algumas produções recentes para você conferir. Confira!

O homem invisível, de Leigh Whannell (2020)

Cecilia (Elisabeth Moss) consegue fugir de um relacionamento abusivo com o cientista Adrian (Oliver Jackson-Cohen). Na nova realidade, ela precisa lidar com traumas, dores e lembranças do período difícil que viveu na relação. No entanto, tempos depois, recebe a notícia que o ex-companheiro parece ter cometido suicídio. A partir daí, começa um pesadelo na vida da mulher. Cecilia passa a sentir a presença do homem no seu dia a dia. Desconfia que ele tenha encontrado uma forma de se tornar invisível para continuar a perseguindo e atormentando.

Disponível no Telecine Play.

#Alive, de Il Cho (2020)

Quando se fala em filmes de zumbi a impressão é que o gênero já está esgotado. Mas vale a pena dar uma chance para #Alive, produção sul-coreana original Netflix. Ao acordar pela manhã, o jovem Oh Joon-woo (Ah-In Yoo) encontra um bilhete dos pais. Além de dinheiro, há uma recomendação para comprar comida. Entretanto, Joon-woo ignora e continua jogando videogame. Pouco depois, descobre que as pessoas estão sendo transformadas em zumbis. Em resumo, #Alive trata da solidão humana e dos desafios de sobreviver em uma situação fora de controle.

Veja na Netflix

Vivarium, de Lorcan Finnegan (2019)

Vivarium estreou no Festival de Cinema de Cannes de 2019. Conta a história de Gemma (Imogen Poots) e Tom (Jesse Eisenberg). Eles formam um casal que está em busca de um imóvel para morar. Em uma das visitas, acabam presos em um conjunto habitacional onde absolutamente todas as casas são iguais. Dessa forma, a missão é encontrar uma saída. 

Disponível no YouTube e no Now.

Desalma (2020)

Cássia Kis e Cláudia Abreu estão no elenco dessa produção da Globoplay. A série foi aclamada no Festival Internacional de Berlim. O enredo se passa em Brígida, cidade fictícia no Sul do Brasil fundada por imigrantes ucranianos. Trinta anos depois de um assassinato na cidade os moradores voltam a celebrar a tradicional festa de Ivanà-Kupala. Sendo assim, traumas do passado voltam a tona. 

Disponível no Globoplay.

O exorcista (2016)

A série é baseada na sequência de filmes de mesmo nome e no livro de William Peter Blatty. Os padres Tomás Ortega (Alfonso Herrera) e Marcus Keane (Ben Daniels) são completamente diferentes. Entretanto, precisam se unir para lidar com um caso de possessão na família Rance.

As duas temporadas estão disponíveis na Amazon Prime Video

filmes e séries de terror
Cena do filme "Vivarium". Crédito: XYZ Filmes

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!