fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Orquestra Filarmônica é ovacionada em concerto comemorativo de 10 anos

Por Carol Braga

18/02/2018 às 16:31

Publicidade - Portal UAI
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é ovacionada após concerto comemorativo de 10 anos. Crédito: Rafael Motta/Divulgação

Já se passaram quase 24 horas. O domingo foi intenso e nem por isso os acordes da Sinfonia nº 9 de Beethoven (1770-1827), apresentada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais na noite de sábado, se apagam na minha memória.

Salve, salve! A Orquestra terminou a apresentação merecidamente ovacionada.
Quem me dera ter todas as habilidades para analisar o concerto de forma técnica. Como não tenho, vou me concentrar em considerações emocionais mesmo.
É nesse lugar que a Nona Sinfonia fala comigo. Quem me apresentou Beethoven foi meu querido avô Vítor, um homem sensível e de gosto refinado. Frequentemente ele se emocionava ao ouvir o Ode à alegria. Foi impossível não se lembrar dele a cada minuto.
Pois bem, vamos a algumas observações sobre a noite.

Os músicos

Não sou muito familiarizada com a música sinfônica. Isso significa que quando vou a um concerto como este, são muitos pontos a observar. Que maravilha é se encantar com a movimentação de cada músico e seu instrumento. Se nunca fez isso, te convido a simplesmente observar. Vai se surpreender.

O programa

Embora a Sinfonia nº 9 em ré menor op.125, Coral (1822/1824) fosse a obra mais esperada da noite, especialmente os 15 minutos apoteóticos finais, a combinação com Suíte Vila Rica (1958), de Camargo Guarnieri (1907-1993) foi interessante. Curiosa também. De certa forma, reflete o que a Filarmônica se tornou: grandiosa, internacional mas sem perder a identidade brasileira.

Maestro Fabio Mechetti na regência do concerto que comemorou os 10 anos da Orquestra Filarmônica. Foto Rafael Motta/Divulgação

O maestro

É bonito perceber quando o profissional tem prazer com o que faz. O semblante de realização estava claro no rosto do discreto maestro Fabio Mechetti. Apesar de toda seriedade, era perceptível a alegria. Principalmente nos minutos finais da Nona Sinfonia. Gente, o maestro cantava junto com o coro. Aliás, que bela participação do Coro da Osesp e do Concentus Musicum de Belo Horizonte. Eram mais 80 cantores. Foi emocionante. Logo no início, ainda na execução do Hino Nacional Brasileiro, rolou um clima descontraído quando o maestro se virou para reger a plateia. Bravo, Mechetti, bravo!

A Orquestra

Já são dez anos de Orquestra Filarmônica. Entrar na sala Minas Gerais, se deparar com uma plateia tão diversa, inclusive em uma noite comemorativa, ajuda a dar a dimensão sobre o que este projeto significa para as pessoas, para a cidade, para o Estado e para o país.
A repetição do programa de estreia deixa claro o crescimento e a excelência da Filarmônica. Críticas sempre existirão. O que não se pode negar é que um projeto cultural bem sucedido. Que continue em ascendência.

Continua após a publicidade...

photo

De Gil a Djonga: Festival Sarará divulga primeiros nomes da edição 2019

2019 será o ano de Gilberto Gil em terras mineiras. Isso porque além de ser o responsável pela trilha sonora do novo espetáculo do Grupo Corpo, ter passado recentemente pelo Meca Inhotim, o baiano é um dos grandes nomes na programação do Festival Sarará, marcado para o dia 31 de agosto. Primeira lista de atrações […]

LEIA MAIS
photo

‘Coração Disparado’: Felipe de Oliveira lança o primeiro disco

Belo Horizonte soube primeiro. O Brasil logo descobriu. Foi em 2016 que o cantor e intérprete Felipe de Oliveira ficou conhecido em todo o país após participar do programa The Voice. O primeiro show da carreira, em 2015, foi produzido por ele mesmo, na raça, em apresentação no Teatro de Bolso do Cine Theatro Brasil. […]

LEIA MAIS
photo

Gretchen lança novo disco em BH e reafirma título de ‘Rainha do Rebolado’

Por Thiago Fonseca* Gretchen está com tudo! Depois da participação no clipe da música Swish Swish, da cantora Katy Perry, e de ter reinado na internet, a rainha do rebolado desembarcou em Belo Horizonte para lançar o novo disco: The Queen. Além disso, anunciou a participação em um reality show no Multishow nos moldes do […]

LEIA MAIS