fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes de animação para ver no streaming

Todos os filmes estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. Prepare a pipoca e divirta-se

Por Jaiane Souza *

06/07/2020 às 11:35 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Disney / Buena Vista

Nos meses de férias escolares, como julho e dezembro, as animações bombam no cinema. Entretanto, o mar não está para peixe nos últimos meses. E com o cenário completamente diferente, sair de casa para ir ao cinema está fora de cogitação. Sendo assim, e para não fica tão diferente, selecionamos alguns filmes de animação para você ver em casa. Confira!

Meu amigo Totoro

O filme é dirigido por por Hayao Miyazaki e mostra a trajetória de das irmãs Mei e Satsuki, que precisam mudar de cidade para ficar perto da mãe que está internada. Aos poucos, elas começam a ter contato com alguns seres fantásticos, que habitam na nova vila até que Mei fica amiga de Totoro. Assim como outros filmes do Studio Ghibli, como já citamos aqui no Culturadoria, o longa recupera as lendas de espíritos das florestas baseadas no Japão pós-guerra rural. Além disso, foi inspirado na vida do próprio diretor, que teve a mãe hospitalizada com tuberculose.

26 filmes do estúdio estão na Netflix.

Meu malvado favorito

E se alguém decidisse roubar a lua? Neste filme, o vilão Gru quer realizar o maior roubo para superar o que ocorreu contra as pirâmides do Egito. Para isso, precisa de um raio encolhedor e conta com a ajuda de três meninas que foram adotadas por ele. O destaque deste longa vai para o aprendizado de Gru na relação com as meninas e também para os Minions, personagens que são um show à parte e já ganharam, inclusive, filme próprio. Os três filmes estão disponíveis na Netflix

Enrolados

O longa é uma espécie de releitura do conto de fadas Rapunzel. A garota, prestes a completar 18 anos, vive em uma torre e tem um cabelão dourado. O sonho dela é sair de lá para ver as luzes que sempre aparecem no dia do seu aniversário. Assim, com a ajuda do bandido Flynn Ryder, o mais procurado pelo reino, foge para enfim ver o espetáculo luminoso. Entretanto, essa jornada é cheia de desafios e aprendizado. O que ela não sabe é que a mão guarda um segredo desde a infância, por isso a mantinha confinada na torre.

Shrek

A série de filmes conta a saga de Shrek, um ogro aterrorizante e solitário que vivia sozinho em um pântano até outros personagens começarem a fazer parte do local. Todos eles foram expulsos por Lord Farquaad e precisaram se mudar de casa. Para conseguir viver em paz novamente, ele precisa resgatar Fiona, uma princesa prisioneira. Mas esse é só o começo dos problemas do grandalhão verde (que no fundo tem um bom coração).

Ratatouille

Imagine um ratinho que sonha em se tornar chefe de cozinha? Ratatouille conta a história de Remy, um rato diferente, fã do chefe de cozinha Auguste Gusteau e que tem paladar e olfato aprovadíssimos. Após ser expulso do porão da casa onde vivia, ele chega a Paris pelos esgotos e passa a observar a cozinha do chefe que é fã. Assim, ele presencia um acidente. O faxineiro Linguini derrama uma sopa, tenta consertar e não dá certo, Remy entra em cena, causa confusão, mas consegue salvar o prato. A aventura de ambos os personagens começa aí. Todos acham que Linguini é um talento, mas, na verdade, quem comanda os seus passos é o ratinho que vive no chapéu dele.

Toy Story

A franquia de filmes mostra a saga de um grupo de brinquedos que precisa passar por fases diferentes assim como os seus donos. Isso inclui mudança de casa, novas amizades, a chegada de novos brinquedos, doações e novos donos para os brinquedos. O mais emocionante é que os brinquedos têm vida própria e sentimentos, o que causa as maiores aventuras para o grupo. A versão mais recente do filme, Toy Story 4, foi a vencedora na categoria Animação do Oscar 2020. Os quatro filmes estão disponíveis da Amazon Prime Video.

Divertidamente

Aos 11 anos, Riley se muda de cidade com os pais e as suas emoções ficam em polvorosa. A menina precisa lidar com uma nova realidade, se adaptar à escola e fazer amigos, o que não é uma tarefa fácil para uma criança. Dentro do cérebro, Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza são as emoções que precisam tentar conviver em harmonia na sala de controle para que tudo dê certo. O filme tem várias camadas de interpretação e é importante para crianças e adultos, já que entender o cérebro e prezar pela saúde mental é fundamental.

Procurando Nemo

Marlin é um pai superprotetor que perdeu a esposa nos recifes de coral e precisa criar o filho sozinho. Ele quer manter Nemo sempre por perto e isso acaba gerando muitas discussões. Em uma delas, o peixe palhaço é capturado por um mergulhador. Assim, ele inicia uma saga para reencontrar o filho. No caminho conhece Dory e, juntos, passam por poucas e boas para encontrar Nemo. Ao mesmo tempo, o peixe palhaço vive em um aquário e desenvolve vários planos para voltar para o mar.

O segundo filme do reino gelado volta à infância das irmãs Anna e Elsa. O pai conta para elas a história de quando o povo de Arendelle se separou dos quatro elementos fundamentais, fogo, água, ar e terra. A partir disso, Elsa começa a entender a origem dos seus poderes. No entanto, o filme traz à tona a importante discussão sobre a história de princesas de animação e revela Olaf como melhor personagem do segundo longa da franquia. 

filmes de animação
Olaf em Frozen 2. Foto: Disney/Divulgação
photo

Coisa mais linda: temática relevante em embalagem turística

A temática abordada pela série Coisa mais linda é tão, tão, tão importante que me parece delicado fazer qualquer observação contrária à produção. Falar sobre feminismo, mostrar os avanços e as conquistas da luta das mulheres por igualdade merece sempre muito destaque. E é isso que Coisa mais linda volta a fazer muito bem na […]

LEIA MAIS
photo

Documentário: dez dicas para ver no streaming

Documentário: um gênero do cinema que explora a realidade e conta histórias diversas. Pode até ser considerado por muitos como cult, mas não. É uma forma de retratar a vida real em audiovisual e de maneiras distintas. Começou a ser explorado a partir de 1913, por Robert Flaherty. Logo se tornou popular. E tem, ainda, […]

LEIA MAIS
photo

Cinema na quarentena: Dois irmãos: uma jornada fantástica

Não tem ninguém igual no mundo onde os irmãos Ian e Barley vivem. A mãe dos elfos, a Laurel, faz ginástica pela televisão e se preocupa com a alimentação. Mas digamos que, mesmo com essas coincidências com a vida dos humanos, não existe qualquer padrão, mesmo corporal, naquele universo. Sendo assim, naturalizar a diferença é […]

LEIA MAIS