Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes de ficção científica para ver no streaming

Disponíveis em diferentes plataformas de streaming, selecionamos cinco opções de longas de ficção científica para você assistir
filmes de ficção científica
Filme "Ad Astra". Foto: Fox Film do Brasil

Os filmes de ficção científica são um marco na história do cinema por contarem histórias inovadoras, atemporais e que criam narrativas que tiram o espectador do lugar comum. Ou seja, utilizam recursos da fantasia, do fantástico, tecnológicos etc para construir a trama. Como as opções são muitas, de diversos tipos, selecionamos cinco filmes de ficção científica disponíveis no streaming para te ajudar na escolha da sua próxima sessão de filme e pipoca. Confira!

Ex_Machina: Instinto artificial, de Alex Garland

A inteligência artificial é um recurso tecnológico que vem se aprimorando cada vez mais. Neste filme, Caleb (Domhnall Gleeson) é um jovem programador que ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac). Por outro lado, Nathan é o presidente da companhia e acaba de desenvolver Ava (Alicia Vikander), uma robô extremamente sofisticada. No entanto, aos poucos Caleb acaba se envolvendo demais com ela, o que pode complicar a relação de ambos com Nathan. 

Veja no YouTube e no Looke.

Passageiro acidental, de Joe Penna

Um trio de astronautas embarca rumo a Marte para começar o processo de colonização do planeta. Mas, poucas horas depois do lançamento da nave, eles descobrem que existe mais um viajante a bordo. Trata-se de um engenheiro que, ao fazer a vistoria, se acidentou e acabou preso nas ferragens. O drama começa quando os suprimentos e oxigênios são suficientes apenas para três pessoas e, além disso, o veículo passa por problemas técnicos e não tem a possibilidade de voltar para a Terra.

O elenco é formado por Toni Collette, Anna Kendrick, Daniel Dae Kim e Shamier Anderson e a direção é de um brasileiro. Joe Penna mora nos Estados Unidos desde a adolescência e ficou conhecido no YouTube como MysteryGuitarMan, publicando vídeos majoritariamente sobre música. A visibilidade no cinema começou quando publicou curtas no canal e dirigiu Artic, o primeiro longa da carreira, protagonizado por Mads Mikkelsen. Em seguida, o filme foi exibido no Festival de Cannes e aumentou as possibilidades de investimento e recursos em outros trabalhos, como é o caso de Passageiro acidental. 

Veja Passageiro acidental na Netflix.

Amor e monstros, de Michael Matthews

Após um Apocalipse Monstro, o que sobrou da humanidade vive em refúgio no subsolo, já que a superfície é dominada por criaturas gigantes. Há sete anos nessa situação, Joel Dawson (Dylan O’Brien) consegue contato por rádio com Aimee (Jessica Henwick), que foi sua namorada na época da escola. Aos poucos ele começa a se apaixonar novamente por ela, mas a amada está a 130 quilômetros de distância. Enfim, quando percebe que nada mais o prende o subterrâneo, Joel sobe e resolve se aventurar na superfície para encontrar Aimee. 

Veja Amor e monstros na Netflix.

Ad Astra: rumo às estrelas, de James Gray 

O filme acompanha a história de Roy McBride (Brad Pitt), um engenheiro espacial e astronauta que sempre se questiona sobre o paradeiro do pai (Tommy Lee Jones), desaparecido há décadas. O pai também era astronauta e se perdeu em uma missão para Netuno. Dessa forma, quando a Nasa recebe um sinal estranho, Roy parte em missão para investigar. Em suma, ele busca saber do que se trata o sinal e se ele está envolvido comdesaparecimento do pai. 

Veja Ad Astra no Telecine Play.

O nevoeiro, de Frank Darabont

Após uma grande tempestade, uma névoa começa a cobrir toda a cidade de Maine prende um grupo de pessoas dentro de um supermercado. Os sobreviventes no local logo descobrem que estão presos e que, se saírem, serão atacados por criaturas misteriosas do lado de fora. O longa de Frank Darabont é uma adaptação do famoso conto de Stephen King, presente no livro Tripulação de esqueletos. Além disso, o diretor também já adaptou obras do escritor nos filmes Um sonho de liberdade e À espera de um milagre. 

Veja O nevoeiro na Amazon Prime Video. 

filmes de ficção científica
Cena de “Ex-Machina”. Foto: Universal Pictures

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!