Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes nacionais: confira cinco novidades no horizonte

Gostou? Compartilhe!

Os filmes “Fernanda Young – Foge-me ao Controle” e “Estômago 2”, por exemplo, estreiam no cinema no próximo dia 29

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Ainda este mês, estreia nos cinemas um documentário que promete desvelar ao público detalhes das várias facetas da personalidade da escritora, roteirista, atriz e apresentadora Fernanda Young. Falecida precocemente, aos 49 anos, Fernanda tornou-se conhecida em todo o Brasil primeiramente por seus livros. Depois, por conta da participação no elenco do “Saia Justa”, bem como por dar vida (junto ao marido, Alexandre Machado) a personagens inesquecíveis. Caso da Vani (Fernanda Torres) e do Rui (Luiz Fernando Guimarães) de “Os Normais”,  exibida de 1 de junho de 2001 a 3 de outubro de 2003, na Globo. “Fernanda Young – Foge-me ao Controle” é assinado por Susanna Lira – diretora de mais de dezenas de filmes e séries.

Detalhe do cartaz oficial de "Fernanda Young - Foge-me ao Controle", um dos filmes que compõem um rol de novidades do cinema nacional (Modo Operante Produções/GNT/Synapse/Divulgação)
Detalhe do cartaz oficial de "Fernanda Young - Foge-me ao Controle", um dos filmes que compõem um rol de novidades do cinema nacional (Modo Operante Produções/GNT/Synapse/Divulgação)

Se não houver mudanças, no mesmo dia os cinemas de todo o Brasil vão receber “Estômago 2”. Sim, Raimundo Nonato, o Alecrim, vivido pelo ator João Miguel, está de volta à telona. Desta vez, ele enfrenta um mafioso italiano, Dom Caraglio (Nicola Siri), que chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo carismático cozinheiro. Ainda em fase de pré-produção estão “Bruna Surfistinha 2” e “Assalto à Brasileira”. Já um time forte de atores – como Jonas Bloch, Dhu Moraes, Ary Fontoura, Stella Miranda e Patrycia Travassos – promete fazer um bom barulho assim que estrear “Lolouca”, baseado em dramaturgia de Heloísa Périssé.

“Fernanda Young – Foge-me ao Controle”

“Fernanda Young – Foge-me ao Controle”, de Susanna Lira, propõe ao espectador uma viagem poética pelo pensamento da múltipla Fernanda Young (1970-2019), por meio de trechos de programas de TV que apresentou, depoimentos que deu e imagens de sua vida pessoal. O filme traz, ainda, cenas de filmes e séries roteirizados por ela – como “Os Normais” e “Shippados” –, muitas vezes em parceria com o marido, Alexandre Machado. 

Premiado no festival É Tudo Verdade deste ano, o filme dirigido por Susanna Lira chega aos cinemas em 29 de agosto (Synapse Distribution/Divulgação)
Premiado no festival É Tudo Verdade deste ano, o filme dirigido por Susanna Lira chega aos cinemas em 29 de agosto (Synapse Distribution/Divulgação)

Apesar de ter feito sucesso popular principalmente pelos roteiros e aparições na televisão, Fernanda Young sempre se identificou como escritora. Trechos de alguns de seus 15 livros publicados, tanto de poesia quanto de prosa, ganham vida no filme, lidos pela atriz Maria Ribeiro. Animações criadas a partir de desenhos feitos pela própria Fernanda completam o mosaico do documentário. O argumento é de Marcella Tovar e Susanna Lira, enquanto o roteiro, de Beto e Bruno Passeri. 

Confira, abaixo, o trailer

“Estômago 2”

A sequência da história de Raimundo Nonato, o Alecrim, vivido por João Miguel em “Estômago” (2007), está de volta a partir de 29 de agosto. Aliás, a primeira cena de “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge, já foi até divulgada (assista aqui). Ela mostra que Nonato se consolidou como o chef de cozinha do presídio em que cumpre pena. No trecho, ele serve um prato tradicional italiano, o tortellini com ragú, ao diretor do presídio. Tal qual, troca informações sobre o comportamento dos detentos, principalmente do líder dos presidiários Etecétera (Paulo Miklos). No entanto, um mafioso italiano (Nicola Siri) vai abalar as estruturas. E, assim, colocará o chef no epicentro de uma feroz disputa de poder. 

João Miguel em cena de "Estômago 2"
O ator João Miguel volta a viver Alecrim em “Estômago 2”, previsto para estrear no final do mês (Zencrane Filmes/Divulgação)

Como parte da estratégia de lançamento da sequência, a partir de 1º de agosto, “Estômago” (2008) estará de volta aos cinemas de todo o Brasil com exibições remasterizadas em 4k. O filme se consolidou como um clássico do cinema nacional, sendo o longa-metragem brasileiro mais premiado no seu ano de estreia, arrebatando mais de 39 títulos, incluindo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Confira, abaixo, a primeira cena revelada de “Estômago 2”

“Loloucas”

Um grupo de amigos que se conhece há mais de 50 anos, decide se reunir para uma viagem a Paraty. Mas os planos viram de cabeça para baixo quando o motorista do veículo morre e todos entram em pânico, sem saber o que fazer. Dirigida por Mauro Farias (dos filmes “O Diário de Tati”, “Duas Vezes com Helena”, “O Enfermeiro” e “Não Quero Falar sobre isso Agora”), a comédia “Loloucas” (nome provisório) tem como base a peça homônima de Heloísa Périssé. Está sendo rodada em locações em São Paulo, Taubaté, Ubatuba, Paraty.

Ary Fontoura, Dhu Moraes, Jonas Bloch, Patricya Travassos e Stella Miranda formam o grupo de amigos que promete arrancar boas risadas do público. Com personalidades marcantes, os personagens vão embarcar em uma viagem cheia de surpresas, brigas e confusões. Luis Miranda, Welder Rodrigues, Flávia Reis, Mary Sheyla e Raphael Ghanem completam o elenco.

Foto de "Lolouca" (título provisório), filme de Heloísa Périssé (Paris Filmes/Divulgação)
Foto de “Lolouca” (título provisório), filme baseado na obra de Heloísa Périssé (Marcio Amaro/Paris Filmes/Divulgação)

“Loloucas” tem roteiro assinado por Alex Lerner, Heloísa Périssé e Monique Gardenberg. A produção é da Dueto Produções em coprodução com Casé Filmes. A estreia nas salas de exibição será em breve, com distribuição da Paris Filmes.

“Bruna Surfistinha 2”

A TvZero, em parceria com a Imagem Filmes, anunciou, esta semana, a produção do longa-metragem “Bruna Surfistinha 2”, que, em sua  primeira versão, levou mais de dois milhões de brasileiros aos cinemas. Assim, a atriz Deborah Secco voltará às telas como a protagonista. Na coprodução e direção, estará Marcus Baldini, que também assinou o primeiro longa, lançado em fevereiro de 2011. Deborah, também coprodutora do filme, define Bruna Surfistinha como um dos personagens mais importantes da sua vida. “Me fez ser uma pessoa completamente diferente, um dos mergulhos artísticos mais profundos que eu já tive”. 

“Assalto à Brasileira”

A Galeria Distribuidora anuncia o projeto “Assalto à Brasileira”, livremente inspirado na história do roubo à agência Banestado, em Londrina, nos anos 1980. Com direção de José Eduardo Belmonte (“Uma Família Feliz”), o longa é baseado no livro homônimo de Domingos Pellegrini e roteirizado por L.G. Bayão. “Assalto à Brasileira” é uma coprodução entre a Galeria Distribuidora com a Santa Rita Filmes e o Grupo Telefilms. As filmagens do longa terão início no quarto trimestre de 2024.

A trama do filme acompanha o desenrolar do assalto e suas consequências. A história tem início no fatídico 10 de dezembro de 1987, quando sete homens invadiram o prédio do Banestado, a maior agência bancária de Londrina, no Paraná. No dia, centenas de pessoas foram feitas de reféns. Do lado de fora do banco, uma plateia torcia para os assaltantes. O assalto é um dos crimes mais famosos da cidade e ganhou repercussão nacional.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]