Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Orquestra Filarmônica é ovacionada em concerto comemorativo de 10 anos

Por Carol Braga

18/02/2018 às 16:31

Publicidade - Portal UAI
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é ovacionada após concerto comemorativo de 10 anos. Crédito: Rafael Motta/Divulgação

Já se passaram quase 24 horas. O domingo foi intenso e nem por isso os acordes da Sinfonia nº 9 de Beethoven (1770-1827), apresentada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais na noite de sábado, se apagam na minha memória.

Salve, salve! A Orquestra terminou a apresentação merecidamente ovacionada.
Quem me dera ter todas as habilidades para analisar o concerto de forma técnica. Como não tenho, vou me concentrar em considerações emocionais mesmo.
É nesse lugar que a Nona Sinfonia fala comigo. Quem me apresentou Beethoven foi meu querido avô Vítor, um homem sensível e de gosto refinado. Frequentemente ele se emocionava ao ouvir o Ode à alegria. Foi impossível não se lembrar dele a cada minuto.
Pois bem, vamos a algumas observações sobre a noite.

Os músicos

Não sou muito familiarizada com a música sinfônica. Isso significa que quando vou a um concerto como este, são muitos pontos a observar. Que maravilha é se encantar com a movimentação de cada músico e seu instrumento. Se nunca fez isso, te convido a simplesmente observar. Vai se surpreender.

O programa

Embora a Sinfonia nº 9 em ré menor op.125, Coral (1822/1824) fosse a obra mais esperada da noite, especialmente os 15 minutos apoteóticos finais, a combinação com Suíte Vila Rica (1958), de Camargo Guarnieri (1907-1993) foi interessante. Curiosa também. De certa forma, reflete o que a Filarmônica se tornou: grandiosa, internacional mas sem perder a identidade brasileira.

Maestro Fabio Mechetti na regência do concerto que comemorou os 10 anos da Orquestra Filarmônica. Foto Rafael Motta/Divulgação

O maestro

É bonito perceber quando o profissional tem prazer com o que faz. O semblante de realização estava claro no rosto do discreto maestro Fabio Mechetti. Apesar de toda seriedade, era perceptível a alegria. Principalmente nos minutos finais da Nona Sinfonia. Gente, o maestro cantava junto com o coro. Aliás, que bela participação do Coro da Osesp e do Concentus Musicum de Belo Horizonte. Eram mais 80 cantores. Foi emocionante. Logo no início, ainda na execução do Hino Nacional Brasileiro, rolou um clima descontraído quando o maestro se virou para reger a plateia. Bravo, Mechetti, bravo!

A Orquestra

Já são dez anos de Orquestra Filarmônica. Entrar na sala Minas Gerais, se deparar com uma plateia tão diversa, inclusive em uma noite comemorativa, ajuda a dar a dimensão sobre o que este projeto significa para as pessoas, para a cidade, para o Estado e para o país.
A repetição do programa de estreia deixa claro o crescimento e a excelência da Filarmônica. Críticas sempre existirão. O que não se pode negar é que um projeto cultural bem sucedido. Que continue em ascendência.

Continua após a publicidade...

photo

Kell Smith, dona do hit ‘Era uma vez’, lança primeiro disco e chega a BH

Talvez a vida de Kell Smith não seria a mesma se seu pai não lhe desse de presente uma vitrola que encontrou no lixo. Foi aos 12 anos que nela escutou ‘Falso Brilhante’, de Elis Regina. Mesmo já tendo contato com a música as canções fizeram com que artista iniciasse a carreira. Hoje, 13 anos […]

LEIA MAIS
photo

Começam as vendas para o encontro de Marisa Monte e Paulinho da Viola

Já começaram as vendas de ingressos para o show Paulinho da Viola encontra Marisa Monte. Eles se apresentam no BH Hall, em Belo Horizonte, no dia 20 de maio. A turnê começa nos dias 5, 6 e 7 de maio, no Citibank Hall, em São Paulo e depois de Minas segue para o Metropolitan, no […]

LEIA MAIS
photo

Novo clipe do ‘Djalma não entende de política’ abrirá show de Ben Jor em BH

Que Jorge Ben Jor estará palco com Skank e Céu todo mundo sabe. Que eles vão tocar só sucesso do repertório de Ben Jor, também não é novidade. O que é inédito no show marcado para as 16h30 deste domingo é a participação da banda mineira Djalma não entende de política. O grupo foi convidado […]

LEIA MAIS